Como criar conteúdo para Instagram e mídias sociais.

Como criar conteúdo para Instagram e mídias sociais.

Criar conteúdo para Instagram, Facebook e Linkedin que seja relevante, facilita o jeito como você interage com sua audiência nas redes sociais.

criar conteúdo para Instagram

As redes sociais tiveram papel importante na construção de autoridade digital de diversos negócios. Para alguns, que são digitais, redes sociais como o Instagram são vitais para construção de audiência.

E por quê o Instagram?

Em 2020 o Instagram passou dos seus 1 Bilhão de usuários, esse número finca a posição da rede social entre as mais populares da atualidade. Em comparação com um dos seus principais concorrentes, o Instagram está ainda muito além. Para efeito comparativo, o Snapchat atualmente conta com 191 milhões de usuários.

Por isso, investir na produção de uma estratégia de Marketing de Conteúdo voltada para redes sociais é fundamental para quem quer ampliar o mercado, crescer a marca e atrair o cliente correto para seu negócio.

Antes de começar o processo de criação do conteúdo para Instagram, vamos definir alguns pontos:

Quais seus objetivos?

Defina onde você quer chegar!

Se você não identificar inicialmente seus objetivos, provavelmente você irá criar conteúdo incorreto para o público errado. Por isso, você precisa escolher quais suas intenções ao planejar seu Marketing de Conteúdo.

Benefícios em criar conteúdo para Instagram e Facebook.

O Facebook e principalmente o Instagram, são redes sociais que criam Branding, ajudam na fidelização de clientes e são ótimas formas de você se relacionar com seus fãs.

O Instagram e Facebook são perfeitos pra você iniciar um processo de Funil de Vendas, no qual você capta um lead, e vai “esquentando” esse potencial cliente até que ele possa de fato, efetuar uma compra.

Funções como stories, transmissões ao vivo e IGTV, ajudam você a ter diversos tipos de comunicação com os leads e expandir sua marca. Você pode se comunicar também com seus seguidores no Instagram via mensagem direta e ampliar suas conversões.

Defina a Persona do seu cliente.

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes, assim como suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guiará toda a estratégia de criação do conteúdo para Instagram.

Todo esse processo, deverá ser guiado pela maioria da sua base de clientes, para responder algumas questões que vão ajudar a definir o perfil comportamental da sua Persona:

  • Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas)
  • Que tipo de assunto ele tem interesse dentro do seu setor?
  • Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
  • Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?
desbloquear alguém no Instagram

Estratégia.

Agora que conhecemos a Persona do nosso negócio, vamos definir qual estratégia usaremos para de fato começar a criar conteúdo.

É preciso ter um calendário definido, saber dosar conteúdos e ainda passar a mensagem de maneira que seja atrativa para a audiência. Além disso, é necessário definir a constância que será aplicada.

Recomendamos que você transforme sua conta no Instagram em uma conta comercial, pois assim, você terá acesso a diversas informações relevantes para a estratégia, como por exemplo:

  • Número de Atividades na conta nos últimos dias.
  • Alcance e Impressões que o perfil obteve.
  • Likes e Engajamento nos seus últimos conteúdos.
  • Número de Seguidores no Instagram de acordo com demografia, idade e gênero.
  • Horários com maior acesso da sua Audiência.

A partir daí, teremos as informações necessárias para definir melhores horários de postagens e teremos base para escolher qual tipo de conteúdo irá ser mais adequado a idade e gênero da sua audiência.

Diversificação de conteúdo.

Ao criar conteúdo para Instagram e redes sociais, evite criar apenas conteúdo de propaganda. Claro que é necessário divulgar seu negócio, mas tome cuidado com excessos.

Uma das dicas que mais geram resultados em curto prazo, é criar e divulgar promoções. Pode ser um sorteio, um brinde ou desconto especial para um novo cliente que vier pelo Instagram ou Facebook.

Reveze esse tipo de conteúdo mais direto, com conteúdos sobre os bastidores do seu trabalho. O público adora saber mais sobre os bastidores da empresa. Isso ajuda a aumentar a fidelidade deles, já que conseguem ver melhor como o produto ou serviço que compram, é criado e produzido.

Use Hashtags.

Ao publicar seu conteúdo para Instagram, use Hashtags. Elas ajudam você a atingir o público-alvo que deseja.

As Hashtags representam também, uma ótima oportunidade para atrair novos seguidores no Instagram.

Instagram Shopping ajudando a divulgar seus produtos.

O Instagram Shopping, é um recurso que permite realizar vendas diretamente pela plataforma.

Nesse formato, o usuário pode clicar na tela para ter mais informações sobre os itens dispostos, como preço e descrição.

Se você trabalha com comércio eletrônico, essa é a melhor maneira para se beneficiar dos recursos do aplicativo.

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