Saber como começar um canal no YouTube é uma dúvida comum a quem deseja investir em Marketing nessa plataforma
Os benefícios de utilizar essa plataforma em sua estratégia para atrair novas oportunidades de negócio são grandes.
Adotar uma estratégia de Marketing no YouTube, é uma forma de aproveitar o grande número de acessos à plataforma para conquistar novos negócios. Afinal, ele é o segundo site mais acessado no Brasil e no mundo, de acordo com a lista dos Tops Sites publicada pela Alexa. Uma dúvida comum, nesse momento, é sobre como começar um canal no YouTube.
Diante de tamanha audiência, o uso dessa plataforma pode trazer diversos benefícios para a empresa, como aumentar sua visibilidade online, contribuir para o crescimento da marca, além de ajudar a demonstrar informações sobre seus produtos ou serviços. Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este post com os seguintes tópicos:
O que é Marketing no YouTube?
De acordo com as recentes estatísticas sobre o YouTube, a plataforma já contabiliza o acesso de mais de 2 bilhões de usuários ao mês em todo o mundo. Já no Brasil, o número de inscritos está em torno de 146,86 milhões de usuários, conforme dados apontados pelo site Statista. Além disso, a projeção é de que, em 2025, esse número chegue a 166,14 milhões de pessoas no país.
Os dados demonstram o grande potencial de alcance por meio desse canal. Essa é apenas uma das razões para adotar uma estratégia de Marketing no YouTube que, basicamente, utiliza o formato de vídeo para oferecer conteúdos relevantes à persona e, assim, aumentar a visibilidade da marca e conquistar novas oportunidades de negócio.
Para que isso serve?
Um canal no YouTube pode ser criado para diversas finalidades, como para fazer a demonstração de como utilizar determinado produto ou como realizar um serviço. Mas não é só isso: ele também é usado realizar transmissões ao vivo, webinars e publicação de diferentes tipos de conteúdos que servem para engajar a audiência. Por isso, ele é uma das ferramentas utilizadas em uma estratégia de Marketing Digital.
Por que ter um canal no YouTube?
De acordo com o relatório anual The State of Video Marketing 2021, publicado pela Wyzowl, e elaborado com base nas respostas de 813 pessoas (profissionais de marketing e consumidores), 94% dos profissionais de marketing entrevistados responderam que a utilização de Marketing em vídeo ajudou a aumentar a compreensão do usuário sobre o seu produto ou serviço. Além disso, 84% disseram que esses materiais foram importantes para gerar leads.
Quais os benefícios de usar o YouTube na sua estratégia de Marketing?
Os números do relatório da Wyzowl demonstram algumas das razões pelas quais vale a pena ter um canal no YouTube. Confira alguns benefícios de adotar uma estratégia de Marketing nessa plataforma.
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Ser uma rede muito acessada
Como mencionamos, o YouTube é o segundo site mais acessado no Brasil. Isso indica que pessoas de todas as partes do país podem ter acesso ao conteúdo publicado pelo canal, o que representa maiores possibilidades de atingir o público-alvo da empresa.
Diferenciar o conteúdo
Ao adotar uma estratégia de Marketing Digital, é importante apresentar conteúdos em formatos variados, como blog posts, publicações em redes sociais ou podcasts. Os vídeos também representam uma forma diferenciada e podem atingir pessoas que preferem esse formato de conteúdo ao realizar a busca por produtos ou serviços.
Estar em múltiplas plataformas
Ter um site e estar presente nas redes sociais é importante para construir a presença online da empresa e demonstrar sua autoridade no assunto a que ela representa. Ter um canal no YouTube, portanto, é uma forma de a empresa estar presente em mais esse canal, o que aumenta a possibilidade de ela ser encontrada na internet.
Chamar a atenção do público
A publicação de vídeos constantes, com conteúdos relevantes e bem produzidos, ajuda a chamar a atenção do público. Alguns fatores contribuem para isso, como a utilização de títulos informativos e objetivos e a personalização da capa utilizada no canal e nos vídeos.
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Como começar um canal no YouTube?
Agora que você já conhece os benefícios de adotar uma estratégia de Marketing no YouTube, é hora de criar o canal. Confira o passo a passo, a seguir.
Crie uma conta no YouTube
A primeira etapa é criar uma conta na plataforma. Para isso, acesse o site do YouTube e clique no botão “Login”, no canto superior direito da tela. Você será direcionado para a tela de login do Google e pode utilizar um usuário já existente ou criar um novo, caso prefira.
Crie um canal no YouTube
O YouTube oferece o YouTube Studio, que é uma ferramenta para gerenciar todas as configurações do canal, os vídeos publicados e muito mais. Para acessá-lo, é preciso criar um canal. Para isso, clique na sua foto, e na opção “Criar um canal”.
Escolha um nome para o canal no YouTube
Você será direcionado para uma tela para informar o nome que você deseja dar ao canal. Digite o nome desejado e clique em “Criar canal”. Pronto, seu canal será criado e exibido na tela.
Explore o YouTube Studio
Para acessar as configurações do canal, clique no botão “Personalizar o Canal”.
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Explore as opções do YouTube Studio para conhecer as funcionalidades disponíveis na plataforma. Elas podem ser acessadas clicando nos ícones do lado esquerdo da tela. Você poderá configurar o layout do canal, determinar a capa, escolher uma marca d’água para ser exibida em seus vídeos e muito mais.
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O que fazer em seus primeiros vídeos?
Agora que está tudo pronto, é hora de publicar os primeiros vídeos. Antes disso, é preciso fazer um bom planejamento sobre o que será publicado no canal. Portanto, defina quais temas serão tradados nos vídeos e a quem eles serão direcionados.
Sempre que for produzir um vídeo, crie um roteiro com os principais tópicos a serem abordados, determine o tempo de duração e defina as imagens que serão exibidas. Tudo isso é importante para facilitar a produção do conteúdo e a edição do material, que também é uma tarefa essencial, pois ela é necessária para organizar o que foi gravado, retirar trechos repetidos e garantir a qualidade do vídeo.
Por fim, faça a divulgação do seu canal. Isso pode ser feito, por exemplo, por chamadas em outras redes sociais para assistir ao conteúdo no YouTube, ou com a utilização de Email Marketing direcionado ao público-alvo. Também vale a pena utilizar o Google Ads, pois investir em anúncios pagos é uma forma de impulsionar o canal e trazer novos visitantes a ele.
Esclarecer a dúvida sobre como começar um canal no YouTube é o primeiro passo de um caminho ainda maior, que é o de construir sua presença nessa rede para aproveitar os benefícios da visibilidade que ela proporciona. Para isso, utilize os recursos oferecidos na plataforma, publique conteúdos relevantes e adote uma estratégia de Marketing de Conteúdo.
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