Há um ano, baixei um novo aplicativo moderno chamado TikTok. Quando abri, fiquei impressionado com um feed de vídeos em loop hilariantes e montagens musicais bizarras feitas por outros usuários.
À medida que continuei a explorar o aplicativo, senti como se estivesse testemunhando um caos total – mas de uma maneira boa. O fluxo de vídeos estranhos não tinha rima ou razão para isso, mas me manteve entretido e facilmente distraído durante todo o fim de semana.
À medida que o aplicativo se aproximava de sua marca de um ano, uma notícia chamou minha atenção sobre como as marcas estavam se tornando mais interessadas no TikTok devido ao seu surpreendente crescimento de usuários. Fiquei chocado que essa plataforma engraçada estava começando a ser levada a sério.
Quando ofereci algumas ideias de postagem relacionadas ao TikTok em uma sessão do HubSpot Blog, os colegas que conheciam o aplicativo também ficaram tão surpresos quanto eu com essa tendência de marketing.
Enquanto isso, outros estavam perguntando: “O que diabos é o TikTok? Tudo o que consigo pensar é naquela música da Ke$ha.”
Embora muitos profissionais de marketing já tenham ouvido falar dele – e possam até saber que obteve mais de 1 bilhão de downloads em seu primeiro ano, eles ainda podem coçar a cabeça quando lerem sobre o TikTok ou assistirem a alguns de seus vídeos sem sentido.
Então, por que as pessoas estão tão obcecadas com isso? E – o mais importante – os profissionais de marketing deveriam se importar com esse aplicativo de nicho super bizarro?
Em 2017, a ByteDance adquiriu o aplicativo Musical.ly e depois o fundiu com seu novo aplicativo, TikTok, em 2018.
O aplicativo, que agora tem mais de 500 milhões de usuários ativos mensais, é como uma combinação de seu antecessor, Musical.ly, e o aplicativo de vídeos curtos descontinuado, Vine.
Antes de se tornar essencialmente o TikTok, o Musical.ly tinha quase o mesmo layout. O aplicativo permitia aos usuários sincronizar os lábios e fazer duetos virtualmente com amigos para sobreposições musicais. Para você ter uma ideia de como era o aplicativo, aqui está um anúncio antigo dele:
Enquanto isso, os usuários do Vine tinham um layout semelhante ao Instagram. Eles poderiam gravar e postar vídeos em loop básicos de 10 segundos. A maioria dos quais tinha um tom cômico para eles. Embora o Vine não tivesse um recurso de sobreposição musical até mais tarde em sua existência, os usuários costumavam tocar música em segundo plano ou trabalhar em efeitos sonoros de outras maneiras criativas.
Ao entrar no TikTok, você verá um feed de vídeo – semelhante ao do Musical.ly – com uma variedade maior de estilos de postagem, de montagens de música a curtas engraçados com filtros AR insanos. Aqui está uma captura de tela da aparência desse feed:
Exemplos de postagens do TikTok
Se você estiver interessado em ingressar no TikTok por motivos pessoais ou relacionados a negócios, pode ser útil – e muito divertido – procurar outras postagens para se inspirar. Aqui estão alguns dos estilos de postagem comuns que você verá lá:
Vídeos de música ou montagens
Em qualquer dia, você verá várias montagens musicais ou minivídeos musicais na plataforma. Enquanto algumas pessoas estão apenas dublando músicas, outras podem ser mais criativas. Neste exemplo interessante, um usuário combina o enredo de um videogame com uma música com letras que se relacionam bem com o que o personagem principal está fazendo.
Curtas de comédia
A maioria das postagens que você verá no TikTok tem como objetivo provocar risadas. Embora você possa ver vídeos engraçados mais curtos e simples, também verá postagens mais detalhadas e bem planejadas que parecem narrativas curtas. Aqui está um ótimo exemplo de um post que conta a história de um gato saindo de férias.
Duetos
Com o recurso Duetos, você pode responder a uma postagem musical gravando seu próprio vídeo com a mesma música. Seu vídeo será exibido lado a lado com a postagem original. Enquanto algumas pessoas usarão esse antigo recurso Musical.ly para vídeos de sincronização labial, outras serão mais criativas adicionando uma resposta visual, como esta:
Marcas no TikTok
Embora o TikTok possa parecer apenas um hub de postagens estranhas, sua popularidade e layout focado em vídeo abrem as marcas para uma variedade de oportunidades exclusivas de marketing e reconhecimento de marca. Na verdade, já está se tornando uma ferramenta que empresas como Chipotle e Washington Post usam para engajar novos públicos.
Mas, como o TikTok não faz hiperlinks de postagens para sites e só recentemente começou a permitir publicidade, essas empresas parecem estar se concentrando em aumentar o reconhecimento da marca, em vez de leads ou tráfego.
Para ter sucesso no TikTok, os profissionais de marketing terão que ser criativos. Embora os artistas e editores possam ter mais facilidade para fazer a transição do conteúdo para vídeos do TikTok, algumas marcas exigirão mais brainstorming.
Uma marca que destacou de forma criativa e viral uma linha de produtos naturalmente no aplicativo foi a Guess. A grande marca de moda lançou recentemente o #inMyDenimChallenge, que incentivou os usuários do TikTok a filmar um videoclipe enquanto usavam a nova linha de jeans da Guess.
Duas outras empresas notáveis que estão adotando uma abordagem única são o Washington Post e as Nações Unidas.
O que vem a seguir para o TikTok
O TikTok não vai a lugar nenhum tão cedo. Embora empresas como o Facebook tenham tentado recriar o aplicativo, elas não tiveram tanto sucesso.
Com o crescimento do TikTok e a falta de concorrência, é altamente recomendável manter este aplicativo em seu radar – mesmo que você ainda não tenha certeza de como usá-lo.
Se você acha que o TikTok pode ser uma grande parte da sua estratégia, baixe-o e comece a experimentar. Isso ajudará você a saber qual conteúdo é ou não envolvente muito antes de seus concorrentes. Sem falar que o app é tão novo que não existem muitas regras ou normas sobre o que você pode ou não postar.
Até agora, se o TikTok ensinou uma coisa aos profissionais de marketing, é que experimentar novas plataformas e pensar fora da caixa pode ajudá-lo a envolver novos públicos e aumentar o reconhecimento da marca.
À medida que você começa a pensar em suas primeiras postagens do TikTok, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a deixar sua criatividade fluir:
Abrace os filtros e sobreposições musicais.
Não tenha medo de ser engraçado.
Use hashtags e responda aos desafios para mais engajamento.
Invente maneiras criativas de mostrar sua marca, produto, serviço ou até mesmo um jingle da empresa.
Considere usar vídeos para dar aos fãs uma visão dos bastidores do seu trabalho.
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