TikTok é a plataforma em que os profissionais de Marketing pretendem investir mais em 2022

O TikTok se tornou o queridinho dos profissionais de Marketing quando se trata de plataforma de mídia social.

O fenômeno do TikTok

É um tanto irônico pensar que o TikTok, uma rede social cheia de movimento e dinamismo, se tornou uma febre justamente durante a pandemia, um período de estagnação.

Mas essa situação também levou a um resultado, de certa forma, previsível: as pessoas acabaram sentindo falta de viver no movimento. Então, era de se esperar que a demanda por um entretenimento que proporcione essa sensação explodisse.

Nesse contexto, a corporação Zuckerberg precisa agir da forma que melhor sabe fazer quando tem competição: copiar o adversário. E esse comportamento pode nos ensinar bastante sobre o tema principal deste artigo.

Mas antes, vale a pena voltar um pouco no tempo para entender como o TikTok construiu o seu caminho para o sucesso.

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O surgimento e crescimento do TikTok

Muitas pessoas não sabem que o nome original do TikTok é Douyin, um aplicativo criado em 2016 na China. O TikTok ficou famoso somente após a empresa chinesa adquirir outro serviço de mídia social, o Musical.ly, em 2018, e lançá-lo como a versão “internacional” do Douyin.

Desde então, o TikTok só tem crescido, ultrapassando os 2 bilhões de downloads mobile em 2020. A Bloomberg afirma que “o aplicativo de vídeos está no caminho de triplicar a sua receita, alcançando US$ 12 bilhões”.

Qual é a estratégia por trás do TikTok?

Bem, não há como uma empresa alcançar esses indicadores de forma tão rápida e agressiva sem uma boa estratégia. E é exatamente isso que o TikTok fez!

Vamos começar pelos dados demográficos: a plataforma atraiu impressionantes 386,6 milhões de usuários na faixa etária de 18 a 24 anos. Esses usuários também tiveram uma percepção diferente dos anúncios no TikTok, uma vez que parecem mais entretenimento do que uma campanha tradicional de publicidade.

E este é o fator-chave de tamanho sucesso e popularidade: o conteúdo!

anúncios do Facebook e Instagram

TikTok

O TikTok é exclusivamente sobre conteúdo, tanto na mídia paga quanto na orgânica

Não tem outra: se você não entrega originalidade e entretenimento, não vai alcançar o seu verdadeiro objetivo. E sejamos realistas: quem não for original e divertido nas redes sociais é apenas um usuário comum, e não um profissional de Marketing com propósito.

Inclusive, o relatório State of Marketing 2022 tem excelentes insights e previsões sobre Marketing. Esse estudo pode ajudar você a alcançar a originalidade que precisa!

A regra de ouro para conquistar a relevância adequada é pesquisar e entender com qual tipo de conteúdo seu público-alvo engaja no TikTok. Portanto:

  1. Analise se e como sua marca apresentaria o mesmo conteúdo
  2. Liste os principais tópicos e analise como eles conversam com seus produtos ou serviços
  3. Verifique se você tem uma narrativa condizente com a personalidade da sua marca

É assim que você consegue entregar conteúdo relevante e atrativo sem precisa reinventar a roda! Acompanhar e aproveitar as tendências é uma ótima alternativa. Apenas tenha em mente que, se você não vender seu peixe, não vai conseguir resultado — especialmente em 15 segundos.

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Vale a pena investir no TikTok?

Além de criar conteúdo relevante, você deve considerar algumas vantagens e inconvenientes antes de apostar nos anúncios do TikTok. Confira!

Vantagens

  • Não há praticamente nenhuma barreira de entrada para PMEs
  • É possível escalar a produção de conteúdo
  • Você consegue aumentar o seu público

Inconvenientes

  • O ROI é menor comparado com o Facebook
  • O público é predominante jovem
  • Há limitações de formato para a produção de conteúdo

Conclusão

Como vimos, fazer campanhas de publicidade no TikTok não depende somente de ter um orçamento disponível. O verdadeiro ponto de partida é a criação de um conteúdo original, que propicie entretenimento aos usuários.

Por isso, é fundamental dedicar um tempo ao estudo do comportamento dos usuários e mapear dados como preferências, tópicos, gargalos, entre outros. Depois, você precisa analisar as vantagens e inconvenientes da sua campanha para ter uma melhor visão dos seus impactos.

E aí, o que você vai decidir? Pretende investir em campanhas publicitárias no TikTok? Me adiciona no LinkedIn para que possamos conversar sobre o assunto.

Ah, e também estou curioso a respeito das suas impressões sobre o relatório State of Marketing 2022 (em inglês). Aproveite para baixá-lo, é totalmente gratuito!

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