Se você acompanha as principais novidades do universo digital, com certeza, já percebeu que fazer marketing no TikTok é a tendência do momento
O fenômeno está claro nos números do app:
- são mais de 800 milhões de usuários mensais ativos, pouco atrás do Instagram;
- os usuários passam 45 minutos por dia, em média, no TikTok;
- são mais de 2 bilhões de downloads do app;
- o app saltou do 269º para o 4º lugar no ranking mundial de downloads em 2019.
O crescimento é tanto que já está incomodando. Para competir com o TikTok, o Instagram já lançou o recurso Reels e o YouTube está estudando um novo formato para os seus vídeos.
As empresas também já estão de olho nesse sucesso: se a rede social já conquistou as pessoas, é a vez das marcas aproveitarem o hype e explorarem todo o potencial do TikTok Marketing.
Por que considerar o TikTok?
O crescimento do TikTok é fascinante em muitos níveis. Para começar, é a primeira grande rede de mídia social que começou na China e depois se espalhou para os EUA e o resto do mundo. Essa expansão foi acelerada quando eles adquiriram o Musical.ly no final de 2017.
Por isso, a plataforma tem um público extremamente internacional e diversificado. Se você passar mais do que alguns minutos no TikTok, provavelmente verá vídeos de pessoas em vários países e idiomas. O público também é jovem; a maioria dos usuários tem menos de 30 anos.
O TikTok foi o aplicativo mais baixado na iOS App Store de janeiro de 2018 a março de 2019. São cinco trimestres consecutivos.
Crie seu primeiro vídeo do TikTok
Se você já postou uma história no Snapchat ou Instagram, provavelmente achará os recursos de postagem no TikTok poderosos, intuitivos e fáceis de usar. É seu primeiro passo para fazer marketing no TikTok.
A tela de upload oferece a opção de criar um vídeo de 15 ou 60 segundos. Você pode enviar um vídeo existente que você gravou anteriormente ou gravar algo em tempo real. Independentemente da opção escolhida, o TikTok permite adicionar efeitos especiais, acelerar ou desacelerar o vídeo, definir um cronômetro e alternar entre a câmera frontal e traseira do smartphone.
Quando terminar de criar sua obra-prima e estiver pronto para compartilhá-la, você terá a opção de escrever uma legenda, adicionar hashtags relevantes e ajustar suas configurações de compartilhamento.
Embora a descoberta do TikTok seja baseada em IA, as hashtags ainda desempenham um grande papel para os usuários que estão procurando conteúdo. Vale a pena reservar um tempo para fazer sua pesquisa com antecedência para escolher as hashtags certas. Duas hashtags que você verá com frequência são #foryou e #foryoupage. As pessoas usam essas hashtags para tentar entrar no feed principal do TikTok.
Como o algoritmo funciona para podermos fazer marketing no TikTok?
O feed “Para Você” (ou For You) do TikTok é o seu grande trunfo. Ali estão os melhores vídeos sugeridos pela plataforma a cada usuário. Mas como eles acertam em cheio nos interesses da pessoa? É o que vamos explicar agora.
O TikTok recomenda esses vídeos baseado em uma combinação de fatores que formam o seu algoritmo. Esses fatores incluem:
- interações do usuário (vídeos que ele curtiu, comentou ou compartilhou, perfis que segue, conteúdos que cria etc.);
- informações do vídeo (legendas, músicas, efeitos, hashtags etc.);
- configurações da conta (idioma, país, dispositivo etc.).
Esses fatores recebem pesos diferentes. Por exemplo, o tipo de dispositivo é usado para sugerir vídeos que tenham melhor performance, mas o fato do usuário ter assistido a um vídeo longo do início ao fim pesa muito mais que o dispositivo utilizado. O TikTok esclarece também que o número de seguidores e o desempenho de vídeos anteriores não são fatores diretos do algoritmo.
A combinação do algoritmo, então, permite criar um feed totalmente personalizado. O usuário ainda pode ajudar a refinar essa personalização ao informar suas categorias de interesse, navegar pelo app e reportar conteúdos que não são interessantes.
Para as marcas que querem aumentar as chances de aparecer na aba “Para Você”, podem devem usar algumas boas práticas da rede, como:
- inserir hashtags que estão em alta (que façam sentido no post!);
- adicionar uma legenda curta que incentive comentários;
- usar músicas e sons que estão em alta;
- publicar quando os seguidores estão ativos (análises da conta Pro).
Mas vale reforçar que nada disso tem efeito se você não tem um vídeo envolvente. Então, foco no conteúdo para conseguir fazer marketing no TikTok!
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Contrate influenciadores para ajudar a fazer marketing no TikTok
Para aumentar ainda mais a sua visibilidade, faça parcerias com influenciadores que estejam alinhados ao objetivo do seu negócio. Essas pessoas têm uma base de seguidores engajados, o que pode gerar ótimos resultados para a sua empresa, aumentando a sua exposição e o reconhecimento da sua marca.
Pesquise por influenciadores digitais dentro do próprio TikTok e em outras plataformas. Além disso, é importante que vocês trabalhem de forma criativa e sincronizada para produzir conteúdos cada vez melhores e dignos de atrair a atenção da sua audiência, isso te ajudará a ter resultados ao fazer marketing no TikTok.
Seja original
Para ter sucesso na plataforma e fazer marketing no TikTok, é fundamental que você invista na produção de conteúdo original. Você precisa entreter o seu público por meio de vídeos autênticos, criativos e que estejam de acordo com a mensagem que a sua marca pretende passar.
É claro que você pode aderir às trends do momento, mas é importante ter equilíbrio e falar sobre os assuntos que tenham a ver com o seu nicho em fazer marketing no TikTok. Criar conteúdo original é uma das melhores maneiras de se diferenciar da concorrência e conquistar os usuários da plataforma.
Desse modo, quando você mostra os bastidores do seu negócio, por exemplo, está criando vídeos únicos, que vão despertar o interesse do público. Vale lembrar que as pessoas gostam muito de saber o que acontece por trás das câmeras.
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Escolher músicas em alta ajuda a fazer marketing no TikTok
Utilizar músicas com alta popularidade ajuda os seus vídeos a serem vistos por mais pessoas, e as suas chances de viralizar são bem maiores. Dessa maneira, sempre reserve um tempo para pesquisar as trends do momento e utilizá-las nas suas publicações.
Promova o conteúdo gerado pelos usuários – UGC
O conteúdo gerado pelos usuários (UGC) tem muito valor para as marcas. Nas redes sociais, elas não podem ignorar o que os seguidores falam — é preciso ter uma comunicação de mão dupla para que os usuários se sintam valorizados e abraçados pelas marcas que admiram.
No TikTok, isso é ainda mais importante, pois estamos falando de um público jovem, que quer visibilidade e deseja um reconhecimento. Então, explore o UGC no TikTok Marketing.
Para colocar em prática, você precisa monitorar a atividade dos seguidores, as hashtags e menções relacionadas à sua marca. Quando encontrar um vídeo interessante, você pode curtir, comentar, compartilhar e até replicar no seu perfil.
Entenda se o seu público está na plataforma
Antes de começar a empregar os seus esforços de marketing no TikTok, é fundamental que você tenha certeza de que o seu público-alvo realmente utiliza a plataforma com frequência. Para isso, faça pesquisas e busque compreender o comportamento da sua persona, quais são as redes sociais que ela gosta de utilizar etc.
Não adianta produzir vários vídeos na ferramenta se a sua audiência não estiver lá para ver. Além disso, mesmo que os seus potenciais clientes estejam no TikTok, é fundamental que você tenha uma estratégia multicanal.
Sendo assim, esteja presente em outros canais digitais, utilize o WhatsApp Business como ferramenta de marketing e de relacionamento. Também, é possível investir nas novas redes do momento e que ainda são pouco conhecidas, como o Clubhouse, a Twitch e o Discord, entre outras.
Apostar em marketing no TikTok pode ser uma ótima maneira de aumentar o reconhecimento da sua marca e atrair mais clientes. Essa rede social veio para ficar e apresenta um potencial de crescimento muito grande. Se você ainda não utiliza esse canal na sua estratégia de divulgação, comece a investir aos poucos e vá testando para saber o que funciona para a sua audiência.
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