Identidade visual, como ela ajuda seu negócio.

Identidade visual. Aprenda como ela funciona e pode melhorar a visibilidade da sua empresa pra você vender mais e melhor.

identidade visual

Se você passa uma primeira impressão ruim para seus clientes, fica muito difícil você emplacar vendas consistentes. Especialmente quando você está competindo contra milhões de concorrentes.

Os pesquisadores de Princeton descobriram que, em menos de 1 segundo, as pessoas já criam julgamentos sobre o que enxergam em uma empresa. Elas analisam confiabilidade, competência, atratividade e agressividade nela e, de acordo com os estudos, elas criam expressões visíveis. Portanto, o julgamento que as pessoas formarão sobre sua marca serão definitivos logo de início.

Todo mundo tem um conjunto de características que o fazem ser lembrados e reconhecidos pelos outros.

Quase que um exame de DNA que vem em sua genética mais íntima.

Ter uma identidade bem definida é importante, não apenas para os seres humanos em sociedade, mas também para marcas e empreendimentos como um todo.

E como seu negócio pode ser reconhecido pela imagem?

Toda empresa que se preocupa em ter uma boa imagem deve ter identidade visual. Ela engloba todo o visual e os conceitos por trás da sua comunicação é seu bem de maior importância pois, a marca, é o que a representa perante o mundo e seus clientes.

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A identidade visual inclui os seguintes elementos:

  • Design de logotipo
  • Fontes
  • Fotos
  • Cores, formas e formas
  • Qualquer outro visual que ajude a transmitir a mensagem da sua marca

Identidade visual, logotipo e branding: Como elas trabalham entre si e suas diferenças?

Os conceitos de identidade visual, marca e branding podem gerar certas dúvidas.

logotipo de um negócio é a representação visual de quem ele é e como ele quer se posicionar no mercado. Todas as variações presentes no design e cores nos logos dizem muito sobre a empresa em questão.

Branding é o que comunica seus valores, são suas promessas ao consumidor e, finalmente, parte da comunicação delas, está preparando a identidade visual. Branding não é o que você diz para as pessoas pensarem, branding não é coisa de “vender, comprar, eu sou o melhor nos negócios”, mas é o que as pessoas sentem e pensam sobre sua marca.

No Branding encontramos:

  • Confiança
  • Paixão
  • Pertencimento
  • Ações
  • Segurança

Ele é todo o processo de desenvolvimento da estratégia, planejamento e criação dos conceitos a respeito de quem é o seu negócio, como ela se posiciona, como vê o mundo e como quer interagir com os potenciais clientes: bem parecido com o que falamos sobre a identidade visual. Porém, o branding vai muito além de questões gráficas.

Sem o branding bem definido, não é possível criar uma identidade visual, pois é ele quem dita os caminhos que devemos tomar para criar os conteúdos visuais.

Quando trabalhamos o conjunto de identidade visual, branding e logotipo de forma conjunta e estratégica, fica muito mais fácil se estabelecer no mercado de forma espontânea. Por isso, é de extrema importante investir nas ações com devida atenção e importância.

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Benefícios e procedimentos para uma boa estratégia de Branding e Identidade Visual:

Aumento da conscientização do cliente.

Depois de criar transparência e confiança com sua marca. Você cria preferência para seus produtos. As pessoas lembrarão do nome e procurarão com mais frequência. Se as pessoas começarem a usar seu nome de marca como verbo, você saberá que é bem-sucedido em criar reconhecimento de marca ( por ex. quando pessoas procuram o nome da sua empresa no Google ).

Identifique seu mercado alvo.

Você pode concordar que nem todos os clientes se identificariam facilmente com sua marca, produto e serviço. O bom é que esse não é seu objetivo. Seu principal desafio é identificar o cliente ideal e oferecer a ele o que ele precisa.

Registre sua marca.

Na internet, existem inúmeros serviços para verificar se a marca que você deseja criar já tem dono ou se você tem disponibilidade para usá-la e até buscar um domínio coerente para criar o site da sua empresa.

Logotipo.

O processo de criação de logotipo é incrivelmente determinante para o sucesso do seu negócio. Busque ter similaridades entre o seu nicho de mercado, público alvo e logotipo. Ex.: Se você oferece venda de produtos infantis, seria interessante ter um logotipo colorido para chamar a atenção do seu público alvo.

Agora vamos colocar tudo em prática.

Comece Pelo Briefing.

Sem um bom briefing, fica quase impossível reunir as informações necessárias para a criação da identidade.

Todos os pontos essencias para a criação de uma identidade visual são levantados no briefing.

Confira estas cinco perguntas importantes que precisam ser respondidas em seu briefing.

  • Como você descreve o seu produto?
  • Quem são os seus concorrentes diretos?
  • Como você quer que seus clientes o identifique?
  • Quem é o seu público alvo?
  • Qual é o seu diferencial?

Esses dados guiarão seu caminho para a construção da identidade gráfica do começo ao fim.

Descrevendo seu produto.

Para formatar seu produto é muito importante fazer a análise do mercado e macro ambiente ( leis, concorrentes, situação política e econômica atual, todas as questões externas a seu negócio ) inicialmente. Depois você irá entender seu micro ambiente ( funcionários, fornecedores e toda estrutura interna ).

Com isso você saberá onde seu produto se encontra no momento atual e pra onde ele pode ir.

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Como você quer ser identificado por seus clientes.

O próximo passo é juntar os dados obtidos no procedimento anterior e buscar uma conclusão de como queremos ser vistos pelos nossos clientes. Ex.: Quero ser reconhecido pelos meus clientes como a empresa que oferece melhor custo benefício para a venda de um produto ou serviço x.

Quem é seu público?

Defina a persona do seu cliente.

A persona é uma representação do seu público, o seu cliente ideal.

Ela terá todasascaracterísticas que seu cliente tem: desejos, medos, objetivos, hobbies, interesses, relação familiar, faixa salarial. Quanto mais detalhes você tiver, melhor.

Busque conhecer as rotinas e escolhas mais óbvias de sua persona para aí criar a comunicação ideal.

E o diferencial ?

Agora vamos buscar um diferencial em relação a meus concorrentes. Ex.: Minha empresa oferece melhores condições de parcelamento com a menor taxa de juros do mercado.

Briefing definido! Vamos iniciar a construção da identidade.

A partir desse momento, vamos buscar em todo nosso conteúdo ( imagens, videos e textos ) um padrão e coerência com todas as questões que abordamos anteriormente.

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