TikTok foca em ação para ajudar pequenos e médios negócios a terem mais visibilidade

Para head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina, nenhuma plataforma pode copiar a dinâmica do app, que permite grande visualização de conteúdo, independentemente do número de seguidores

visibilidade no tiktok

A popularização do TikTok, criado em 2016, tem levado outras plataformas a repensarem seus próprios formatos. O Instagram, por exemplo, chegou a anunciar o lançamento de um pacote de novos recursos muito semelhantes ao do app rival, incluindo o aumento no conteúdo de vídeos recomendados. Após receber críticas de usuários, influenciadores e celebridades, a Meta, empresa que controla o Instagram, voltou atrás e disse que ainda precisa de “um tempo” para fazer as mudanças necessárias.

Para Gabriela Comazzetto, head de soluções globais para negócios do TikTok na América Latina, a concorrência não pode copiar a essência da plataforma, que permite que qualquer conteúdo possa ter uma grande visibilidade, independente do número de seguidores que aquela conta possui.

A proposta da plataforma não mira apenas criadores, mas também empreendedores. E para explorar esse potencial, a rede social, controlada pela chinesa ByteDance, lançou recentemente um projeto voltado para pequenos e médios negócios. Batizada de Vem Comigo, a iniciativa é um guia personalizado dentro do TikTok for Business, que traz conteúdos exclusivos para ajudar empresas de todos os segmentos a darem os primeiros passos dentro da plataforma. 

Entre os recursos oferecidos pelo guia, há uma página especial, atualizada semanalmente com novos conteúdos relacionados à jornada desses empreendedores, além de um canal no WhatsApp para tirar as dúvidas.

“Apesar de ser uma iniciativa global, o Vem Comigo tem um olhar muito especial para a comunidade brasileira e visa dar autonomia para os empreendedores”, comenta Comazzetto. Segundo a head, o público brasileiro é muito plural e essa diversidade cultural se reflete nos interesses dentro da plataforma. “Temos uma estratégia de localização forte, em que incentivamos os usuários a criarem conteúdos relevantes para sua cultura e tendências regionais. Acreditamos que isso tenha feito a diferença para nosso sucesso no país.”

O forte engajamento também faz com que produtos e serviços divulgados no TikTok sempre encontrem um público interessado. “Essa é uma tendência contínua de crescimento no país”, analisa. “O mais bacana é que muitos empreendedores já entenderam essa dinâmica”. Tiago Rocha é um exemplo de empreendedor de sucesso do TikTok, que inclusive se tornou embaixador da plataforma. Professor de inglês, ele encontrou sua fórmula de sucesso no TikTok mesclando idioma, música e comédia.

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 “Todo mundo está no TikTok, então a possibilidade de ser visto por alguém grande do seu nicho e criar conexões é muito maior. Já recebi mensagens de empresas muito maiores que a minha e pude colaborar com elas em produtos que geraram retorno financeiro para mim”, conta Rocha.

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