Saiba como funciona o Algoritmo do Instagram

Saiba como funciona o Algoritmo do Instagram

Ao entender como o algoritmo do Instagram funciona, podemos explorar as possibilidades dessa plataforma e criar a estratégia correta para seu perfil.

Muito se fala sobre o algoritmo do Instagram desde aquela mudança lá de 2016, quando a rede social definiu que não apresentaria as atualizações mais recentes no topo do feed.

Isso fez com que os usuários deixassem de ver os posts em ordem cronológica – partindo do mais recente para o mais antigo – para visualizar primeiro as publicações mais relevantes, conforme os critérios determinados pelo algoritmo.

Desde então, diversos fatores foram levados em consideração na hora de disponibilizar os posts no feed, a sequência de Stories e o conteúdo da aba Explorar de cada usuário. Confira neste post quais são eles!

O Instagram, vem causando muitos debates entre os usuários, sobre este tema, pois há algum tempo deixou de seguir a ordem cronológica na exibição das fotos no feed.

Relatos sobre o algoritmo do Instagram

Segundo alguns usuários, principalmente aqueles que dependem da plataforma como forma de trabalho, como marcas ou os conhecidos “influencers”, as publicações não são mais entregues a todos que os seguidores no Instagram.

Nos últimos anos, esta, que é uma das maiores redes sociais do mundo, sofreu algumas alterações. Não só na apresentação do feed para os usuários, mas em melhorias e recursos. Sendo assim, temos praticamente três redes sociais em uma: Feed, Stories e IGTV. A primeira grande mudança que impactou a maneira das marcas trabalharem, foi a apresentação deixar de privilegiar a ordem cronológica para focar no conteúdo.

Saber como funciona o algoritmo do Instagram é fundamental para quem deseja usar esta rede social como uma ferramenta de marketing eficiente.

Podemos dizer sem medo de errar que sem compreender o funcionamento dessa ferramenta do Instagram, dificilmente você conseguirá desenvolver uma estratégia de marketing que fortaleça a relevância do seu perfil e o alcance orgânico de suas publicações.

Com uma audiência de mais de 800 milhões de usuários no mundo todo, é necessário conhecer muito bem de que forma as postagens são distribuídas e para isso é necessário saber como funciona o algoritmo do Instagram.

Como funciona o algoritmo do Instagram

Instagram é atualmente uma rede social orientada por um algoritmo desde março de 2016, abandonando a atualização do timeline por ordem cronológica, adotada desde o início dessa rede.

Nos primeiros seis anos de vida, o Instagram era um simples feed cronológico reverso de posts das contas seguidas por cada usuário. Quando você fazia login em sua conta no Instagram, via sempre as postagens mais recentes primeiro. Não importava se eles eram do seu melhor amigo ou da sua marca favorita.

Quando o feed do Instagram passou a ser gerido por um algoritmo a “grita” foi geral, mas o Instagram afirma que desde que o algoritmo foi implementado, as pessoas têm gostado e comentam mais fotos e tendem a se envolver com a comunidade de maneira mais ativa.

Na verdade, o Instagram diz que desde esta mudança, os usuários passaram a ver 90% das postagens de seus amigos e familiares, em comparação com 50% antes do algoritmo de feed ser introduzido.

Para garantir que a pessoa vai ver apenas o que para ela é mais relevante, buscando a melhor experiência do usuário, o algoritmo do Instagram utiliza alguns sinais que o levam a determinar se a postagem deve ou não ser exibida no timeline daquela pessoa.

Se você seguir as mesmas contas de outra pessoa, mas interagir com o conteúdo de maneiras diferentes, o algoritmo do Instagram fará previsões diferentes sobre o conteúdo que você deseja ver. O seu feed é sempre exclusivo para você.

O que é o algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios e cálculos que são realizados automaticamente para determinar quais posts devem aparecer para cada usuário e em que ordem.

O intuito da rede social é fazer com que os usuários aproveitem ao máximo o seu tempo na plataforma, com um feed personalizado, focado na tão desejada experiência do usuário.

É claro que também tem o fator comercial, já que o algoritmo faz com que as pessoas passem mais tempo na rede social e, consequentemente, consumam mais anúncios.

Recentemente, a própria rede social divulgou inúmeros dados que são analisados para definir o que é, de fato, relevante para aparecer cada usuário dividindo por categorias:

  • Feed e Stories;
  • Explorar;
  • Reels.
algoritmo do Instagram

O algoritmo do Instagram leva em conta três fatores principais:

  • Interesse: O algoritmo, faz uma análise em tempo real dos posts e prevê o que é mais importante baseado no histórico de cada usuário.
  • Novas publicações: O Instagram, dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
  • Relacionamento: Consiste em o quão engajado você está com o perfil que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.

No Instagram, temos três tipos de contas (perfis da rede social): Pessoal, Comercial e Criador de Conteúdo.

O Instagram, explica que o tipo de conta não altera em nada com relação ao alcance e engajamento.

A regra do algoritmo é muito simples, na verdade. O Instagram tem como foco que o usuário encontre o que tem maior interesse ou desejo, com prioridade. 

Como o algoritmo do Instagram, impacta as marcas?

Sabemos que as redes sociais, são uma das mais importantes estratégias online para as marcas atualmente. Elas são importantes canais para marketing e vendas, divulgação de conteúdo autoral, contato e atendimento ao cliente.

Entender as particularidades de cada rede, é fundamental para realizar um bom trabalho e conseguir resultados positivos para os objetivos do seu perfil.

O algoritmo do Instagram, deixa muito claro a intenção da rede em criar um ambiente propício a proximidade entre marcas e usuários.

Basicamente, o impacto do algoritmo para as marcas, é que elas precisam esforçar-se para ser relevantes para sua audiência.

1. Informações sobre a postagem

O Instagram considera a popularidade do post (curtidas, comentários, salvos etc) e outras informações sobre o conteúdo, como quando ele foi postado e qual a sua duração (no caso de vídeos) e qual a sua localização.

2. Informações sobre a pessoa que postou

O critério avaliado aqui é a importância daquela pessoa para o usuário. Para identificar o quão interessante um perfil pode ser para o usuário, a rede social avalia a quantidade de interação com o perfil nas últimas semanas.

3. Atividade do usuário

Em atividades, o Instagram detecta os principais interesses do usuário para priorizar o tipo de conteúdo que será mostrado primeiro. Essa análise é feita com base em alguns sinais como a interação do usuário com determinadas publicações, quantos posts foram curtidos etc.

4. O histórico de interação com outro perfil

Para entender o quão interessado o usuário está em determinado perfil, o algoritmo analisa se as duas partes comentam ou não nas postagens entre si.

Após identificar esses sinais, o algoritmo faz uma série de previsões sobre a probabilidade de interação do usuário com publicação de maneiras diferentes. No Feed, por exemplo, as interações avaliadas são comentários, curtidas, salvos e toques na foto do perfil.

Alguns critérios são levados em consideração para restringir o conteúdo, como postagens da mesma pessoa em sequência, os Stories que foram compartilhados do Feed, entre outros.

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Sinais secundários usados pelo algoritmo do Instagram

Os três principais sinais acima formam o núcleo do algoritmo Instagram, mas também existem outros fatores secundários que precisam ser levados em consideração:

  • Frequência de uso – Se você abrir o Instagram várias vezes por dia, sempre verá postagens recentes. Se você abrir o aplicativo apenas uma vez por semana, poderá ver postagens com alguns dias.
  • Quantidade de perfis seguidos – Se você seguir apenas algumas pessoas, o algoritmo não tem muito conteúdo para trabalhar, portanto, você poderá ver mais das postagens de cada pessoa. Se você seguir milhares de pessoas, talvez não veja postagens de todos e não verá muitas postagens de uma pessoa.
  • Uso do aplicativo – A forma como você usa o Instagram envia sinais sobre quanto conteúdo o algoritmo deve mostrar. Se você tende a olhar apenas para o aplicativo por alguns instantes, o algoritmo carregará seu feed com conteúdo que considera prioritário.

Recência

Neste parâmetro, o algoritmo de classificação do Instagram leva em consideração a questão da temporalidade, ou seja, o Instagram vai qualificar melhor as postagens mais recentes, pois ele sabe que as pessoas gostam de ter informações atualizadas em seu timeline.

Na verdade, o Instagram anunciou em março de 2018 que estava atualizando o algoritmo justamente para garantir que as postagens mais recentes tenham maior probabilidade de aparecer primeiro no feed, pois desta forma o conteúdo será mais recente e as pessoas não perderão as postagens que mais gostam.

É importante deixar claro que o critério de Recência não significa que você deva postar alucinadamente para garantir que seu post esteja sempre aparecendo para as pessoas. Esse é um dos grandes mitos sobre o Instagram que muitas pessoas ainda insistem em acreditar.

O que isso significa para as marcas: É importante descobrir o melhor momento para postar no Instagram para garantir que suas postagens sejam “recentes” quando seus seguidores estiverem online. Isso exigirá de você a realização de algumas análises e testes em seu perfil, já que não existe um número que seja comum a todos os perfis.

Engajamento

O engajamento que uma postagem recebe indica seu potencial para engajar mais pessoas na rede. Por isso, a chance de posts com muitas curtidas e, principalmente, comentários, serem exibidos para mais usuários é maior, principalmente posts que recebem muito engajamento nos primeiros instantes de sua postagem.

automação Instagram

Quebrando o Mito dos 30 minutos.

Apesar da temporalidade ser um fator importante para o algoritmo do Instagram, isso não significa que os primeiros 30 minutos são fatídicos para definir a performance do seu post.

Ou seja, este mito, não é verdadeiro.

O importante aqui, não é ficar analisando as métricas assim que publica um post. O que você deve fazer, é analisar o comportamento do seu público para descobrir quando é a melhor hora para publicar.

Faça uma boa bio

Uma boa bio para o Instagram deve oferecer informações completas sobre sua marca, esclarecendo para o usuário o que ele precisa saber, como: descrição da marca, site, contato (email, telefone, WhatsApp), endereço (em caso de negócios locais) e outras informações relevantes para as particularidades do seu negócio. A bio deve ser objetiva, clara e não pode ser muito longa.

E por que isso importa?

Uma boa bio garante que as pessoas sempre recorram ao seu perfil para acessar as informações da sua marca. Ou seja, elas buscarão seu perfil na barra de busca ou sempre acessá-lo, o que é um sinal positivo para o algoritmo.

Relacionamentos

Você já deve ter percebido que os posts de amigos mais próximos ou de suas marcas preferidas sempre aparecem logo que você abre o aplicativo, não é mesmo?

Isso tem um motivo: o Instagram analisa os perfis com os quais você se relaciona mais para entender a relevância das postagens feitas para a sua experiência.

Como essa análise é feita? Por meio dos comentários que você faz, de quem você busca no aplicativo e até mesmo das postagens e Stories que você compartilha com outros usuários.

O histórico de interação com a pessoa que postou

Ao contrário do que acontece no Feed e nos Stories, no Explorar o algoritmo compartilha publicações de perfis que o usuário não conhece, porém que já interagiu com publicações parecidas.

algoritmo do Instagram

Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?

Realize as postagens nos melhores horários. Ou seja, quando os seus seguidores acessam a plataforma.

Entenda a preferência de seu público e ofereça conteúdos de qualidade. Com o intuito de gerar um relacionamento duradouro com seus seguidores no Instagram.

Crie postagens que os usuários queiram compartilhar, despertando o desejo.

Produza boas imagens e vídeos.

Use o Instagram Stories.

Descubra os melhores horários de postagem

Descobrir o horário de postagem significa entender qual horário mais seguidores acessam o aplicativo.

Isso é fundamental para garantir o engajamento inicial do post que, como já falamos, é um dos fatores que fazem com que o algoritmo interprete positivamente a postagem e mostre-a para mais usuários.

Atenção: para descobrir os melhores horários de postagem, é importante fazer testes e analisar o comportamento da sua audiência.

Além disso, o melhor horário de postagem pode variar de acordo com o tipo de conteúdo. Talvez um infográfico performance melhor em um horário diferente que um vídeo, por exemplo.

Evite excessos de posts.

O algoritmo do Instagram, da preferência à qualidade ao invés de quantidade. Isso força o usuário, a pensar e planejar muito bem seu post, antes de publicá-lo. O usuário que postar muito pode ser considerado um spam e irá perder visualizações em uma escala maior e mais rapidamente. Prefira posts com informações relevantes, com imagens que chamem a atenção dos seus seguidores no Instagram e façam com que ele, literalmente, curta e comente a sua publicação. Só assim você continuará na linha do tempo dele.

Considere usar influenciadores digitais

Fazer parcerias com influenciadores que tem um público relevante para o seu negócio e interessado nele pode trazer novos seguidores, fazer com que as pessoas acessem seu perfil e até mesmo conectem-se com sua marca por meio dos comentários ou mensagens diretas.

Esses sinais de interação e o aumento do engajamento podem ser pontos positivos para o algoritmo.

Porém, lembre-se sempre: não escolha influenciadores pelo número de seguidores, e sim pela identificação com os valores da marca e o potencial de atingir seus objetivos de negócio.

Crie conteúdo que as pessoas falam sobre (e queiram compartilhar)

O Instagram valoriza não apenas conteúdo que engaja os seguidores, mas também conteúdos que despertam o desejo de compartilhar.

Sinais importantes de conteúdos relevantes são as marcações de outros usuários em comentários e o compartilhamento privado (por meio das mensagens diretas) de posts e stories. Isso mostra que as pessoas consideram suas postagens relevantes a ponto de convidarem outras a vê-las!

As dicas nesse tópico valem para o anterior: crie conteúdo relevante e o compartilhamento será uma consequência. Outra boa tática é fazer postagens que levem as pessoas a pensarem em amigos e familiares.

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Use hashtags para melhorar o algoritmo do Instagram

As hashtags, são importantes elementos do Instagram, pois ajudam a comunidade a conectar-se. Com o novo recurso do Instagram, que permite que os usuários sigam hashtags, isso fica ainda mais evidente.

Mas cuidado! Não basta colocar todas as hashtags na sua postagem de uma só vez. Para usar a hashtag na rede social, procure pelas que tenham similaridade com seu nicho de mercado.

algoritmo do Instagram

Vantagens de automatizar perfil.

O Maisgram oferece um serviço de automação para Instagram.

Ele ajuda a ampliar sua visibilidade e engajamento para alavancar seu perfil na rede social.

O sistema, vai atrair pessoas que realmente se interessam pelo seu perfil, e você ainda escolhe o público para as interações.

O sistema irá fazer o seu perfil, interagir com outros perfis e isso pode chamar a atenção de outros usuários, que podem interagir de volta.

Com as atualizações do algoritmo do Instagram, você já vê resultados rapidamente em seus Stories, até mesmo, durante o teste grátis!

Conheça e entenda seus seguidores

Saber quem são seus seguidores é fundamental para oferecer a eles o que eles buscam. Entenda o perfil de quem acompanha sua marca, ou seja, conheça sua persona e entenda quais as particularidades de seu comportamento quando se trata do Instagram.

Uma boa forma de fazer isso é usando o Instagram Insights, que permite descobrir informações demográficas como gênero, idade e localização. Ele também permite entender o impacto de suas postagens e quem está sendo impactado.

Gere engajamento ativo e passivo

Do ponto de vista do algoritmo do Instagram, esta é a grande métrica de relevância, por isso capriche em seu conteúdo, alternando publicações, Stories e outros recursos para incentivar o engajamento dos seus seguidores, no que chamamos de engajamento passivo.

Além disso, o algoritmo do Instagram também percebe o engajamento ativo, ou seja, seu perfil participando da comunidade, curtindo publicações dos seus seguidores, fazendo comentários e menções ao perfil deles.

É um engano acreditar que somente o engajamento passivo impacta o algoritmo do Instagram. Ele quer incentivar a atividade na rede, e por isso, é de se presumir que o engajamento ativo também seja levado em consideração.

Invista nos vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo são um adicional valioso do Stories. Quando você inicia um vídeo ao vivo, todos seus seguidores são notificados sobre sua atividade. Além disso, é um sinal para o algoritmo que você está empenhado em usar a rede e convidando seguidores a fazer o mesmo.

Explorar a possibilidade de histórias em conjunto com outros perfis pode também ser interessante para trazer novas pessoas e experiências relevantes para seus seguidores, além de aparecer para mais pessoas, já que a notificação é mostrada para os seguidores do outro perfil também.

Mantenha seu perfil ativo para ter o algoritmo do Instagram a seu favor

Como o algoritmo do Instagram tem entre seus parâmetros a Recência, é aconselhável que você mantenha a frequência de suas publicações, em um nível de atividade que seja relevante no seu segmento.

A criação de um calendário editorial ajuda bastante nessa área, pois ajuda a organizar suas publicações e calibrar a constância de suas publicações, mas cuidado para não confundir constância com frequência.

Não adiantará de nada você sair por aí publicando freneticamente em seu perfil, se estas publicações não tiverem qualidade, pois elas não vão gerar engajamento e o resultado é um impacto negativo sobre o algoritmo do Instagram.

Tenha uma boa taxa de respostas rápidas para melhorar o algoritmo do Instagram

Complementando a dica acima… Quando você responde os comentários ainda recentes, você gera mais engajamento pro seu post de forma indireta. Assim, o algoritmo do Instagram entende que aquela postagem está sendo relevante em pouco tempo. Ótimo, né?

Isso também ajuda a criar um relacionamento com o público, o que é incrível para a reputação on-line.

Ah, e como os comentários são (MUUUUITO) importantes, invista em posts que instigam os seguidores a marcar um amigo, dar uma opinião, contar uma história, etc.

Você achou que o famoso “marque aqui um amigo que te deve uma pizza se não responder em cinco minutos” fosse só uma brincadeirinha boba, é? Sabe de nada, inocente. 😜

Use e abuse dos directs

Incentivar os seguidores a falarem com o perfil por DM (Direct Message ou Mensagem Privada) vai mostrar para o Instagram a relevância dele pela interação. Afinal, o algoritmo quer muito saber com quem todo mundo conversa no privado.

Esse critério tem um peso bem importante. Então, ao falar com os seguidores por lá, as chances de aparecer primeiro no feed deles é maior.

Uma boa forma de otimizar o seu tempo respondendo mensagens privadas é centralizar as conversas em uma só ferramenta de redes sociais. Assim, você gerencia diferentes mensagens de vários canais na mesma tela. 😉

Sabemos também que nem sempre dá para garantir o alcance que você deseja só com posts orgânicos.

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Qual a frequência de atualização do algoritmo do Instagram?

Por ser baseado em uma ferramenta de Machine Learning, o algoritmo do Instagram está constantemente sendo atualizado e melhorado a partir dos novos dados adquiridos.

O tipo de conta impacta no rankeamento nos feeds no Instagram?

Não, a rede não favorece conteúdos provenientes de contas de negócios e perfis verificados. No entanto, se você interage mais com esse tipo de conteúdo, é lógico que ele aparecerá com mais frequência em seu feed.

Os vídeos são priorizados no feed em comparação com outros tipos de conteúdo?

Não favorecemos fotos em detrimento de vídeos universalmente. Os feeds são customizados por cada usuário, então isso realmente depende de como e quais conteúdos ele consome na rede. Se é alguém que consistentemente assiste vídeos no Instagram, isso será refletido em seu feed.

Grupos de troca de curtidas realmente ajudam a aparecer mais vezes no feed?

Autenticidade e transparência são fatores-chave para a construção do engajamento e sucesso na rede. Essas tentativas de enganar o algoritmo podem ter pequenos resultados no curto prazo, mas esse não é o melhor caminho para o sucesso a longo prazo.

Somado a isso, por ser um algoritmo baseado em Machine Learning, o algoritmo é capaz de aprender novos padrões e identificas essas trocas artificiais.

O futuro do algoritmo do Instagram: o que vai mudar?

Embora saiba-se muito sobre o algoritmo do Instagram, vários aspectos continuam um mistério, inclusive o que podemos esperar de mudanças.

Certo é que os algoritmos de todas as redes sempre têm alterações e com o Instagram não é diferente. Algumas mudanças ocorreram em 2018, outras são meras previsões… O que será que podemos aguardar para este ano?

Alcance orgânico ainda menor no Instagram

Como todas as redes, parece que o Instagram também segue a regra de diminuir o alcance orgânico.

Análise do seu engajamento

Falamos muito aqui sobre o engajamento dos seguidores em seus posts. Mas e o seu engajamento? Bom, parece que esse vai ser um critério do algoritmo também.

O Instagram pode começar a analisar se você está interagindo com seus seguidores, causando impacto positivo.

Por isso, lembre-se sempre de responder seus seguidores, tanto nos comentários quanto nas mensagens diretas, além de seguir hashtags e perfis relevantes do seu nicho, interagindo com eles.

Outra boa prática é responder as marcações da sua empresa em postagens e Stories, o que indica um alto nível de engajamento e preocupação em interagir com a rede.

Menos hashtags

Lembra o que falamos sobre o bom senso no uso das hashtags? Bom, isso pode ser cada vez mais observado pelo Instagram ao analisar marcas. Hashtags em excesso podem ser motivo de punição.

Para uma recomendação numérica, aconselhamos manter-se em aproximadamente 5 hashtags.

Hashtags devem estar na legenda

Essa pode ser uma das mudanças mais impactantes no algoritmo quando o assunto são hashtags.

Se antes a recomendação era o uso de hashtags no primeiro comentário da postagem, agora parece que a mudança aponta no sentido contrário: colocá-las na legenda. As hashtags em comentários não aparecerão mais nos resultados da busca.

Evitar alterações nos posts nas primeiras 24 horas

Evite alterações na legenda e marcações do post. Alterações nas primeiras 24 horas da postagem podem ser interpretadas como pontos negativos para o algoritmo, o que pode prejudicar o alcance orgânico.

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