O marketing de mídia social é uma das melhores maneiras de interagir com seu público sem incomodá-lo e ainda transformar seguidores em clientes
Quando Henrique iniciou sua estratégia nas redes sociais, estava muito empolgado. Afinal, ele finalmente começaria a decolar o seu negócio com uma forte presença digital.
No começo, tudo ia bem. O número de seguidores aumentava em um ritmo acelerado, mas depois de um tempo Henrique começou a perceber que, apesar de tudo, suas postagens recebiam poucas interações.
Isso mesmo: nada de likes, compartilhamentos, comentários ou outras reações sociais. Isso também impactava no alcance das postagens, já que o algoritmo das redes leva isso em consideração.
Ou seja, mesmo com um crescente número de followers, eles não estavam engajados. Isso culminou em poucas vendas e Diego descobriu que explorar as mídias sociais não é tão fácil quanto parece. Qual seria a solução para isso?
Se você já passou por esse problema, não se preocupe! Neste artigo você aprenderá a encantar os usuários e transformar seguidores em fãs leais à sua marca! Sente-se em algum lugar aconchegante e continue a leitura do artigo!
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O que é importante fazer para transformar seguidores em clientes
A grande maioria das marcas, utilizam seus perfis nas redes sociais sem nenhuma estratégia, focando apenas em números de seguidores e likes, se esquecendo de interagir com seu público e construir relacionamentos de longo prazo através de conteúdos inteligentes com uma abordagem mais humanizada.
Entenda a jornada do consumidor
A jornada do consumidor é todo o caminho por ele percorrido, desde o momento que ele não conhece a sua marca até tornar-se um comprador.
Ao pensar nessa trilha, é possível compreender todas as dores, os dilemas e as preferências da sua persona. Seja analítico e compreenda que há muitas informações valiosas que precisam ser compreendidas para atender às necessidades do seu público.
Coloque-se no lugar dele e reflita sobre como o usuário se torna um seguidor da sua marca. Você deve ser capaz de responder a uma série de perguntas.
- Por que o usuário optou por segui-lo nas redes sociais?
- O que ele espera receber diante da promessa da sua página comercial?
- Quais são os seus principais problemas?
- O que a sua empresa pode entregar de útil ao follower?
- Como ele chegou até o seu perfil corporativo?
Ao responder essas questões, você será capaz de produzir posts incríveis — mas não é apenas o engajamento que pode subir com isso. Os níveis de confiança também são elevados, fazendo com que seus seguidores se tornem defensores da marca.
Consequentemente, eles indicam a sua empresa para outras pessoas, entrando em um ciclo de buzz marketing que leva clientes para o seu negócio de maneira orgânica.
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Envolver seu público irá transformar seguidores em clientes
Diariamente as pessoas são bombardeadas com muita informação e conteúdo através do mundo online, dessa forma, você tem que produzir conteúdos ricos e de qualidade para atrair a atenção delas.
Você precisa garantir que o perfil da sua empresa tenha conteúdo que seja interessante para manter os visitantes envolvidos com a sua marca e transformar seguidores em clientes.
Faça postagens no feed com legendas e imagens que chamem atenção; use e abuse do stories, do reels, faça lives de assuntos pontuais e estratégicos aproveitando todos recursos que o Instagram oferece..
Além disso, as pessoas usam o Instagram para entretenimento e encontrar informações úteis, então pense nas possíveis dores e problemas que seus visitantes podem ter e crie conteúdos que podem fornecer a eles uma solução prática para esse problema.
O Instagram é uma rede social de entretenimento, por isso é extremamente importante que sua empresa crie conteúdos que chamem atenção e que resolvam os problemas que eles possuem através dos seus produtos/ serviços.
Use o funil de vendas nas redes sociais
Pouca gente sabe, mas é possível usar as redes sociais tanto como alicerce para uma estratégia de inbound quanto utilizar o funil de vendas dentro das próprias plataformas de interação.
Funciona assim:
Topo do funil
Atraia visitantes para a sua página com o uso de hashtags, anúncios e outros recursos para se tornar rastreável.
Meio do funil
Produza posts realmente úteis, com CTAs envolventes para que o usuário decida segui-lo. Nessa analogia, o seguidor equivale ao lead.
Fundo do funil é o ponto onde irá transformar seguidores em clientes
Por fim, é preciso mantê-lo interessado para que feche um negócio e chegar ao objetivo de transformar seguidores em clientes.
Depois de tudo isso, há ainda o trabalho de retenção, que é muito valioso para manter a lealdade das pessoas que já compraram.
O grande trunfo aqui é a criação de conteúdo rico para a sua persona. Tanto o feed quanto os stories devem focar 80% dos esforços em posts de utilidade e 20% em promoção, vendas e conversões.
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Como ganhar curtidas no Instagram
Considerações finais…
Para transformar seguidores em clientes, o Instagram é uma plataforma excelente de entretenimento que permite que as pessoas utilizem de forma pessoal e profissional. Possibilitando as marcas a exibirem seus produtos ou serviços e se conectarem com os consumidores de uma forma divertida e criativa.
Também é uma ferramenta muito valiosa para construir relacionamentos de longo prazo com seus seguidores. Fazer conteúdos interessantes e eficazes ajudará o seu cliente a desenvolver um interesse pelo que você faz e vende.
Embora, hoje seja mais fácil impulsionar as vendas através de canais de mídia social como o Instagram, você precisa descobrir o que motiva seus seguidores e despertar o interesse deles.
Se você deseja transformar seus seguidores em clientes, coloque as necessidades deles em primeiro lugar.
Blog Maisgram.
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