Tiktok vai entrar em comércio eletrônico no Brasil

O tiktok, empresa que tem mais de 1 bilhão de usuários, vem agitando o mundo com mais uma novidade e não são seus vídeos de dancinhas e curiosidades.

A TikTok lançou uma nova estratégia em sua plataforma, atuando no setor de e-commerce desde 2023. O TikTok foca no envolvimento dos usuários brasileiros da plataforma.
O Brasil é o segundo país mais ativo na rede social com vídeos curtos, segundo dados da consultoria alemã Statista, é o segundo país mais ativo na rede social.
A empresa pretende entrar na guerra do e-commerce no Brasil, segundo informações publicadas nesta sexta-feira (18), a rede social de vídeos curtos quer disputar o mercado com Amazon (AMZN), AliExpress, mas a iniciativa também pode ter impacto em varejistas como Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas (LAME4) e Via Varejo (VIIA3).
Para isso, a empresa já iniciou a contratação de funcionários com experiência em e-commerce, e pelo menos 15 vagas estão disponíveis no LinkedIn para cargos relacionados a essa iniciativa.

Tiktok vai entrar em comércio eletrônico no Brasil

Usando o Instagram Reels para ter sucesso na rede

A estratégia de vendas in-app consiste em comércio ao vivo, transmissões ao vivo com demonstrações de produtos e serviços e possibilidades de compra in-app, uma versão atualizada do que é feito por empresas como Polishop e Shoptime na TV.

O que é um comércio em Live?

O live commerce é uma modalidade muito popular na Ásia, que agora começa a ter muita relevância nos países ocidentais.

Em um live commerce, os produtos são anunciados durante a programação ao vivo, neste caso no Tiktok, quem estiver assistindo ao vídeo pode clicar no link do produto anunciado e fechar a compra, sem sair da plataforma.

Não será uma missão tão fácil, pois a empresa teve uma experiência parecida no Reino Unido, onde lançou o Tiktok Shop e não teve muito sucesso.

O grande erro da época foi a empresa não ter testado a ferramenta antes do lançamento, por isso esse cuidado de abrir o mercado aqui no Brasil e nos EUA futuramente.

A pergunta que fica é:

-Será que o Tiktok, vai conseguir essa fatia de mercado e ser a principal concorrente dos varejista online?