Quer se tornar um empreendedor? Saiba como.

Quer se tornar um empreendedor? Saiba como.

Empreendedor é aquele que toma a iniciativa de empreender, de ter um negócio próprio ou até transformar a empresa em que já está inserido.

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O termo empreendedor, tem origem francesa (entrepreneur) e quer dizer: “aquele que assume riscos ou começa algo novo”.

Portanto, o empreendedor desenvolve seu negócio e corre riscos para atingir o sucesso. No entanto, para que suas idéias tomem forma e passem a pertencer ao espaço no qual ele imagina, é necessário investimento de tempo, dinheiro ou ambos.

O empreendedorismo, é uma abordagem à negócios que pode ser definida como a exploração de oportunidades, independentemente dos recursos que se tem à mão.

Essa idéia, pode ser melhor entendida, por meio da análise da prática de negócios:

Planejamento estratégico, comprometimento com a oportunidade, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura administrativa, fazem parte deste conceito para bons negócios.

Por que se tornar um empreendedor?

O desejo de se tornar um empreendedor, pode surgir de vários elementos que aparecem de forma isolada ou em conjunto. O primeiro deles é uma forte vontade de se tornar seu próprio patrão. A independência nesse caso é um quesito básico, ocasionado pela necessidade de ditar as próprias regras e definir os próprios objetivos.

A necessidade de fazer o que se gosta, trabalhar no que realmente dá prazer, é o segundo fator. Aqui, o prazer ultrapassa o sentimento de segurança de um salário mensal e férias uma vez por ano.

Outro ponto, está no desejo pessoal de reconhecimento e, consequentemente, de prestígio.

O impulso pelo acúmulo de riqueza e a oportunidade de ganhos maiores do que o salário mensal, também devem ser levados em conta como fortes pontos motivadores para o empreendedor.

Por último, há a oportunidade de suprir uma necessidade de mercado que até então, outros ignoravam.

Essas são algumas das aspirações mais comuns, que vemos em um empreendedor.

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As idéias podem surgir, por meio de uma técnica que se chama brainstorm.

Brainstorming, é uma técnica para estimular o surgimento de soluções criativas. A Tempestade de Ideias, em português, é realizada para permitir o compartilhamento de ideias, soluções e insights valiosos.

Essas idéias sempre surgem, quando é identificada uma necessidade de mercado, ou seja, quando descobrimos alguma coisa de que os clientes em potencial precisam ou gostariam de ter. As situações mais comuns para a identificação dessas necessidades, estão listadas a seguir:

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No próprio ramo de trabalho.

Essa identificação, geralmente ocorre, quando já trabalhamos no ramo e verificamos certa insatisfação dos clientes com algum produto ou serviço prestado.

Observação.

Observando o comportamento das pessoas e analisando as suas preferências, e suas queixas.

Necessidade própria do empreendedor.

Quando você sente falta de algum produto ou serviço que possa lhe auxiliar em alguma atividade. Nesse último caso, você deverá tomar cuidado, pois nem sempre aquilo de que você precisa ou gosta, pode ser o que o mercado deseja.

Passo a passo, pra você se tornar um empreendedor. Criando seu próprio negócio.

Escolha um nicho.

Procure nichos de mercado que sejam de seu conhecimento, o mais profundo possível.

A grande vantagem da segmentação, é encontrar o perfil dos potenciais clientes, para permitir um entendimento profundo das necessidades desse grupo.

Isso vai te ajudar, a direcionar corretamente os seus esforços e estratégias.

Pesquisa de mercado.

A pesquisa de mercado, é uma importante ferramenta que vai te auxiliar na definição das suas estratégias.

Serão analisadas oportunidades, ameaças, perfil dos clientes, e principais características da concorrência.

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Monte um plano de negócios.

Elaboração das diretrizes organizacionais.

As diretrizes organizacionais, são as declarações orientadoras de todo processo de administração estratégica e constituem sua primeira etapa. Pode-se dizer que as diretrizes organizacionais descrevem:

  • O que a organização almeja.
  • Que caminhos pretende percorrer.
  • O que pontualmente deve realizar.

Análise ambiental.

Definidos os rumos da organização, na etapa seguinte o empreendedor irá identificar em quais condições esses intentos deverão se desenvolver.

Tão importante quanto a elaboração das diretrizes, a análise ambiental é responsável por prover a estratégia do negócio, sobre o contexto em que a organização opera. Esse contexto, é uma somatória das duas faces do ambiente organizacional: o externo e o interno.

Formulação da estratégia.

Depois de saber para onde ir e em qual terreno está pisando, a organização deve elaborar as alternativas estratégicas possíveis para desenvolver suas atividades.

Implementação estratégica.

Nesta etapa do processo de administração estratégica, é quando ocorre a implementação de tudo o que foi decidido pelo empreendedor, na formulação estratégica. É nesse momento, que os planos saem do papel e tomam forma nas ações das pessoas.

Controle estratégico.

Finalmente, chega o momento de verificar se as ações planejadas surtiram o resultado esperado. Essa checagem se dá pela utilização de indicadores estratégicos, sendo o principal deles a criação de valor pela organização.

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A partir deste momento, o empreendedor pode repetir esse ciclo por diversas vezes.

Basta prosseguir com o que for bom, e alterar o que está dando errado.

Aí vão, algumas dicas pra você aplicar em seu comportamento como empreendedor:

Seja persuasivo.

Ao longo da sua jornada você precisará persuadir investidores, parceiros, funcionários e até mesmo clientes.

Se atualize e estude muito.

Mantenha o foco nos estudos e sempre se atualize, para estar por dentro do mundo dos negócios.

Procure oportunidades.

Saber como ser um empreendedor de sucesso, está ligado, à busca constante de oportunidades.

Seja uma forma mais eficiente de conseguir leads, ou até mesmo, encontrar algum novo nicho de mercado para atuação.

Tenha persistência e comprometimento.

Nem sempre os resultados serão rápidos, insista em seus objetivos.

Amplie seu networking.

Networking nada mais é do que criar uma rede de contatos profissionais, ou seja, conexões de relacionamento.

Procure ter cada vez mais conexões.

Escute o seu cliente.

Não adianta esperar feedbacks 100% positivos. O mais importante, é realmente levar em consideração o retorno do seu cliente.

Conclusão.

Esperamos que após este artigo, você tenha as bases necessárias para expandir seu negócio de forma exponencial, ou até, abrir aquela empresa no ramo que você sempre sonhou.

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