Definições de Marketing e conceitos centrais.

Definições de Marketing e conceitos centrais.

Vamos compreender a importância do marketing, suas definições, bem como os principais conceitos centrais das funções envolvidas.

Marketing, é um conjunto de atividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente. Dentro desta área, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou usuário.

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Breve histórico de marketing.

A partir do momento em que os homens e mulheres alcançaram, pela primeira vez, lucros em suas produções e tiveram que organizar formas de troca econômica, surgiu o marketing.

Embora essa fosse uma atividade sem nome, sem livros-textos e cursos, sem consultores e professores, sem agências e departamentos. Era apenas uma atividade proveniente do desenvolvimento do capitalismo. 

O marketing, então, pode ser considerado uma das disciplinas de ação mais recentes e é também uma das profissões mais antigas do mundo. Desde os tempos pré-históricos até os tempos atuais, as trocas são realizadas.

A partir dos anos 1930, começaram estudos formalizados do tema Marketing.

A importância do marketing.

O conceito de marketing moderno, surgiu da competição entre as empresas e se acirrou quando o cliente passou a ter o poder de escolha, selecionando a alternativa que proporcionasse a melhor relação entre custo e benefício.

Desta forma, as empresas passaram a adequar seus produtos, realizar pesquisas e análise de mercado, comunicar melhor os benefícios de seus produtos, bem como diversificar seus canais de distribuição. Passou a criar vantagens competitivas, orientar-se para o mercado e criar valor para o cliente.

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Papel do marketing.

O papel do marketing, também é significativo na construção de uma marca forte, em uma base de clientes fiéis e ativos que contribuem para aumentar o valor da empresa.

Profissionais de marketing, também têm desafios porque precisam decidir sobre inovações de produtos, preços, canais de distribuição, gastos com propagandas, isto tudo em um ambiente dinâmico e complexo.

Isso envolve consumidores, concorrentes, fornecedores, a internet, e forças externas do macroambiente que influenciam as decisões das empresas.

As funções de marketing bem executadas, ajudam na gestão eficiente da demanda e desenvolvimento de bons produtos. Cuidar de todo o planejamento e execução das ações, pode ampliar muito, os resultados das empresas.

Definição.

É difícil conceituar algo tão amplo em poucas palavras. Vamos trazer então outro conceito, da American Marketing Association (AMA), que defende que a definição está sofrendo algumas alterações. Segundo a AMA:

“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e oferecer trocas com valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”

Marketing, é uma palavra inglesa derivada de Market, que significa mercado, e é utilizada para expressar as ações voltadas para o mercado. Portanto, a empresa que o pratica, foca suas ações no mercado. Envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Ele deve suprir as necessidades dos consumidores, gerando lucro.

Kotler e Keller, definem marketing como “um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor entre si”.

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Conceitos centrais.

Os diversos conceitos centrais, são respaldados em definições básicas e servem de referencial para um entendimento de como o marketing representa um dos grandes diferenciais de competitividade para as empresas.

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Necessidades.

A existência delas, implica em reconhecimento de um estado de privação de alguma satisfação básica ou a ausência de alguma coisa.

Refere-se a bens ou serviços, que os consumidores ou compradores organizacionais requerem para sobreviver.

As necessidades fazem parte da condição humana.

Satisfação das necessidades.

É o estado de realização atingido quando o desempenho do produto se iguala à expectativa do cliente ou a supera. O marketing da sua empresa, deve buscar essa satisfação a todo momento.

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Desejos.

São carências por satisfações específicas para atender às necessidades mais profundas, que vão além das necessidades de sobrevivência.

Enquanto as necessidades das pessoas são poucas, os desejos são muitos. Eles são constantemente moldados pelas forças e instituições sociais como famílias, grupos de amigos, igreja, escola, empresas e até a mídia.

Benefícios para o cliente.

Refere-se à percepção positiva dos clientes ou vantagens recebidas ao adquirir um produto. Podem ser: funcionais (desempenho do produto), sociais (acolhimento, elogios), experimentais (prazer sensorial), e pessoais (estima). Um bom marketing, consegue estimular a realização dos sonhos dos clientes.

Orientações da empresa em relação ao mercado.

Quando se pratica e se administra marketing, as organizações podem optar entre diferentes filosofias ou orientações estratégicas que irão nortear suas atividades.

Empresas orientadas para a produção:

Organizações orientadas para a produção, acreditam que o consumidor irá favorecer aqueles produtos que estão disponíveis de modo mais farto e a custos mais baixos e distribuição em massa.

Seus gerentes, concentram os esforços em atingir alta eficiência na produção e larga distribuição.

Empresas orientadas para o produto:

Organizações orientadas para o produto, acreditam que o consumidor irá favorecer aqueles produtos que apresentarem maior qualidade, melhor desempenho e mais inovação.

Seus gerentes, concentram os esforços em gerar produtos superiores e em melhorá-los constantemente.

Empresas orientadas para a venda:

Organizações orientadas para a venda, acreditam que o consumidor, por sua conta, não irá comprar o bastante. Seus gerentes concentram os esforços em vender e promover agressivamente.

A meta dessas organizações é vender o que produzem, eliminar estoques, e não produzir o que o mercado quer comprar.

Empresas orientadas para o mercado:

Organizações orientadas para o mercado, acreditam que a chave para atingir seus objetivos consiste em determinar as necessidades e os desejos do mercado e satisfazê-los de modo mais efetivo do que os competidores.

A tarefa não é mais encontrar os clientes certos para os seus produtos, mas o produto certo para o seus clientes.

Empresas orientadas para o marketing holístico:

Este conceito se baseia em desenvolvimento, estruturação e implementação de programas, processos e atividades de marketing, com o reconhecimento e amplitude e das interdependências de seus efeitos.

Os quatro componentes do marketing holístico são: marketing interno, integrado, de relacionamento e de desempenho.

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