Aprendizagem Organizacional. Como funciona?

Aprendizagem Organizacional. Como funciona?

O que é aprendizagem organizacional? Como o próprio termo sugere, trata-se de um modelo de capacitação voltado para empresas.

aprendizagem organizacional

Conceito de Aprender.

Envolve capturar, reter o conhecimento e apropriar-se dele, não na forma original, mas adaptá-lo ao próprio saber, às experiências de vida, aos paradigmas pessoais, a algo na forma de conhecimento.

É um processo que implica entendimento do passado, para evitar a repetição de erros, capacitação no presente e preparo correto para o futuro.

Aprendizagem.

É um processo de mudança, resultante de prática ou experiência anterior, que pode manifestar-se em uma alteração perceptível de comportamento. Está relacionada à capacidade de cada indivíduo de incorporar o conhecimento às suas ações práticas.

Entendendo o que é Aprendizagem Organizacional.

Aprendizagem organizacional, pode ser entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta ou indireta. Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, uma grande porcentagem do que aprendemos em nosso ambiente de trabalho, se dá de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos líderes, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acúmulo de experiências.

Isso, porém, não significa que aquilo que aprendemos em cursos e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa. A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as suas necessidades e pautados no que ela precisa para alcançar os resultados extraordinários que almeja no mercado em que atua.

ver stories instagram

Modelos de Aprendizagem mais conhecidos.

Individual.

Pode ser entendida como um ciclo, no qual a pessoa assimila um novo dado, reflete sobre as experiências passadas, chega a uma conclusão e, em seguida, executa uma ação.

Organizacional.

É a capacidade de criar novas idéias, multiplicadas pela capacidade de generalizá-la por toda a empresa, ou seja, é a capacidade de transferir as informações de maneira a favorecer a aprendizagem coletiva.

Benefícios em sua utilização.

  • Atividades cada vez mais eficazes.
  • Ambiente propício à inovação.
  • Conhecimentos compartilhados.
  • Aumento da satisfação dos clientes.
aprendizagem organizacional

Como aplicar a Aprendizagem Organizacional.

Crie Dinâmicas. Estratégias como dinâmicas e jogos corporativos, tornam a experiência mais prazerosa e reforçam os conhecimentos ao permitir o colaborador “pôr a mão na massa” e até mesmo trabalhar em equipe, possibilitando a troca de ideias e a fortificação dos relacionamentos internos.

EAD e Cursos. Agora que você já aprendeu o que é aprendizagem organizacional e como estimular sua aplicação contínua, é hora de investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários. Por meio de cursos criados por você para a sua equipe sobre sua empresa e seus processos, você aumenta a eficiência da aprendizagem organizacional.

Além disso, no caso do EAD, por exemplo, o material fica armazenado online para treinamentos com futuros colaboradores.

Blog Maisgram.

Que tal, comprar seguidores para TikTok ? Ou até, comprar curtidas para Instagram ? Confira nossos Planos no Site.

Como ganhar curtidas no Instagram.