Dicas de engajamento em video no TikTok

Aprenda como atingir o maior objetivo dos usuários, que é fazer o perfil bombar e obter as melhores taxas de engajamento em video no TikTok

Por que você deve estar no TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais engajadas e de crescimento mais rápido dos últimos anos. Mas alguns profissionais de marketing, criadores e gerentes de mídia social demoraram a adotá-lo e criar contas do TikTok.

Por quê? Principalmente porque é desconhecido. O TikTok se concentra em vídeos de formato curto mais do que qualquer outra rede. Ele também usa um layout exclusivo – mostrando aos usuários a página de descoberta Para você em vez de um feed inicial – e tem seu próprio estilo exclusivo que se concentra em efeitos de áudio e autenticidade. Os profissionais de marketing precisam pensar um pouco diferente quando planejam e publicam conteúdo na plataforma.

Produza conteúdos originais

Assim como em outras mídias sociais, como Instagram e YouTube, a produção de conteúdo original é essencial para obter sucesso com o público e ter engajamento em video no TikTok.

Portanto, para alavancar o perfil, inovação é a palavra de ordem! Ao invés de mergulhar em todas as tendências, defina as que fazem mais sentido para a conta. Aposte em seus diferenciais ou os da marca, pense em possíveis tutoriais e (por que não?) lance seus próprios desafios.

Seja direto

Os usuários têm conteúdo infinito para navegar no TikTok, por isso não vão investir tempo no seu anúncio se não virem imediatamente o valor associado a ele. Você precisa entregar o valor antecipadamente.

Isso não significa lançar o seu produto imediatamente, significa dar ao usuário o que ele quer, para que continue vendo o vídeo. É isso que chamamos “prender” o espectador. Você pode fazer isto:

  1. entregar entretenimento imediatamente (começando o vídeo com um gatinho fofinho);
  2. dizer ao usuário o que ele vai receber (“Mind-blowing… assista até o fim!”);
  3. oferecer um incentivo (como um cupom de desconto).
engajamento em video no TikTok

Participe dos desafios da plataforma

Falando nisso, os desafios são uma febre na plataforma — tanto que têm uma aba exclusiva para reunir os vídeos dos usuários que participam deles.

Como vender mais e melhor

Ao participar também e marcar as hashtags certas, você tem mais chances de se destacar. Mas lembre-se: esse não é o único caminho para aumentar seu engajamento no TikTok. Afinal, o conteúdo original conta muito, como dissemos anteriormente.

Encontre seu nicho
Quando se trata de alcançar seu público no TikTok e ter engajamento em video no TikTok, você quer ser o mais específico possível.

Criar conteúdo sobre “fitness” não é suficiente. Se você puder restringir seu nicho a algo mais descritivo, como “dicas de fitness para novas mães”, será muito mais fácil encontrar sua comunidade.

Como ter Stories no Instagram atrativos

Entretenha o público para ter engajamento em video no TikTok

Ao contrário de outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp, os usuários do TikTok o acessam para serem entretidos — e, muitas vezes, quando têm apenas alguns minutos de pausa no trabalho ou no trânsito.

Isso significa que eles não querem ver uma entrevista com o diretor executivo de uma empresa. Mas talvez queiram ver uma demonstração de um produto ao som de uma música cativante. Abuse de humor, suspense, choque e narrativa nos vídeos para manter os espectadores colados à tela.

Tenha um bom mindset para conseguir engajamento em video no TikTok

Entre em uma mentalidade de criador
Qual é a mentalidade do criador no TikTok? Menos pensamento, mais postagem!

Lembre-se, a rede social é o lugar perfeito para testar novas ideias e ver o que tem mais alcance e ter engajamento em video no TikTok.

É fácil desacelerar nas mídias sociais cedendo à síndrome do impostor, comparando-se com os outros ou se preocupando com o julgamento da comunidade.

Muitas vezes, o melhor conteúdo acontece quando você sai da sua zona de conforto. Em vez de tentar fazer algo impecável, apenas divirta-se. Fique animado para postar seu conteúdo e descobrir a resposta.

Como gravar reels no Instagram fazendo dublagem?

Utilize CTAs clicáveis

Essa é outra forma de dar o que o usuário quer rapidamente. Não o faça esperar pelo clímax. Dê a ele a oportunidade de clicar imediatamente, especialmente se o vídeo for curto e eficaz.

Uma call to action, ou chamada para ação (CTA), clicável define claramente o próximo passo na viagem do cliente, oferecendo uma forma de expandir o engajamento com a sua marca. Apenas se certifique de que a página de destino tem o mesmo sentimento e atração que o vídeo.

comprar visualizações no reels Instagram

Use hashtags que façam sentido

Outro ponto importante para um bom engajamento no TikTok é o uso de hashtags para aumentar o alcance dos vídeos, facilitando que eles sejam encontrados por usuários interessados em temas relacionados aos seus conteúdos.

Dúvidas sobre quais utilizar? O próprio app entrega sugestões e informa a quantidade de vezes que cada termo foi usado. No entanto, tenha atenção: hashtags muito utilizadas podem tornar a concorrência maior e dificultar que seus vídeos sejam encontrados.

Use as emoções dos usuários a seu favor para ter engajamento em video no TikTok

Os três E’s do conteúdo de vídeo de formato curto
A chave para o engajamento do TikTok é criar conteúdo que as pessoas valorizem. Ele atende a uma necessidade ou desejo deles, para que eles assistam até o fim e compartilhem com os outros.

Quando você está criando conteúdo de vídeo de formato curto, há três tipos de valor para focar. Vamos chamá-los de três E.

Valor educacional. Muitas pessoas usam o TikTok como um lugar para aprender. Truques de vida, fatos pouco conhecidos, dicas de culinária, conselhos de fitness… se você tem conhecimento especializado, as pessoas querem ouvir sobre isso.
Valor de entretenimento. O conteúdo de vídeo de formato curto é projetado para hits rápidos de dopamina. Você quer fazer as pessoas rirem ou sorrirem o mais rápido possível. Mostre-lhes algo engraçado, surpreendente ou emocionante!
Valor emocional. O terceiro E em nossa lista remonta à autenticidade. As pessoas querem sentir uma conexão emocional genuína com o que assistem, então seja honesto. Não fique tentado a criar conteúdo corporativo sem coração.
Você pode estar se perguntando qual desses valores é mais importante.

A resposta varia de acordo com sua marca e sua estratégia geral de conteúdo. Mas quanto mais valor você puder incluir em cada vídeo, melhor. Se você pode criar conteúdo educacional com um sorriso ou entreter as pessoas enquanto diz algo genuíno, você é um vencedor e terá engajamento em video no TikTok.

Quer ampliar seus resultados e comprar visualizações para TikTok ? Confira nossos planos.

Blog Maisgram