Dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Ter um perfil no Instagram é requisito básico para quem busca divulgar e vender produtos e serviços. Aprenda como aumentar o engajamento no Instagram.

Para além do uso pessoal, as redes sociais se transformaram em canais de interação entre marca e público, ao ampliar oportunidades para os mais diversos empreendimentos, facilitados pelo acesso e pela possibilidade real de atingir um grande público.


O Instagram, sem sombra de dúvidas, foi a rede que mais se destacou neste quesito, conquistando mais de 1 bilhão de usuários, dos quais 90% seguem pelo menos uma marca e já usam o aplicativo como mecanismo de busca para encontrar e conhecer novos produtos e serviços todos os dias.

O que há de errado com a maioria das estratégias do Instagram?
Para entender os desafios do marketing no Instagram hoje, vamos voltar na história das mídias sociais.

Uma das primeiras redes sociais onde as pessoas começaram a compartilhar trabalhos criativos e construir comunidades foi o MySpace. Mas o MySpace parecia diferente das redes sociais que temos agora. Não havia separação entre contas comerciais e contas pessoais; cada perfil na plataforma poderia “amar” outros. Era uma rede simples onde todos tinham o mesmo potencial para compartilhar conteúdo.

Agora as coisas mudaram. Em 2022, as redes sociais usam algoritmos para selecionar conteúdo e contas virais. Isso tem seus pontos positivos – é mais fácil do que nunca encontrar conteúdo divertido ou educacional.

No entanto, também tem armadilhas para criadores ou profissionais de marketing que perdem de vista seus objetivos. É fácil ficar obcecado em hackear o algoritmo ou crescer rápido e perder de vista a parte “social” das mídias sociais. Foi assim que acabamos com problemas como bots e públicos inativos.

Mas aqui está a boa notícia: não precisa ser assim. Você ainda pode usar redes sociais como o Instagram para fazer conexões genuínas e até mesmo amizades com seu público-alvo.

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Com uma estratégia de conteúdo autêntica, você colocará os relacionamentos individuais de volta no centro do seu marketing de mídia social. Você usará conteúdo, comentários, mensagens diretas (DMs) e seguidores estratégicos para criar um público que realmente se importa com sua marca.

aumentar o engajamento no Instagram

E o que significa engajamento?

Toda a interação entre usuários no Instagram é chamada de engajamento, que envolve curtidas, comentários, salvar um post, reações nos stories, visualizações nos vídeos, mensagens no Direct e por aí vai…

Um perfil engajado é aquele que possui muitas dessas interações e por isso é percebido na rede. E se as pessoas te percebem e interagem com você, suas chances de vendas e de alcançar ainda mais seguidores aumentam.

Para saber como melhorar seu engajamento e crescer no Instagram, continue a leitura deste artigo.

Como remixar fotos e videos no Instagram

Como aumentar o engajamento no Instagram com esses passos:

Crie uma identidade visual para o seu perfil.

Não é preciso falar que o Instagram é uma rede social de forte apelo visual, tendo começado como um aplicativo de fotos, usado, em grande parte, por fotógrafos.

Se você quer atrair usuários para o seu perfil, deve criar posts e organizar o feed seguindo um padrão estético padronizado, estabelecendo uma paleta de cores e elementos que identifiquem a sua marca de cara!

Capriche na Bio.


A Bio, ou biografia, é um dos espaços mais importantes do seu perfil. Nele você apresenta a sua marca, as soluções que você oferece e disponibiliza um acesso para que um possível cliente possa entrar em contato e comprar com você.

É importante usar frases diretas, mas que também contenham a personalidade da sua marca.

Como a bio só permite um link, você pode fazer uso de sites como o linktree, que possibilita reunir vários links em um só, que podem ser os da sua loja virtual,  blog e WhatsApp.

Comunicação
Cada pedaço de conteúdo no Instagram é uma oportunidade de se comunicar.

Isso significa que não é apenas divertido, informativo ou educacional para seus seguidores. Também os encoraja a responder de alguma forma.

Essa resposta pode assumir a forma de comentários, mensagens diretas, conversões ou até mesmo conexões profissionais. Diferentes partes de conteúdo podem ser adaptadas para diferentes tipos de respostas, dependendo de seus objetivos.

Métricas
Existem muitas maneiras diferentes de as pessoas responderem ao seu conteúdo, mas você deve ter uma resposta específica em mente. Isso tornará mais fácil para você medir o impacto do seu conteúdo.

Por exemplo, digamos que você poste um carretel e receba 100 comentários, 10 DMs e 1 clique no link. O post foi um sucesso ou um fracasso? Você não saberá a menos que saiba que tipo de resposta você queria.

Portanto, ao criar conteúdo, além de identificar um objetivo de negócios específico, você deve pensar em como medirá seu impacto. É sempre bom conseguir mais impressões, seguidores ou uma alta taxa de engajamento. Mas você também deve ter uma métrica específica em mente – como cliques ou comentários – que mostra se você atingiu seus objetivos específicos.

Apenas uma palavra rápida sobre seguidores. Todos nós somos culpados de perseguir seguidores às vezes. Mas quando você está construindo uma comunidade autêntica no Instagram, a estatística mais importante não é quantos seguidores você tem. É quantos seguidores ativos e engajados você tem. Se apenas o Instagram tivesse uma seção de análise para “seguidores ativos”! Isso ajudará muito a aumentar o engajamento no Instagram.

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Use hashtags com sabedoria para ajudar no engajamento


Muitas pessoas não sabem, mas o uso indiscriminado de hashtags pode diminuir o alcance dos seus posts e atrapalhar o seu engajamento. Por isso, antes de usá-las, verifique se a mesma está disponível para seguir e se realmente se relaciona com o seu conteúdo.

Coloque CTA ao final dos seus conteúdos

Muitas vezes seus posts não recebem engajamento porque o usuário não tem nada a dizer sobre o mesmo.

 Por isso, colocar uma “chamada de ação” (CTA) ao final do seu conteúdo e também no link da bio, é uma ótima maneira de motivar uma ação nas pessoas com relação ao seu perfil.

Exemplo: “Salve esse post para consultar sempre que quiser”.

Concluindo…

Posicionar de maneira estratégica a sua marca e aumentar o engajamento no Instagram já não é mais uma opção como foi dito no início deste texto. A busca por engajamento é a maneira mais eficiente de consolidar a sua marca e aumentar a visibilidade do seu perfil.

O segredo que ninguém te conta é que existem outras maneiras de conquistar engajamento de forma rápida e com menos esforço, por meio de sites que indicam seu perfil para que ele seja seguido e receba interações (engajamento) de pessoas interessadas no seu conteúdo.

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