Para a maioria dos negócios, garantir presença nas redes sociais é indispensável para obter bons resultados e usar o TikTok para empresas é muito útil
No auge do uso de smartphones e redes sociais no Brasil, diversas marcas se perguntam se é uma boa estratégia de marketing apostar no TikTok para empresas. Enquanto isso, estudos mostram aumento no uso da internet e de dispositivos móveis no País, seja em razão da transformação digital ou do isolamento social na pandemia.
A 32ª Pesquisa Anual do FGVcia, de 2021, evidenciou que o Brasil tem 440 milhões de dispositivos digitais em uso, incluindo computador, notebook, tablet e smartphones. Em 2020, os acessos à internet móvel voltaram a crescer, totalizando 234 milhões de conexões.
Nesse cenário, o TikTok para empresas passou a ser explorado, já que a rede social vem sendo considerada uma das maiores atrações do momento. Segundo o site App Annie, que monitora o mercado de aplicativos, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em 2020.
Apesar disso, a dúvida se vale a pena investir no marketing do TikTok para empresas ainda é válida. Continue lendo para entender melhor sobre isso.
Tenha um “perfil pessoal” que mostre os bastidores da empresa
Nem sempre ter um perfil da sua empresa em uma rede social gerará tanto engajamento como trazer uma pessoa que represente a sua marca. A Starbucks, por exemplo, associou a sua marca com a de uma atendente para marcar presença na rede social.
A Maya se tornou um fenômeno mundial, tendo mais de 2,1 milhões de seguidores. Tudo isso porque ela apresenta coisas que satisfazem um pouco da curiosidade dos clientes da rede de cafeteria: o cotidiano, a preparação das bebidas e os bastidores do trabalho.
Comprar visualizações Stories e Comprar seguidores TikTok
Use contas comerciais.
Além do uso comum que o App permite, também é possível criar uma conta comercial para negócios que queiram investir na rede social. Trata-se de uma forma de construir maior aproximação com o público que usa a plataforma e alcançar novos perfis com uma estratégia de marketing digital.
O TikTok para empresas vem sendo pensado como uma possível abordagem de interação, engajamento e divulgação da marca. Segundo a própria rede social, as contas comerciais apresentam métricas de desempenho, insights da audiência e ferramentas de criação profissional.
Alguns dos benefícios da conta comercial do TikTok são:
- descobrir novas culturas e perfis de usuários;
- acompanhar as tendências da rede;
- acessar recursos exclusivos para profissionais;
- obter insights para as ações;
- usar a biblioteca de músicas comerciais com isenção de royalties.
Crie conteúdos autênticos
Como estamos lidando com um público mais jovem, é preciso produzir materiais visuais que sejam inovadores e divertidos. É preciso mostrar as vantagens da empresa de maneira não convencional. Procure produzir conteúdos que dialoguem com o seu público e entenda sempre quais são os resultados obtidos. A inovação deve ser feita a partir de dados e testes, mas uma coisa é certa: o usuário dessa rede não quer ver “mais do mesmo”. Seja autêntico!
Explore as ferramentas da rede social
Os vídeos de destaque da rede são aqueles que têm maior potencial para tendências virais e memes mais curtidos na internet. Por isso, a rotatividade de conteúdos é muito grande, e a dificuldade de chamar a atenção também.
O TikTok oferece diversos efeitos e opções de edição, e isso deve ser aproveitado ao máximo. Consultar o que outras contas e usuários de influência realizam ajuda a aguçar a criatividade. O importante é começar a produzir os conteúdos e encontrar o que funciona para a sua marca.
Entenda o algoritmo do TikTok
A ferramenta prioriza os conteúdos que ela percebe que são interessantes para os usuários. Portanto, é uma boa opção testar diferentes maneiras de passar uma mensagem até encontrar a que mais dialoga com o seu público. Essa rede social vai te deixar em evidência quando perceber que a sua conta é relevante para o público.
O TikTok reserva um espaço para indicar perfis que se mostram relevantes. Essa é uma abertura para que pessoas que não seguem o seu perfil tenham acesso aos conteúdos que você produz.
Tenha objetivos definidos para a rede social
Como toda rede social, não basta estar presente, é preciso definir objetivos. Portanto, saiba exatamente o que você deseja comunicar, como comunicar e o que você deseja obter ao transmitir a sua mensagem.
Logo, estabeleça objetivos e saiba qual a maneira mais eficiente de alcançá-los. É fundamental que eles sejam relevantes, temporais, específicos, mensuráveis e atingíveis.
Se deseja usar o TikTok para empresas, você precisa fazer Marketing de Conteúdo
Outra opção é a sua marca apostar na criação de conteúdo original, pensando nas oportunidades de divulgação de produtos e serviços de forma mais dinâmica. É preciso estar de olho nas tendências do TikTok para empresas e elaborar sempre um bom planejamento de conteúdo.
As famosas hashtags podem ajudar a explorar a ferramenta, principalmente pra quem deseja usar o TikTok para empresas, conhecer novos perfis de usuários e entender mais sobre os estilos de postagens com maior engajamento. Além disso, vale a pena acompanhar as estratégias usadas por outras empresas e que estão dando bons resultados.
Promova novos aprendizados para o público
Aprender coisas novas não é apenas motivador, é também uma maneira de ativarmos o nosso cérebro e mantê-lo eficiente, segundo pesquisa realizada em Yale.
Utilizar as redes sociais para ensinar coisas novas para o seu público é sempre interessante e o TikTok traz diversas oportunidades para fazer isso.
Ao promover novos aprendizados para os seguidores, a marca aproxima no relacionamento e se posiciona como referência sobre determinado assunto, mostrando que domina a questão e pode ser uma fonte de busca de conhecimento para as pessoas.
Os vídeos para TikTok sempre envolvem dinamismo, alguns recursos gráficos e até mesmo trilhas sonoras. Ou seja, ao fazer vídeos educativos na plataforma você consegue educar e entreter ao mesmo tempo!
Ensinar uma prática valiosa por meio de um passo a passo pode ser não apenas uma forma de gerar engajamento, como também se aproximar do seu público.
Mantenha a constância de publicações ao usar o TikTok para empresas
Como já sabemos, a constância nos posts são fundamentais para a sua audiência e para o algoritmo das redes sociais. Logo, estabeleça um calendário onde deverá ser definido o que publicar, o período ideal de publicação e qual o objetivo delas.
Mostre os bastidores da sua empresa
Uma importante estratégia para conseguir seguidores engajados com a marca é utilizá-la para mostrar o que acontece por trás da sua marca e dos seus produtos. Apresentar os colaboradores, as novidades e até mesmo as dificuldades do empreendimento geram uma empatia com os usuários.
Como anunciar no TikTok para empresas
Para obter maior eficiência nas redes sociais, principalmente para quem está dando os primeiros passos, é importante reservar uma verba para investir em anúncios pagos. Isso porque o alcance das publicações será muito maior e a ferramenta consegue fazer uma segmentação de público muito mais específica.
Ao criar uma conta no TikTok, é necessário definir um objetivo para a página: comercial ou pessoal. O cadastro para ambos os casos é gratuito. A próxima etapa é responder alguns dados cadastrais, como a área de atuação e o que deseja promover.
Em seguida, acesse a aba “Campaign tab” e clique na opção “Create”. Vai ser preciso definir a meta do anúncio. As opções serão: traffic, conversion ou appinstall. Para finalizar, basta selecionar e segmentar o público que se deseja alcançar, e escolher o formato e o orçamento que será investido.
Algumas opções de anúncios são:
- anúncios de pré-rolagem: vídeos exibidos quando o usuário abre o app;
- anúncios no feed: vídeos exibidos ao longo da navegação;
- desafios e concursos de hashtag: incentivar os usuários a enviarem vídeos com a hashtag da marca;
- filtros exclusivos: filtros exclusivos para os usuários com informações da marca.
O TikTok para empresas é uma excelente opção para diversificar conteúdos e alcançar, de maneira criativa, um público que está aberto a consumir vídeos curtos e relevantes. Para empresas que comercializam produtos para um público mais jovem, é ainda mais indispensável. Entenda como a ferramenta funciona, faça testes e mensure os resultados para alcançar o máximo de desempenho.
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