Vire tendência: como viralizar no TikTok

No universo TikTok, o que importa é ser autêntico. Essa máxima é o que norteia quem quer aprender como viralizar no TikTok

viralizar no TikTok

sem precisar investir rios de dinheiro em marketing e vídeos super produzidos.

A verdade é que, diferentemente do Instagram e do Facebook, os usuários do TikTok não estão interessados naquele conteúdo roteirizado e filmado em altíssima definição. O que o público do TikTok quer ver é autenticidade e conexões genuínas (além de vídeos de animais e nenéns fofinhos, é claro).

E é isto que você vai entender melhor neste guia: como crescer no TikTok sem ter uma mega equipe de marketing por trás do seu conteúdo? E como não flopar no TikTok e ser um empreendedor de sucesso na rede social?

Confira a seguir as estratégias de marketing e conteúdos para TikTok que reunimos para nossos lojistas.

Como crescer no TikTok é importante
O TikTok não é uma rede social como outra qualquer, graças ao algoritmo da plataforma.

Na verdade, o algoritmo de descoberta do TikTok torna a promoção de conteúdo mais justa para quem está começando — todo mundo tem como viralizar no TikTok, mesmo se a conta tiver poucos seguidores.

Com o TikTok, a sua presença nas redes sociais pode decolar, e você tem à disposição um leque praticamente infinito de estratégias de marketing para experimentar.

O TikTok é uma rede social que põe o conteúdo em primeiro lugar.
E tem mesmo como crescer no TikTok porque a interface do usuário foi feita para manter as pessoas no app por mais tempo, aumentando suas chances de seu conteúdo ser visto em meio à multidão.

Dá para entender como viralizar no TikTok é importante quando a gente olha para as estatísticas do TikTok no Brasil: são mais de 4,75 milhões de brasileiros na plataforma, o que faz do Brasil o segundo país que mais usa a rede social no mundo, atrás apenas da China.

Para quem quer falar com um público mais jovem, o TikTok é uma mina de ouro: de acordo com estatísticas da própria plataforma, 66% dos usuários têm menos de 30 anos, sendo que a grande maioria tem entre 16 e 24 anos. Essa informação pode ajudar você a criar vídeos que a geração Z realmente vá curtir e que vão criar uma conexão genuína com seu público.

Já deu para ter uma ideia da força que o TikTok tem, né? Pois então agora vamos entender melhor como funciona o algoritmo do TikTok e também conferir como viralizar no TikTok com as estratégias de marketing orgânico que a gente reuniu para você.

TikTok é considerada a rede social mais valiosa

Como funciona o algoritmo do TikTok?

A gente já sabe que o TikTok tem um algoritmo que determina o que vai aparecer para cada usuário no feed.

Assim como o algoritmo do Instagram é descoberto pelos usuários por tentativa e erro, ninguém sabe exatamente como funciona o algoritmo do TikTok, pelo simples fato de que a empresa não divulga o que o recurso privilegia. Mas é claro que os criadores de conteúdo já têm uma boa noção do que fazer para agradar o algoritmo.

Mas como viralizar no TikTok e agradar o algoritmo? Basta ter um monte de visualizações? Bem, até onde a gente sabe, o sucesso da sua publicação é determinado por alguns fatores:

  • quantas vezes seu TikTok é reassistido;
  • quantas pessoas veem seu vídeo até o final;
  • quantos vezes seu vídeo é compartilhado;
  • quantos comentários a publicação recebe;
  • quantas curtidas seu vídeo ganha.

Cada vídeo publicado é exibido para uma parcela pequena de usuários na aba Para você, ou então no feed inicial que aparece quando o usuário abre o aplicativo. São esses usuários iniciais que vão determinar o sucesso do seu vídeo! 😱

Imagine que o TikTok resolve mostrar seu vídeo para dez pessoas. Se a reação dessas pessoas ao seu vídeo for positiva (isto é, se elas comentarem, curtirem ou fizerem alguma coisa da lista acima), o algoritmo vai exibir o seu vídeo para mais cem pessoas. A reação dessas cem pessoas, por sua vez, vai determinar se seu vídeo vai ser mostrado para mais mil pessoas, e por aí vai.

É claro que investir em conteúdo para as redes sociais é sempre fundamental, mas a gente precisa realçar aqui a importância investir em conteúdos para TikTok que gerem engajamento e criem conexões genuínas com os usuários. Ah, mas não se preocupe, a gente tem algumas dicas para ajudar você nesse departamento!

TikTokers: os influenciadores digitais do TikTok
Os influenciadores digitais do TikTok têm um nome especial: TikTokers. São pessoas que se especializam em criar conteúdo para o aplicativo e sabem bem como viralizar no TikTok. Por isso, usam toda a expertise adquirida e o público conquistado para promover marcas e produtos.

Se você quer saber como crescer no TikTok, os TikTokers podem ser a solução que você procurava: você pode tanto se tornar um influenciador da plataforma ou então formar uma parceria com um TikToker já estabelecido.

Como crescer no TikTok como influenciador
Os TikTokers dominam a arte da monetização de conteúdo, fazendo parcerias com marcas que encomendam publicações no perfil do influenciador para promover produtos.

Quem produz conteúdo para ganhar dinheiro no YouTube sabe que a rede social tem recursos nativos para monetizar conteúdo. O TikTok, por sua vez, não dispõe dessa facilidade, então os influenciadores digitais precisam seguir outras estratégias para tirar o ganha-pão com o conteúdo que eles produzem.

Que tal fazer lives no TikTok? Na rede social, os usuários que estão assistindo podem dar presentes para o criador de uma live, que são doações em dinheiro. Quando sua live terminar, você vai ficar com 50% do valor doado, enquanto o restante dos presentes vai para o TikTok e as app stores.

Se você quer ganhar dinheiro na internet com a mídia social, outra opção é fazer parcerias com marcas e produzir conteúdo patrocinado.

Como viralizar no TikTok com a ajuda de influenciadores
No mundo das estratégias de marketing nas redes sociais, o marketing de influência é uma queridinha das empresas. É uma forma de expor seus produtos para o público de outra pessoa, o que funciona bastante como prova social.

Por ser uma plataforma que prioriza a criação de conteúdo, o marketing de influência é uma excelente estratégia de como viralizar no TikTok.

A lógica por trás da escolha de influenciadores digitais para promover seus produtos é a mesma de outras redes sociais: esse TikToker é o tipo de pessoa que consumiria seu conteúdo ou compraria seus produtos?

Sua parceria não deve se basear no número de seguidores do TikToker, mas sim no perfil da pessoa e da comunidade que ela criou.

Procure TikTokers que combinem com sua marca e cujos seguidores sejam compatíveis com o seu público-alvo na rede social.

Em geral, o melhor é deixar a criação do conteúdo nas mãos dos influenciadores digitais, pois eles sabem do que os seguidores gostam.

Além disso, o conteúdo deve ser autêntico, então não se preocupe se o vídeo feito pelo TikToker parecer amador demais. Os usuários do TikTok não estão interessados em conteúdos super produzidos; a preferência é por vídeos que entretenham e sejam criativos. Veja como exemplo o vídeo que a influenciadora Camilla de Lucas criou para a marca de cremes dentais Sorriso: Comprar Visualizacoes Stories

Como ter mais visualizações no Tiktok?

Ao utilizar o tiktok frequentemente, eu percebi que quanto mais você é ativo na plataforma, maiores serão as suas visualizações. Além disso, utilizar as hashtags corretas também te ajudarão a impactar o público que você deseja.

Encontre seu nicho

Eu sei o quanto esse papo de nicho pode se tornar chato, principalmente para quem têm gostos diversos e quer abordar diversos assuntos em seu perfil. Mas realmente funciona caso você queira ter resultados rápidos.

Quando eu comecei no Tiktok, criei um perfil comum, como todo mundo. E mesmo fazendo as dancinhas mais populares e utilizando as músicas mais famosas da plataforma. Não estava conseguindo me destacar.

Isso porque aquilo não era o que eu realmente gostaria de estar fazendo. Eu fazia só pra tentar ficar famosa, mas não se engane… As pessoas vão perceber se você está realmente se dedicando a algo que gosta. Ou está embarcando em uma moda, tentando surfar na onda.

Seja frequente (poste todos os dias)

Isso é algo que ajuda muito o algoritmo de qualquer plataforma entender que o seu perfil vale a pena ser compartilhado. Já que o seu perfil está sempre atualizado.

Ninguém gosta de acompanhar um creator que posta uma vez na vida e outra na morte.

Como fazer um TikTok de sucesso

Publique conteúdos originais

Assim como em qualquer outra rede social, ser autêntico e publicar conteúdos originais é um grande diferencial. Com uma boa dose de criatividade, você poderá se destacar na plataforma rapidamente. Para ter mais sucesso, crie um vídeo com o qual as pessoas possam se relacionar. Embora o TikTok tenha uma veia de entretenimento bastante forte, a identificação é um ponto chave que não pode ser ignorado.

Aqui, as opções são bastante amplas: você pode criar tutoriais, exibir habilidades e talentos particulares, publicar vídeos de humor, dentre outros. Caso escolha esse caminho, a dica é fugir dos duetos e dublagens, que são muito comuns na plataforma. Além disso, é possível utilizar as ferramentas de edição do próprio aplicativo e se valer dos efeitos disponíveis para tornar o clipe mais atrativo.

Faça os desafios da plataforma

Embora a criação de conteúdos originais seja uma estratégia interessante, essa não é a única alternativa para fazer um TikTok de sucesso. Como já citado, a plataforma é famosa pelos seus challenges (ou desafios), que costumam viralizar com facilidade.

Justamente por ser uma prática comum, o seu vídeo pode facilmente se perder na multidão. Portanto, abuse da autenticidade na hora de gravar e procure, de alguma forma, deixar a sua marca registrada no vídeo.

E como viralizar no TikTok usando os desafios? A regra é a mesma para todo conteúdo criado na rede social: quanto mais criativo, melhor!

Confira abaixo algumas dicas de desafios pro TikTok com hashtags:

  • Contar histórias: o povo adora contar uma história, e você pode aproveitar para criar um desafio que encoraje o compartilhamento de anedotas ou histórias relacionadas ao seu nicho de mercado. Se sua conta no TikTok vende sapatos, por exemplo, seu challenge pode pedir que os usuários compartilhem uma história engraçada que envolva sapatos, por exemplo;
  • Compartilhar habilidades: que tal mostrar como seu público é talentoso? Concursos criativos são excelentes para desenvolver uma conexão mais profunda e humana com seu público. Você pode pedir para os usuários compartilharem desenhos, músicas, fotos, vídeos e muito mais, tudo criado por eles e inspirado pelo tema do challenge;
  • Conscientizar: reúna sua comunidade em prol de uma causa que sua marca apoia (a Shopify, por exemplo, tem compromisso com as emissões de carbono). Para esse challenge, os usuários podem fazer diversas coisas, como seguir um roteiro criado por você, usar o som do seu vídeo original, usar um filtro criado para o desafio — as possibilidades são inúmeras;
  • Cumprir um desafio: incentivar a criação de vídeos em que os usuários precisam tentar fazer algo difícil ou engraçado é uma ótima forma de atrair participantes para o seu desafio. Afinal, quase ninguém resiste a um “duvido você fazer isso!” Por exemplo, você pode bolar algo criativo e difícil de fazer que envolva seu produto.

Conheça e participe de trends

Participar de trends populares como dancinhas, challenges, memes ou dublagens também contribui para deixar o perfil em evidência no TikTok e aumentar o número de visualizações dos clipes. Você pode encontrar conteúdos virais explorando a aba “Descobrir” do aplicativo, disponível em celulares Android e iPhone (iOS).

Para conquistar fãs, você precisará estar presente não só no celular, mas no imaginário dessas pessoas. E só a frequência de postagens fará com que eles se lembrem sempre de você.

Quantos vídeos postar por dia no Tiktok?

Você não precisa exagerar, um vídeo por dia será o suficiente para o algoritmo entender que você está ativo. E ir mostrando seu conteúdo para uma quantidade cada vez maior de pessoas.

Seja relevante no TikTok

Quem usa o TikTok está ali para se divertir ou para aprender coisas novas, e é nessa onda que você tem que surfar.

Quer saber como viralizar no TikTok? Pois não tem maneira melhor do que focar no seu conteúdo. Seja para entretenimento ou seja educativo, os seus vídeos têm o poder de fazer você crescer e aparecer na rede social.

Faça lives no TikTok

Uma excelente estratégia de como viralizar no TikTok e, ao mesmo tempo, se conectar com o público é aproveitar o recurso LIVE do TikTok. Em uma transmissão ao vivo, você consegue interagir com seus seguidores em tempo real.

Sabe no Instagram, quando a gente recebe uma notificação de que uma pessoa está fazendo uma transmissão ao vivo? As lives são uma excelente estratégia para ganhar mais seguidores no Instagram, e o mesmo vale no TikTok, pois os usuários também recebem notificações de lives. Além disso, o TikTok dá prioridade para as lives na hora de promover conteúdo na plataforma, colocando a sua transmissão no topo da seção Para você — um lugar de destaque que vale ouro.

Use sons populares ou músicas que estejam viralizando

Áudios e músicas costumam viralizar no TikTok com certa frequência, e você pode utilizar esses recursos sonoros para participar das trends e dar mais visibilidade aos seus conteúdos. Uma dica para encontrar os sons que estão em alta no momento é recorrer ao site TokBoard, que fornece uma lista com as músicas que foram reproduzidas mais vezes na rede social. Você também pode pesquisar por “TikTok” no Spotify para localizar playlists com faixas recorrentes em dancinhas e desafios do aplicativo.

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Compartilhe o conteúdo em outras redes sociais

Como citado anteriormente, os vídeos do TikTok invadem com facilidade outras redes sociais e nada impede que você utilize isso a seu favor. Ao compartilhar o clipe em plataformas como Instagram e Twitter, mais usuários serão alcançadas. Além de mais visualizações, você provavelmente conseguirá alguns seguidores extras, já que as pessoas que te acompanham em outros sites terão acesso ao seu perfil.

Releve o que for possível, mas esteja sempre com o print a postos

Caso alguém tenha lhe insultado, pelo simples fato de não gostar do seu conteúdo, apenas siga em frente.

Você também pode tentar iniciar uma conversa civilizada com o usuário que não entender seu ponto de vista, mas saiba que nem sempre será possível convencer as pessoas de que o seu ponto de vista é o certo.

Então ignore o que for possível e toque o barco.

Caso você seja insultado de alguma forma, não bata boca. Tire print dos insultos, denuncie e bloqueie o perfil para que ele não volte a te importunar.

Anúncios no TikTok

Assim como outras redes sociais, o TikTok oferece aos usuários a possibilidade de colocar anúncios pagos no ar para conquistar novos clientes.

Para quem ainda está pegando a manha de como viralizar no TikTok, talvez o investimento em anúncios seja um pouco salgado. No entanto, se você tiver interesse em saber mais sobre o recurso de anúncios do TikTok, temos um guia incrível sobre o TikTok For Business e como vender produtos direto do aplicativo. Não deixe de conferir!