O marketing digital pode ser usado em diversas esferas das redes sociais para alavancar uma empresa
O marketing digital está em todas as esferas das redes sociais. Dessa maneira, é possível utilizar de estratégias importantes para alavancar uma micro ou pequena empresa e torná-la muito mais profissional na visão do público. Portanto, foram separadas algumas dicas pontuais que servem para todo e qualquer tipo de negócio, a fim de tornar mais eficiente, credível e de autoridade qualquer tipo de negócio.
Dicas práticas para adotar no Instagram da empresa
Micro e pequenas empresas concorrem em uma terra de gigantes no marketing digital. Assim, é preciso fazer a criatividade aflorar além do limite, para garantir a atenção de potenciais usuários que venham a se tornar clientes fidedignos daquele determinado negócio.
Algumas dicas podem ser facilmente aplicadas no dia a dia da empresa, sem onerar grande tempo dos funcionários.
Descoberta vulnerabilidade que podia afetar milhões de pessoas no TikTok
Criar um conteúdo de alta qualidade e único
É preciso criar o conteúdo que realmente interessa ao seu público. Isso faz toda a diferença. Afinal, é isso o que fará com que os usuários comecem a prestar atenção à imagem da sua marca. Muitas empresas acreditam que o marketing digital no Instagram é apenas postar sobre a venda dos produtos e serviços que eles oferecem. No entanto, este é um erro que pode comprometer qualquer estratégia.
A propósito, isso remete ao conceito do 80/20? Em termos de marketing digital, ela diz que 80% das postagens devem ser de conteúdo gratuito e relevante para o público, enquanto apenas 20% devem ser sobre a marca e o que ela oferece como vantagem.
Adote um calendário de postagens
Uma das piores coisas a se fazer com qualquer programa de mídia social é não ter um cronograma de postagens. Não postar em um dia ou postar várias vezes por muito tempo é um mau comportamento nas redes. Dessa forma, não há como gerar engajamento, o que é essencial nas redes sociais. Uma das maiores características do Instagram é que a interação na web é constante.
Essa é uma das razões pelas quais os influenciadores adoram usar tanto esse tipo de mídia. Além disso, as postagens devem ser feitas quando fizerem sentido para o público. Ou seja, atenção ao timing é fundamental!
Portanto, os calendários são usados para planejar e controlar posicionamentos. Nesse sentido, o processo fica mais eficiente, com postagens para aniversários, conteúdos especiais e etc. Dessa maneira, é preciso entender profundamente o público com o qual se comunica para conseguir provocar tal transformação e agregar ao usuário.
Que tal, comprar visualizações no Reels do Instagram ? Confira nossos Planos no Site.
Quais são as melhores ações de marketing no Instagram?
Mas, afinal, que ações devem ser adotadas para aproveitar o marketing no Instagram? Como implementar cada uma delas? Confira algumas das nossas sugestões!
Tenha um objetivo
Antes de tudo: defina um objetivo para a sua conta no Instagram. Quais são as metas que precisam ser alcançadas e qual é o propósito de ter uma conta na rede social? Ao responder essas perguntas, fica muito mais fácil identificar quais são as estratégias mais adequadas para conseguir se diferenciar em um ambiente amplamente concorrido.
Afinal, uma empresa que tem como objetivo aumentar os seus seguidores apenas precisa utilizar diferentes estratégias de uma marca que deseja ampliar o seu engajamento com o público-alvo. Ou seja, a definição de um caminho a ser seguido nessa etapa é fundamental para direcionar todos os esforços futuros de comunicação realizados dentro da rede social.
Construa uma estratégia de conteúdo
Já definiu o seu principal objetivo? Excelente! Mas independentemente de qual seja ele, a sua empresa precisa construir uma estratégia de conteúdo. Os conceitos do Marketing de Conteúdo também devem se fazer presentes no Instagram. Não importa a sua meta: os usuários não vão ajudar você a alcançá-la, se o que for compartilhado não for relevante para eles.
A melhor forma de solucionar esse problema é definir uma persona para a sua marca — um perfil semificcional do seu cliente ideal —, que vai permitir que se faça o direcionamento dos conteúdos. Além disso, a organização necessária para um planejamento também contribui para que os materiais sejam, de fato, do interesse da sua audiência, estimulando o engajamento.
Mostre seus bastidores
Como seus produtos são feitos? Imagens do processo de fabricação podem agregar um valor interessante a sua venda e trazer mais informações a quem compra. Você presta serviços? Qual a sua forma de trabalho? Respondendo a essas perguntas haverá informações suficientes para gerar o conteúdo e garantir o engajamento.
Brasil é um dos países que mais dedicam tempo a apps; TikTok lidera
Diga onde você está
Seu negócio é local e precisa de visitas? Essa pode ser uma boa maneira de as pessoas saberem onde você está. Em suas imagens, além da legenda, faça uso da geolocalização. Se a empresa tem diversas filiais ou franquias, é uma boa maneira de mostrar onde elas estão. Outra alternativa é registrar a presença da empresa em eventos ou palestras para gerar credibilidade.
Use boas hashtags
O algoritmo do Instagram considera uma série de fatores para fazer a segmentação das publicações exibidas para cada usuário, e um deles é a preferência e os interesses de cada um. Pensando nisso, uma forma de sempre se manter em evidência na rede social é explorar as hashtags que mais façam sentido para a sua audiência.
Uma foto de alta qualidade e uma legenda cativante são excelentes, mas o mau uso das hashtags pode limitar o alcance das suas publicações. Como a ideia do Instagram é, justamente, conseguir ampliar o alcance de uma empresa, é preciso trabalhar bem a adoção desse recurso. Traçando um paralelo, é o mesmo que usar palavras-chave erradas para os conteúdos do seu blog.
Aposte na autenticidade e na criatividade
Para ter sucesso no Instagram, buscar inspiração é sempre válido, mas isso não significa copiar. A autenticidade e a criatividade são essenciais para que o engajamento dentro da rede social seja natural e eficiente. Caso contrário, a sua página pode até ter bastante seguidores, mas isso talvez não represente os resultados que espera com o fortalecimento do seu feed.
Interaja com a sua audiência
A interação com a audiência é outro ponto que precisa ser acompanhado de perto se você deseja ter sucesso com as suas ações de marketing no Instagram. Caso contrário, qual é o sentido de investir tanto tempo e recursos na sua presença digital dentro desse canal? Sempre responda os comentários, estimule a interação nos Stories, enfim, promova o engajamento constantemente para que os usuários retornem mais vezes.
Como conquistar novos seguidores no Instagram?
Ganhar mais seguidores é um desejo comum entre quem começa a investir no Instagram. Mas é importante não recorrer a técnicas como compra de seguidores, e sim investir em conseguir followers orgânicos na rede social.
Além disso, angariar seguidores não deve ser a única estratégia. É preciso combiná-la com táticas para garantir o engajamento dessas pessoas com as suas publicações.
Feitas as ressalvas, confira as dicas!
Publique conteúdo de qualidade
Suas fotos e vídeos precisam ter qualidade e contar algo. Lembre-se: sua imagem está em uma timeline com dezenas de outras competindo pela atenção de quem está no celular buscando alguma informação ou mesmo distraído. Adicione boas imagens, mas sempre com um espaço de tempo entre uma postagem e outra.
Pesquise concorrentes
Com certeza existem grandes marcas (e pequenas também) que estão fazendo um excelente trabalho no Instagram. Pesquise, descubra quais postagens estão com um maior número de comentários e curtidas, guarde as imagens e use-as como inspiração para as suas.
Tome o cuidado de não fazer “cópias” (uma imagem com uma frase parecida, por exemplo) ou usar o mesmo tema na mesma semana que seu concorrente, isso pode parecer plágio.
Lives
As lives do Instagram são outra possibilidade para se conectar com os seguidores. É possível se apresentar sozinho ou convidar outras pessoas, inclusive da audiência.
Essa é uma boa opção para explorar mais a fundo temas do seu mercado, apresentar lançamentos, transmitir eventos e, de modo geral, aproximar-se dos seus seguidores. Também dá para fazer entrevistas, mostrar bastidores, contar novidades em primeira mão, tirar dúvidas dos usuários.
Mas lembre-se: não ligue a câmera sem um roteiro definido, pois isso pode tornar a apresentação maçante para quem assiste. Crie um roteiro incluindo os principais pontos que serão abordados, para seguir um raciocínio e não deixar nenhum detalhe.
Isso também dá mais confiança para quem faz a apresentação. Lembre-se também de caprichar no cenário e cuidar da iluminação. Por fim, leve em consideração o horário em que sua audiência está online.
Blog Maisgram.