Missão da marca: como aproveitar a nova solução de anúncios do TikTok para aumentar o reconhecimento da marca

A rede social provou ser uma ferramenta incrivelmente poderosa para as empresas. Aprenda como usar os anúncios do Tiktok para turbinar seu negócio

Se você possui presença nas redes sociais, com certeza já se deparou com um vídeo de coreografia, dublagem ou uma música que não sai mais da cabeça. Todos esses elementos foram popularizados pelo TikTok, que vem revolucionando a maneira como as pessoas consomem conteúdo na internet.

Muito além de vídeos virais, cada vez mais empresas têm apostado na plataforma para alcançar um novo público entrando na ‘onda’ dos conteúdos divertidos e das trends gigantescas.

Neste artigo, vamos explorar mais sobre a rede social e conhecer seu potencial para transformar os resultados de uma marca. Continue a leitura para descobrir tudo sobre o TikTok Ads!

Quase metade dos usuários (43%) tem entre 18 e 24 anos. E as mulheres nessa categoria são aproximadamente um quarto da audiência de anúncios da plataforma (24,7%). Por causa dessa diversidade de públicos e audiências, é cada vez importante saber como criar bons anúncios na rede.

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Aqui, vamos mergulhar no que é a Missão da Marca e como você pode usá-la para aumentar o reconhecimento da sua marca e as vendas.

O TikTok provou ser uma ferramenta incrivelmente poderosa para as empresas. De fato, a plataforma gerou uma receita estimada de 1,9 bilhão apenas em 2020

O que é TikTok Ads?

O TikTok Ads é uma plataforma do aplicativo voltada para a criação de conteúdo em vídeo e banners pagos, que pode ser segmentada de acordo com o público, dados demográficos e comportamento do usuário. Diferente de outras redes, o TikTok permite que as marcas avancem de simples publicidades para se tornarem criadoras de trends, conteúdos que se popularizam nas redes sociais, e fortalecerem o branding da empresa e seu relacionamento com o público.

Por que usar o TikTok Ads?

A rápida expansão do TikTok e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda que somente o TikTok e outros aplicativos similares, como o Lomotiv, tinham.

Não é a toa que o número de downloads do TikTok não para de crescer no mundo inteiro e, há algum tempo, a maioria dos usuários não são mais chineses.

Até mesmo no Brasil, o aplicativo está montando sede e fazendo treinamentos, mostrando que a expansão global do aplicativo tem tudo para continuar crescendo e conquistando novos usuários.

Em 2018, 130 milhões de pessoas tinham o TikTok em seus celulares. Atualmente, a expectativa é ultrapassar os 500 milhões de downloads só na Play Store.

Como usar os anúncios do TikTok?

O primeiro passo para fazer anúncios no Tik Tok Ads é criar uma conta. A página está disponível em línguas como o inglês e o espanhol, mas ainda não tem versão em português.

O que é Missão de Marca?
O Branded Mission é a nova solução de publicidade do TikTok, e a ideia é bem simples: o Branded Mission permite que as marcas selecionem seus requisitos de publicidade e, em seguida, os criadores podem enviar vídeos originais que atendam a esses requisitos. A marca então aceita seu vídeo favorito e o amplifica por meio do tráfego de anúncios impulsionado.

É um ganha-ganha: os criadores têm a oportunidade de alcançar novos públicos com conteúdo aprimorado, e as marcas podem aproveitar o conteúdo de alta qualidade que se alinha aos seus objetivos diretamente da comunidade TikTok.

Como afirma a redação do TikTok: “Esta nova forma de envolvimento bidirecional entre marcas e criadores permite que a comunidade TikTok tenha uma mão criativa nos anúncios que fazem parte de uma campanha de marca e ajuda as marcas a descobrir criadores emergentes amplamente em todo o TikTok”.

Essencialmente, a Branded Mission cria oportunidades mais fáceis para as marcas trabalharem com influenciadores do TikTok. Em vez de buscar e conduzir o alcance do influenciador por conta própria, os profissionais de marketing podem simplesmente postar suas solicitações e esperar que os criadores apresentem suas sugestões.

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Como funcionam os anúncios do TikTok

Por possuir diversos formatos de anúncios, o TikTok facilita a implementação de testes A/B, proporcionando uma maior análise dos diferentes efeitos da campanha para alcançar maiores resultados. Os formatos de anúncios são:

In-feed Anúncios: Vídeos curtos que aparecem para os usuários em sua página For You, se misturando automaticamente entre os conteúdos mais consumidos.

Hashtag de marca: Ao criar um anúncio de hashtag de marca, as empresas contam com a criação de conteúdos dos próprios usuários, como monólogos ou coreografias, acompanhadas de uma hashtag determinada pela companhia. Esses conteúdos são colocados no topo da página e um clique na tag leva os usuários a todos os vídeos criados.

Aquisição da marca: Vídeos curtos entre 3 a 5 segundos exibidos em tela cheia ao abrir o aplicativo. Os materiais também podem ser exibidos no feed dos usuários.

TopView: Também exibidos em tela cheia, os anúncios TopView podem ter duração de até 60 segundos e são exibidos após abrir o aplicativo.

Efeitos: Criados pelas marcas para serem utilizados pelos internautas, os efeitos são lentes, filtros e adesivos personalizados da marca e podem ser disponibilizados por 10 dias.

Entre outras coisas, os principais benefícios da Missão de Marca incluem:

A chance de as marcas descobrirem criadores novos e influentes no TikTok – e os mais alinhados com as mensagens da marca.
Uma oportunidade para as marcas receberem conteúdo autêntico e relevante relacionado às suas campanhas de criadores que têm um histórico comprovado de sucesso no TikTok.
Maior exposição da marca a novas comunidades por crowdsourcing do ecossistema TikTok.
Como a equipe da ASOS diz: “Ficamos impressionados com as incríveis transformações dos criadores para o desafio #ASOSAlterEgo. A Missão da Marca nos permitiu reconhecer esse talento e recompensar os criadores com olhos em seu conteúdo de uma maneira que não foi possível neste espaço antes. Um ganha-ganha que claramente impactou os resultados da campanha.”

Como usar a ferramenta de missão de marca do TikTok
É importante observar: Branded Mission está em teste beta e disponível para selecionar marcas e profissionais de marketing em mais de uma dúzia de mercados ao redor do mundo, mas estará disponível em mercados adicionais a partir do final de 2022.

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  1. Os anunciantes selecionam os requisitos para uma Missão de Marca.
    Para começar, os anunciantes precisarão marcar os requisitos para sua missão de marca. Isso inclui combinar a Missão de Marca com um Desafio de Hashtag de Marca ou Efeito de Marca, bem como outras solicitações mais específicas, como “sincronizar os lábios com música” ou “mudar de roupa”.
  1. Os criadores podem aceitar enviando vídeos.
    Um criador deve ser maior de 18 anos e ter um mínimo de 1.000 seguidores para ser elegível. Cada criador qualificado pode enviar até três vídeos.
  2. Os vídeos com melhor desempenho serão incluídos em uma lista restrita para que os anunciantes selecionem seus favoritos.
    O algoritmo do TikTok destacará os vídeos com o maior potencial de engajamento – que também são considerados seguros para a marca – e esses vídeos serão adicionados a uma lista restrita para os anunciantes selecionarem.
  3. O vídeo vencedor torna-se uma campanha de mídia.
    Depois que os anunciantes escolhem seu vídeo favorito, o vídeo se torna uma campanha de mídia e é apresentado como um anúncio no feed. O(s) criador(es) cujo vídeo é selecionado recebe um pagamento em dinheiro e tráfego impulsionado. O restante dos criadores verá seus envios como vídeos orgânicos do TikTok na página Para você.

Em última análise, a Branded Mission é uma excelente oportunidade para as marcas descobrirem os melhores talentos no TikTok e aproveitarem a experiência dos criadores para alcançar novos públicos. Mas o tempo dirá como as marcas aproveitam a ferramenta.

Como criar os anúncios do TikTok

No momento da criação de conta, deve-se selecionar o país. Também é preciso informar o objetivo, que pode ser comercial ou pessoal (para quem deseja ser um influencer). Independentemente da escolha, o cadastro é gratuito.

Depois, é preciso responder seus dados pessoais e algumas perguntas com relação ao seu negócio, como área de atuação e o que deseja promover.

Importante saber que a conta não é aprovada automaticamente. A equipe de suporte do aplicativo entra em contato para aceitar a candidatura.

Depois disso, já é possível criar os anúncios no TikTok Ads. O processo é semelhante ao de qualquer plataforma das redes sociais. A primeira etapa é entrar no TikTok Ads, clicar em “Campaign tab” e depois no botão “Create”.

A segunda etapa é escolher a meta do anúncio entre as disponíveis (Traffic, Conversion ou App Install) e nomear a campanha. Depois, é preciso escolher o formato do orçamento, ou seja, se será diário ou o valor total.

O próximo passo é selecionar o local e o público. As opções para o local são os Stories ou o feed dos usuários.

Uma curiosidade é que, como o TikTok pertence a uma startup com outros aplicativos, eles também estão disponíveis para exibir o conteúdo patrocinado. Entretanto, alguns funcionam apenas em países específicos, como Índia e Japão.

Depois, é hora de escolher o público. A segmentação pode incluir idade, localização, gênero e interesses. Após isso, é preciso optar pela melhor a forma de pagamento, marcando a data de pagamento e quando pretende começar o anúncio.

O TikTok Ads tem uma opção chamada “Dayparting”, em que é possível escolher os horários ideais ou dias em que os anúncios podem rodar.

Uma alternativa interessante do TikTok Ads é escolher a velocidade de visualizações do anúncio.

Existe a opção de dividir o valor do orçamento pelo número de dias, mostrando a campanha igualmente, ou gastar o máximo possível nos dias determinados.

Por último, deve-se escolher a meta da campanha (conversão, cliques ou impressões) e configurar o anúncio em si, escolhendo nome, o vídeo e o formato (vertical, horizontal ou quadrado).

Com relação a essa etapa, o aplicativo tem uma ferramenta muito interessante, chamada Video Creation Kit, com vários templates facilmente customizáveis.

Depois de criar sua conta no Gerenciador de Anúncios do TikTok, é só começar a desenvolver sua campanha. Caso queira apenas impulsionar um conteúdo, teremos um resumo sobre isso ao final deste guia, então continue lendo para descobrir!

1. Escolha seu objetivo de anúncio

Existem três categorias de anúncios no TikTok:

  1. Reconhecimento: Mostrar o anúncio para o maior número de pessoas possível;
  2. Consideração:
    • Tráfego: direcionar a uma página específica;
    • Download de app: tráfego direcionado para baixar seu aplicativo;
    • Visualizações de vídeo: maximizar os views do seu anúncio;
    • Geração de Leads: formulário pré-pronto para coletar prospectos;
  3. Conversão:
    • Conversão: tráfego para uma ação específica no seu site, como compra ou inscrição em lista de e-mails;
    • Vendas de catálogo: anúncios dinâmicos baseados em produtos do catálogo (está disponível apenas para as contas com representantes de vendas).

2. Dê um nome à campanha e defina um orçamento

Dê um nome com até 512 caracteres para sua campanha e, em seguida, defina um limite de orçamento para seu grupo de anúncios. É possível colocar metas de gastos ou deixar um consumo diário pré-definido (similar aos anúncios no Facebook Ads). 

A otimização de orçamento de campanhas também está disponível para os objetivos de Download de app e Conversões usando a estratégia de menor custo de leilão. O TikTok também está desenvolvendo uma versão do objetivo de Custo Por Clique otimizado com uma ferramenta ainda em beta. 

O importante aqui é saber qual o gasto mínimo permitido pelo aplicativo, qual o seu orçamento total e como isso será conectado a toda a sua campanha.

3. Nomeie seu grupo de anúncios e selecione onde irá veiculá-los

Cada campanha pode ter de 1 a 999 grupos de anúncio, e cada grupo de anúncios pode ter um nome com até 512 caracteres. 

Você pode escolher diferentes locais para veicular cada grupo de anúncios, sendo que nem todos estarão disponíveis para sua região. Alguns dos mais comuns são:

  • Feed do TikTok;
  • Feed de notícias do BuzzVideo, TopBuzz, NewsRepublic e Babe;
  • Rede de anúncios de audiência do TikTok;
  • Veiculação automática (permite uma entrega de anúncios automática e otimizada).

4. Escolha se vai usar a Otimização de Criativos Automatizada ou não

Você não vai subir seus criativos até o estágio de criação de anúncios individuais, mas nesse ponto você pode decidir se quer deixar o TikTok criar automaticamente combinações de suas imagens, vídeos e texto.

O sistema de anúncios vai mostrar apenas as que performam melhor. A plataforma recomenda que pessoas sem experiência prévia deixem essa opção ligada para garantirem melhores resultados. 

5. Segmente sua audiência

Assim como a maioria dos social ads por aí, o TikTok permite que você segmente sua audiência para encontrar o público ideal. Você pode usar um público lookalike ou uma audiência personalizada baseada em: gênero, idade, localização, língua, interesses, comportamentos, detalhes do smartphone. 

6. Defina o orçamento do seu grupo de anúncios e agende a publicação

Pode parecer que estamos repetindo uma dica anterior, mas não é verdade. Depois de definir o orçamento para sua campanha inteira, você deve definir o orçamento para o grupo de anúncios em que está trabalhando.

Obviamente, se você só tem um grupo de anúncios, todo o orçamento irá para ele. Mas com essa opção, é possível separar diferentes partes da mesma verba para campanhas distintas. 

Além disso, também é possível selecionar aqui a data de começo e fim para os anúncios, além de escolher, com base no seu fuso horário, os melhores momentos do dia para rodar o anúncio. 

7. Escolha sua estratégia de leilão e otimização

Primeiro, escolha seu objetivo de otimização: conversão, cliques ou alcance. O seu objetivo de campanha pode automaticamente determinar essa meta. 

Em seguida, escolha sua estratégia de leilão. 

  • Limite de lance: custo máximo por clique (CPC), por visualização (CPV) ou por 1.000 impressões (CPM);
  • Custo de lance: um custo médio por resultados otimizados de CPM, que vai variar acima e abaixo do lance, mas deve acabar na média a longo prazo;
  • Menor custo: o sistema de anúncios usa o orçamento do grupo de anúncios para gerar o máximo de resultados possível com o menor custo por resultado. 

Depois, basta escolher o seu tipo de entrega de anúncios: padrão ou acelerada. A entrega padrão divide seu orçamento igualmente pelas datas da campanha, enquanto a entrega acelerada gasta o seu orçamento o mais rápido possível. 

8. Crie seu anúncio (finalmente)

Depois de tantas configurações, chegou a hora de finalmente configurar o criativo do seu anúncio. Cada grupo de anúncios pode ter até 20 anúncios, com nomes de até 512 caracteres para uso exclusivo interno (identificação). 

Primeiro, você escolhe o formato do anúncio: imagem, vídeo ou Spark. Caso queira focar exclusivamente no TikTok e não nos outros aplicativos da empresa, deve ficar entre vídeo e Spark. 

Adicione as fotos ou vídeos e crie um vídeo com o Gerenciador de Anúncios na ferramenta interna do TikTok. Pesquisas da própria plataforma, inclusive, mostram que fazer isso reduz seu custo por ação em até 46%.

Em seguida, escolha uma thumbnail ou envie uma opção sua. Depois é só completar com o texto do anúncio e o link. 

O anúncio passará por um processo de revisão e aprovação antes de começar a rodar. Para criar um Spark, é necessário autorização do criador original do conteúdo que quer usar – eles enviarão um código de acesso para você inserir no gerenciador.

Promova conteúdo existente no TikTok

Assim como o Facebook e o Instagram permitem que você impulsione conteúdo pré-existente, o TikTok tem a mesma funcionalidade. Para fazer isso, basta:

  • Entrar no perfil do TikTok, clicar nos três pontos para abrir as configurações e selecionar as ferramentas de Criador;
  • Escolher Promover;
  • Escolher o vídeo que quer impulsionar;
  • Definir o objetivo do anúncio: mais visualizações, mais visitar em site ou mais seguidores;
  • Escolher sua audiência, orçamento e duração;
  • Preencher as informações de pagamento e começar a rodar. 

Configurações do TikTok Ads

Os vídeos do TikTok rodam em uma proporção de 9:16, 1:1: ou 16:9, mas os vídeos 9:16 (verticais) tem uma melhor performance. A resolução mínima é de 540x960px, mas os vídeos com resolução de 720px tem os melhores resultados. Além disso, os formatos aceitos são mp4, .mov, .mpeg, .3pg e .avi. 

A duração dos anúncios permitida atualmente é de 5 segundos a 1 minuto, mas o TikTok recomenda que as empresas fiquem entre 21 e 34 segundos para melhores resultados. 

A imagem de perfil deve ser quadrada e não pode passar de 50KB, enquanto o vídeo deve ter no máximo 500MB. Já para os anúncios do Spark, qualquer configuração é válida. 

Quanto custa anunciar no TikTok?

Atualmente, os anúncios do TikTok são baseados no modelo de leilão. É possível controlar os gastos diariamente ou com um limite total. 

Para as campanhas, o mínimo é de 50 dólares diários ou para duração máxima. Os grupos de anúncios pedem um mínimo de 20 dólares diários e para duração máxima há um cálculo de acordo com o número de dias escolhidos. 

O TikTok, contudo, não fala sobre os custos para anúncios individuais, mas dá três dicas fundamentais para quem quer fazer seu TikTok Ads rodar:

  1. Caso esteja usando o Limite de Leilão ou Custo de Leilão, escolha seu orçamento de campanha como Sem Limite e o orçamento diário do grupo como 20 vezes o custo por ação desejado (CPA);
  2. Para Otimização de Eventos em App, escolha um orçamento inicial de pelo menos 100 dólares ou 20 vezes seu objetivo (CPA) – o que for mais alto;
  3. Para campanhas de Conversão usando o Menor Custo, escolha um orçamento inicial de ao menos 100 dólares ou 20 vezes o seu objetivo (CPA) – o que for mais alto.

Conhecendo mais os anúncios do TikTok

A maioria das pessoas pensa no TikTok como um aplicativo para adolescentes. Eles não estão errados… A demografia do TikTok tende a ser mais jovem.

No entanto, isso pode estar prestes a mudar. O grupo demográfico que mais cresce na plataforma TikTok no momento são os maiores de 30 anos. Millennials, Gen Xers e até Baby Boomers estão se juntando à rede social.

Está demorando um pouco para os anunciantes se atualizarem. Muitas marcas não estão usando o marketing do TikTok. Isso é especialmente verdadeiro para marcas que se concentram em grupos etários mais velhos. Portanto, agora é um bom momento para começar a exibir anúncios do TikTok enquanto há menos concorrência.

As campanhas de marketing do TikTok oferecem mais alcance por menos
Aqui está mais um argumento a favor do TikTok e é muito persuasivo.

Os anúncios do TikTok são muito mais baratos do que qualquer coisa no Facebook, Instagram ou YouTube no momento. Todo profissional de marketing de mídia social sabe que os custos de anúncios do Facebook dispararam, enquanto a segmentação e o retorno dos gastos com anúncios se tornaram mais fracos.

Criar vídeos “compráveis” da marca no TikTok

Se você já usa o TikTok há algum tempo, provavelmente deve ter escutado a fofoca de que em breve a plataforma vai lançar o recurso de vídeos “compráveis”, similar ao que existe hoje no Instagram.

Esse recurso de fato existe: ele já funciona no Doyuin há algum tempo mas, no TikTok, ainda está em fase de testes, sendo utilizado apenas por alguns influenciadores de elite da plataforma.

Tal como no Instagram, onde é possível incluir a opção de deslizar para cima nos Stories, o recurso do TikTok vai possibilitar a inclusão de URLs nos vídeos; dessa forma, o usuário só vai precisar clicar no link para ser automaticamente redirecionado.

Como o TikTok app ainda não liberou a data de lançamento desse novo recurso, é difícil saber quando ele vai poder ser utilizado como uma estratégia real de publicidade.

Como configurar os alvos dos anúncios do TikTok

Como funciona a segmentação para anúncios do TikTok
O TikTok oferece segmentação menos precisa do que a maioria das outras plataformas de marketing social. Até recentemente, você só podia segmentar o público em nível nacional.

Mas isso não é um problema. Por quê? Porque o algoritmo de descoberta do TikTok é extremamente poderoso.

O TikTok é muito, muito bom em fornecer conteúdo com base nos interesses das pessoas. Ele também usa alguma tecnologia de próximo nível, como IA, para reconhecimento de plano de fundo. Isso significa que, se você incluir pontos de referência locais em seus vídeos, seu conteúdo será exibido para mais pessoas próximas a você.

Então, em vez de se preocupar com a segmentação por local ou horários ideais de postagem, você só precisa se concentrar no conteúdo. Crie e compartilhe vídeos relevantes para sua marca, setor e interesses do público. O algoritmo do TikTok fará o resto para você.

Como criar vídeos para anúncios de leads do TikTok
Seu trabalho mais importante em um vídeo de anúncio de lead é mostrar às pessoas que o anúncio é relevante para elas. Se for uma oferta baseada em localização, indique a localização no vídeo e use dicas visuais. Se for uma oferta urgente, use áudio e texto para enfatizar isso.

Mesmo em um videoclipe curto, você pode contar uma história com a qual seu público-alvo se relaciona. Mostre a eles o que você faz e como será a experiência deles com você.

Por exemplo, um quiroprático pode editar juntos clipes da consulta inicial, ajuste e resultados. Um serviço de caixa de assinatura pode mostrar o processo de embalagem, entrega e desembalagem em casa.

Em seguida, você pode levar as pessoas ao formulário principal e incentivá-las a experimentar o que viram por si mesmas.

Para você
O TikTok oferece uma variedade de opções de anúncios que são econômicas e atingem um público amplo. Embora alguns profissionais de marketing de mídia social se sintam intimidados ao usar o TikTok para marketing digital, não poderia ser mais fácil criar anúncios, especialmente porque você nem precisa criar seu próprio conteúdo!

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