Como trabalhar com os influenciadores certos do Instagram

Quer vender mais no Instagram em 2022? Trabalhar com influenciadores pode ajudá-lo a alcançar mais pessoas certas para seu negócio

Por que você deve fazer parceria com micro-influenciadores no Instagram
Se sua marca é nova no marketing de influenciadores do Instagram, é fácil supor que todos os embaixadores da marca são mais ou menos iguais – ou que aqueles com públicos maiores são automaticamente melhores. Na realidade, os microinfluenciadores estão em uma categoria própria e há muitas razões para procurá-los.

Em comparação com os influenciadores de mídia social de celebridades com uma contagem de seguidores de um milhão ou mais, os microinfluenciadores normalmente têm um público muito menor de 10.000 a 100.000 seguidores. Mas, neste caso, um público menor não significa necessariamente menos resultados.

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Os seguidores de microinfluenciadores tendem a ser altamente engajados. Em vez de consumir passivamente conteúdo de mídia social no feed do Instagram, seus seguidores tendem a curtir, comentar e compartilhar as postagens do Instagram dos microinfluenciadores. Em alguns casos, esse engajamento dos usuários do Instagram se traduz em seguir as marcas que os microinfluenciadores mencionam e comprar os produtos que eles recomendam.

Isso ocorre porque os microinfluenciadores tendem a ser apaixonados e conhecedores de tópicos de nicho. Os seguidores geralmente recorrem a eles por sua experiência e confiam nos conselhos que compartilham. E como os microinfluenciadores têm tamanhos de público mais gerenciáveis ​​do que a média dos principais influenciadores do Instagram, eles geralmente interagem diretamente com seguidores engajados.

Então, você deve considerar um micro-influenciador em vez de um embaixador da marca com um número de seguidores substancialmente maior? Vejamos alguns dos motivos mais convincentes.

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Maior envolvimento
Como regra geral, as taxas de engajamento do influenciador diminuem à medida que o tamanho do público aumenta. Mas isso não significa que escolher influenciadores com as maiores taxas de engajamento (e, portanto, menores públicos) seja a melhor opção.

Os microinfluenciadores oferecem um bom equilíbrio entre a taxa de engajamento e o tamanho do público. Isso significa que você pode se sentir confiante de que seu público-alvo responderá ao conteúdo do influenciador sem se preocupar que o tamanho total do público seja muito pequeno para atingir seus objetivos.

Conteúdo autêntico
Embora muitos influenciadores de nicho sejam criadores de conteúdo profissionais, suas postagens de mídia social raramente parecem excessivamente produzidas. Em vez disso, eles criam conteúdo de estilo de vida relacionável, o que os ajuda a fazer conexões genuínas com seus seguidores.

Embora o conteúdo de microinfluenciadores possa não parecer tão elegante quanto seu conteúdo de marca, isso é uma coisa boa. Muitas pessoas têm dificuldade em confiar nas marcas e os Millennials não gostam de anúncios. Isso significa que o conteúdo que parece autêntico pode ter maior probabilidade de atrair seu público, dependendo da demografia do seu público-alvo.

Tarifas acessíveis
Da complexidade da campanha aos canais de marketing, vários fatores afetam a forma como os influenciadores precificam seus serviços. Na maioria dos casos, o tamanho do público e o alcance potencial são fatores importantes para determinar o custo de uma campanha de marketing de influenciadores.

Isso significa que os micro-influenciadores tendem a ter preços muito mais acessíveis do que o influenciador de celebridades médio. Se você deseja começar com o marketing de influenciadores com um orçamento limitado, a parceria com microinfluenciadores pode ser uma escolha inteligente.

Como encontrar influenciadores do Instagram

Agora você sabe como os micro-influenciadores podem ser úteis para o marketing de sua marca. Então, como você vai encontrar o parceiro de marca certo?

Você certamente pode investir em uma das muitas plataformas de marketing de influenciadores. A maioria são ferramentas completas que fazem tudo, desde identificar influenciadores do Instagram e facilitar propostas até processar pagamentos e fornecer análises.

Mas você também pode lidar com essas tarefas com ferramentas nativas do Meta. Vejamos como começar a usar o aplicativo Instagram e o Meta Business Manager.

Procure por micro-influenciadores no Instagram
Primeiro, procure palavras-chave relevantes no aplicativo do Instagram. Por exemplo, se você está comercializando uma marca de cosméticos, pode começar pesquisando por “influenciador de beleza”. Dê uma olhada nas principais contas que aparecem em sua pesquisa e toque para saber mais sobre cada uma.

Você vai querer analisar alguns fatores, começando com o tamanho da conta. Se você está procurando por microinfluenciadores, provavelmente desejará eliminar influenciadores com mais de 100.000 seguidores.

Em seguida, dê uma olhada na biografia de cada conta. Confirme se a localização deles está na sua área de serviço e certifique-se de que a área de foco deles se encaixe na sua marca. Em seguida, percorra alguns de seus conteúdos recentes. Você não poderá ver todas as métricas de engajamento deles, mas pode usar as interações públicas para avaliar se eles seriam um bom parceiro de marca.

Por exemplo, é útil verificar a qualidade dos comentários. Eles parecem vir de pessoas reais com respostas ou perguntas genuínas? Ou eles soam como se fossem de contas automatizadas? O influenciador responde ao engajamento genuíno ou deixa os comentaristas pendurados?

Navegue pelas hashtags de influenciadores do Instagram
Depois de percorrer as principais contas da sua palavra-chave, verifique os resultados da pesquisa de hashtag. Na guia Tags, você encontrará hashtags relacionadas que podem ajudá-lo a ajustar sua pesquisa. Por exemplo, você pode descobrir que “blogueiros de beleza” e “hacks de beleza” têm muito conteúdo relevante.

Você encontrará muito conteúdo de alto desempenho nas hashtags mais populares. Mas não ignore hashtags com menos de 500.000 postagens. É provável que você encontre alguns micro-influenciadores nessas hashtags mais de nicho. Toque em qualquer hashtag promissora para ver o conteúdo principal relacionado ao tópico e pesquise cada um dos influenciadores do Instagram usando o mesmo fluxo de trabalho acima.

Se você encontrar algum candidato promissor, use seus perfis no Instagram para encontrar ainda mais micro-influenciadores. Toque no botão de adição abaixo da biografia para ver contas semelhantes e, em seguida, toque para dar uma olhada nas sugestões.

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Verifique seus seguidores no Instagram

É fácil supor que você precisa olhar para fora do seu público existente para encontrar micro-influenciadores. Mas se sua marca publica regularmente um ótimo conteúdo no Instagram, há uma chance de que os influenciadores do Instagram já estejam seguindo você.

Para encontrá-los, dê uma olhada nas contas que frequentemente comentam seu conteúdo ou enviam DMs. Toque para verificar seus perfis e ver se eles têm potencial de influência. Se sim, você já tem uma vantagem inicial na próxima etapa.

Conheça os potenciais parceiros de marca
Ao identificar potenciais parceiros de marca, trabalhe para conhecê-los. Ao seguir as contas deles, toque em para adicioná-los à sua lista de Favoritos. Dessa forma, você terá mais chances de ver o conteúdo deles em seu feed. Ao preencher sua lista, você também pode tocar para selecionar seu feed de Favoritos e visualizar exclusivamente o conteúdo do influenciador.

Antes de lançar uma parceria, é útil formar um relacionamento com potenciais candidatos. Você pode fazer isso deixando comentários genuínos e não comerciais em seu conteúdo. Quando chegar a hora de lançar uma campanha, sua mensagem não será uma surpresa, o que pode ajudar a aumentar a chance de receber uma resposta positiva.

Como planejar campanhas com influenciadores do Instagram

Agora você tem uma lista de candidatos em potencial e começou a criar relacionamentos com microinfluenciadores em seu setor. Então, como você transforma sua pesquisa em parcerias? Siga as etapas abaixo para mapear campanhas de microinfluenciadores.

Definir metas de campanha
Como todas as campanhas de marketing de mídia social, as parcerias com microinfluenciadores devem ter objetivos específicos. Os objetivos definidos fornecem uma melhor compreensão do valor que você pode obter de uma campanha e ajudam a prever como os microinfluenciadores contribuiriam para metas de marketing maiores.

Objetivos comuns para parcerias com microinfluenciadores incluem:

Expandindo sua base de clientes: ao apresentar sua marca ao público deles, os microinfluenciadores podem aumentar o reconhecimento de seus produtos e serviços e ajudá-lo a ganhar mais seguidores no Instagram.
Conseguir mais assinantes: o crescimento do público do Instagram é ótimo, mas os microinfluenciadores também podem ajudá-lo a atrair mais assinantes de e-mail, o que pode ser ideal para obter clientes em potencial em seu funil.
Aumentar as vendas e a receita: os microinfluenciadores também podem ajudá-lo a atingir metas de funil inferior, como vendas. Códigos promocionais e URLs personalizados são ótimos para atribuir vendas a parceiros de marca específicos.
A princípio, você pode não saber quantos resultados pode esperar de uma parceria. É sempre uma boa ideia perguntar a potenciais parceiros de marca que tipo de resultados suas campanhas anteriores alcançaram. Ao coletar dados de suas próprias campanhas, você pode começar a definir referências realistas.

Decidir sobre um orçamento
Em seguida, decida quanto você deseja gastar no marketing de influenciadores do Instagram. Como as taxas provavelmente variam de influenciador para influenciador, é útil pensar no seu gasto total. Dessa forma, você pode alocar extras conforme necessário para influenciadores mais caros.

Não tem certeza de quanto orçamento? Considere seus objetivos e pense sobre o que eles valem para sua organização. Por exemplo, você pode calcular quanto vale um novo seguidor ou a aquisição de um novo cliente. Então você pode trabalhar para trás para estimar seu orçamento total.

Não tem certeza se seu orçamento é realista? Adote uma abordagem flexível. Você sempre pode pedir aos influenciadores suas taxas e ajustar seu orçamento e expectativas de acordo.

Criar resumos de campanha
Como criadores experientes, os micro-influenciadores geralmente têm muitas ótimas ideias para campanhas de marketing. Você certamente pode confiar neles para orientar os aspectos criativos de suas campanhas. Mas é uma boa ideia dizer a eles o que você gostaria que a campanha realizasse.

Um resumo típico de campanha de microinfluenciadores discute:

A marca, incluindo uma introdução com pontos básicos de discussão
O produto ou serviço a ser destacado, incluindo recursos e especificações
A oferta, incluindo links de sites e códigos de desconto
O escopo, incluindo os canais de mídia social e o número de postagens do Instagram
O prazo, incluindo datas potenciais para o conteúdo ser publicado
A maioria dos resumos de campanhas de influenciadores também inclui sugestões para tipos de conteúdo, como:

Revisão de produtos
Sugestões de estilo
Receitas originais
Conteúdo de estilo de vida
Tutoriais
Sorteios
Apresente micro-influenciadores
Depois de definir todos os detalhes de sua campanha, você estará pronto para apresentar os microinfluenciadores da sua lista. Certifique-se de verificar a biografia do Instagram do influenciador, pois muitos especificam seu método de contato preferido para propostas. Se eles preferirem e-mail, você pode clicar no botão E-mail em sua biografia para contatá-los diretamente.

Em outros casos, você pode lançá-los via Instagram Direct. Em seguida, vá para o Business Suite para gerenciar a conversa. No Business Suite, você pode adicionar rótulos para encontrar facilmente conversas ativas com microinfluenciadores.

Parceiros de marca pré-aprovados
Quando os microinfluenciadores promovem sua marca no Instagram, a plataforma exige que eles a marquem como conteúdo de marca. Quando eles usam a ferramenta de conteúdo de marca do Instagram, uma tag de parceria paga aparece automaticamente em seu nome de usuário, identificando sua marca como patrocinadora.

Em alguns casos – especialmente com Instagram Lives patrocinados – a plataforma exige que as marcas pré-aprovem influenciadores para conteúdo de marca. Não importa o tipo de conteúdo que você está planejando, é sempre uma boa ideia pré-aprovar qualquer influenciador com quem você planeja fazer parceria. Assim, eles podem encontrar facilmente sua conta e evitar atrasos na publicação.

Para pré-aprovar parceiros de marca, abra as configurações da sua conta do Instagram. Toque em Negócios e vá para Conteúdo de marca. Em seguida, toque em Aprovar criadores de conteúdo e pesquise os microinfluenciadores que deseja adicionar. Quando eles adicionarem o rótulo de parceria paga ao conteúdo, eles verão sua conta na lista de parceiros de marca aprovados.

Onde monitorar os resultados das parcerias com microinfluenciadores
Após o término da campanha, alguns microinfluenciadores podem fornecer métricas para ajudá-lo a entender o sucesso da campanha. Mas quando você executa campanhas de influenciadores no Instagram, não precisa esperar que seus parceiros de marca compartilhem métricas. Em vez disso, você pode usar uma combinação do Estúdio de Criação e do Google Analytics.

Onde encontrar análises de microinfluenciadores no Estúdio de Criação
Para visualizar as métricas do Instagram relacionadas à sua parceria, acesse o Estúdio de Criação e abra a guia Monetização. Clique em Meta Brand Collabs Manager e vá para a guia Conteúdo.

Se você não vir nenhuma postagem de influenciador em sua conta do Instagram, clique para verificar a guia Meta Brand Collabs Manager da sua página do Facebook vinculada. O Estúdio de Criação pode colocar conteúdo de marca do Instagram e do Facebook na guia Monetização da sua página do Facebook, mas você pode ver as mesmas métricas, não importa onde o conteúdo chegue.

Conclusão
A parceria com microinfluenciadores pode ser uma maneira útil e econômica de promover sua marca, produtos e serviços. Com os fluxos de trabalho acima, você pode encontrar os microinfluenciadores certos para sua marca, desenvolver parcerias de curto ou longo prazo e acompanhar os resultados para entender melhor o valor que essas campanhas criam.

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