SEO do YouTube: como otimizar vídeos para pesquisa no YouTube

Há uma década, o inbound marketing era uma ideia totalmente nova. Os profissionais de marketing estavam aprendendo que não podiam simplesmente publicar um grande volume de conteúdo

SEO do YouTube

Renomeie seu arquivo de vídeo usando uma palavra-chave de destino.
Assim como faria ao otimizar o conteúdo escrito, você usará uma ferramenta de SEO do YouTube para identificar primeiro as palavras-chave nas quais deseja que seu vídeo se concentre (você pode navegar pelas ferramentas populares de SEO do YouTube abaixo dessas dicas ou apenas clicar no link anterior nesta frase ).

Com uma palavra-chave identificada, o primeiro lugar que você deve colocar é o seu arquivo de vídeo – antes mesmo de enviá-lo para o YouTube. Por quê? O YouTube não pode realmente “assistir” seu vídeo para ver a relevância dele para sua palavra-chave de destino e, como você aprenderá nas dicas abaixo, há apenas alguns lugares em que você pode inserir essa palavra-chave com segurança na página de visualização do seu vídeo uma vez está publicado. Mas o YouTube pode ler o nome do arquivo do seu vídeo e todo o código que o acompanha quando é carregado.

Com isso em mente, substitua o nome do arquivo “business_ad_003FINAL.mov” (não se envergonhe… todos nós já estivemos lá durante a pós-produção) pela palavra-chave desejada. Se sua palavra-chave for “dicas de pintura de casa”, por exemplo, o nome do arquivo do seu vídeo deve ser “dicas de pintura de casa” seguido pelo tipo de arquivo de vídeo preferido (MOV, MP4 e WMV são alguns dos mais comuns compatíveis com Youtube).

  1. Insira sua palavra-chave naturalmente no título do vídeo e ajudar no SEO do YouTube.
    Quando procuramos vídeos, uma das primeiras coisas que nossos olhos são atraídos é o título. Muitas vezes, é isso que determina se o espectador clicará ou não para assistir ao seu vídeo, portanto, o título não deve ser apenas atraente, mas também claro e conciso.

Embora sua palavra-chave tenha um papel importante no título do seu vídeo, também ajuda se o título corresponder ao que o espectador está procurando. Uma pesquisa conduzida pela Backlinko descobriu que vídeos com uma palavra-chave exata no título têm apenas uma pequena vantagem sobre aqueles que não têm. Aqui está uma representação linear dessas descobertas:

Portanto, embora “usar sua palavra-chave de destino em seu título possa ajudá-lo a classificar esse termo”, explica o autor do relatório Brian Dean, “a relação entre títulos de vídeo ricos em palavras-chave e classificações” nem sempre é forte. No entanto, é uma boa ideia otimizar seu título para essa palavra-chave, desde que ela se encaixe naturalmente em um título que diga aos espectadores exatamente o que eles estão prestes a ver.

Por fim, certifique-se de manter seu título bastante curto – a gerente de campanhas da HubSpot, Alicia Collins, recomenda limitá-lo a 60 caracteres para evitar que seja cortado nas páginas de resultados.

  1. Otimize a descrição do seu vídeo.
    Primeiras coisas primeiro: de acordo com o Google, o limite oficial de caracteres para descrições de vídeos do YouTube é de 1.000 caracteres. E embora não haja problema em usar todo esse espaço, lembre-se de que seu espectador provavelmente veio aqui para assistir a um vídeo, não para ler um ensaio.

Se você optar por escrever uma descrição mais longa, lembre-se de que o YouTube exibe apenas as primeiras duas ou três linhas de texto, o que equivale a cerca de 100 caracteres. Após esse ponto, os espectadores precisam clicar em “mostrar mais” para ver a descrição completa. É por isso que sugerimos antecipar a descrição com as informações mais importantes, como CTAs ou links cruciais.

Quanto à otimização do vídeo em si, não custa adicionar uma transcrição do vídeo, principalmente para quem precisa assistir sem volume. Dito isso, a pesquisa da Backlinko também não encontrou correlação entre as descrições que foram otimizadas para uma determinada palavra-chave e as classificações para esse termo.

Dean tem o cuidado de não encorajar o abandono de uma descrição otimizada por completo, no entanto. “Uma descrição otimizada ajuda você a aparecer na barra lateral de vídeos sugeridos”, escreve ele, “que é uma fonte significativa de visualizações para a maioria dos canais”.

  1. Marque seu vídeo com palavras-chave populares relacionadas ao seu tópico.
    A Academia de criadores oficial do YouTube sugere o uso de tags para que os espectadores saibam sobre o que é seu vídeo. Mas você não está apenas informando seus espectadores – você também está informando o próprio YouTube. Dean explica que a plataforma usa tags “para entender o conteúdo e o contexto do seu vídeo”.

Dessa forma, o YouTube descobre como associar seu vídeo a vídeos semelhantes, o que pode ampliar o alcance do seu conteúdo. Mas escolha suas tags com sabedoria. Não use uma tag irrelevante porque você acha que vai te dar mais visualizações. Na verdade, o Google pode te penalizar por isso. E semelhante à sua descrição, comece com as palavras-chave mais importantes, incluindo uma boa mistura daquelas que são comuns e mais de cauda longa (como aquelas que respondem a uma pergunta como “como faço?”).

  1. Categorize seu vídeo.
    Depois de enviar um vídeo, você pode categorizá-lo em “Configurações avançadas”. Escolher uma categoria é outra maneira de agrupar seu vídeo com conteúdo semelhante no YouTube para que ele acabe em listas de reprodução diferentes e ganhe exposição a mais espectadores que se identificam com seu público.

Pode não ser tão simples quanto parece. Na verdade, a Academia de criadores do YouTube sugere que os profissionais de marketing passem por um processo abrangente para determinar a qual categoria cada vídeo pertence. É útil, escreve o guia, “pensar sobre o que está funcionando bem para cada categoria” que você está considerando, respondendo a perguntas como:

Quem são os principais criadores da categoria? Pelo que eles são conhecidos e o que eles fazem bem? Como isso ajuda no SEO do YouTube?


Existem padrões entre as audiências de canais semelhantes dentro de uma determinada categoria?
Os vídeos de uma categoria semelhante têm qualidades de compartilhamento, como valor de produção, duração ou formato?

  1. Carregue uma imagem em miniatura personalizada para o link de resultado do seu vídeo.
    A miniatura do seu vídeo é a principal imagem que os espectadores veem ao percorrer uma lista de resultados de vídeo. Junto com o título do vídeo, essa miniatura envia um sinal ao espectador sobre o conteúdo do vídeo, para que possa afetar o número de cliques e visualizações que seu vídeo recebe.

Embora você sempre possa escolher uma das opções de miniatura geradas automaticamente pelo YouTube, é altamente recomendável enviar uma miniatura personalizada. A Academia de criadores informa que “90% dos vídeos com melhor desempenho no YouTube têm miniaturas personalizadas”, recomendando o uso de imagens de 1280 x 720 pixels, representando uma proporção de 16:9, salvas como .jpg de 2 MB ou menos. gif, .bmp ou .png. Se você seguir esses parâmetros, poderá ajudar a garantir que sua miniatura apareça com qualidade igualmente alta em várias plataformas de visualização.

É importante observar que sua conta de SEO do YouTube deve ser verificada para enviar uma imagem em miniatura personalizada. Para fazer isso, visite youtube.com/verify e siga as instruções listadas lá.

Use um arquivo SRT para adicionar legendas e legendas ocultas.
Como grande parte do outro texto que discutimos aqui, legendas e legendas ocultas podem aumentar a otimização de pesquisa do YouTube, destacando palavras-chave importantes.

Para adicionar legendas ou legendas ocultas ao seu vídeo, você precisará enviar uma transcrição de texto compatível ou um arquivo de legendas cronometradas. Para o primeiro, você também pode inserir diretamente o texto da transcrição de um vídeo para que ele sincronize automaticamente com o vídeo.

A adição de legendas segue um processo semelhante, no entanto, você pode limitar a quantidade de texto que deseja exibir. Para qualquer um, vá para o seu gerenciador de vídeo e clique em “Vídeos” em “Gerenciador de vídeo”. Encontre o vídeo ao qual deseja adicionar legendas ou legendas ocultas e clique na seta suspensa ao lado do botão de edição. Em seguida, escolha “Legendas/CC”. Você pode então selecionar como gostaria de adicionar legendas ou legendas ocultas.

Descubra como adicionar legendas ocultas ao seu vídeo do YouTube no vídeo abaixo.

Que tal, comprar inscritos pra YouTube ? Ou até, comprar curtidas pra TikTok ? Confira nossos Planos no Site.

Estatísticas do TikTok para saber em 2022