Meta com planos de adicionar funcionalidades pagas ao Facebook e Instagram

Facebook e Instagram expandem monetização. Meta encontra-se a estudar a possibilidade de incluir algumas funcionalidades pagas

De acordo com o portal The Verge, um memorando interno da empresa enviado para os funcionários refere a possibilidade de virem a ser integradas funcionalidades pagas na plataforma. Ou seja, estas novas funcionalidades poderiam permitir aos utilizadores ter acesso a extras, desde que paguem para tal.

A medida poderia vir a ser aplicada tanto no Facebook como no Instagram e WhatsApp. A Meta encontra-se mesmo a criar um novo grupo dedicado de funcionários, que irá ter a tarefa de encontrar novas formas de monetizar os conteúdos na plataforma. Este grupo iria ser chefiado por Pratiti Raychoudhury.

Isto não quer dizer que a empresa vai desistir de completo da publicidade. Na verdade, este vai continuar a ser a principal forma de rendimento da plataforma – tal como se encontra hoje em dia. No entanto, as funcionalidades pagas podem vir a fornecer um método de rentabilização para os utilizadores extra ao que existe atualmente.

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A empresa vê as funcionalidades pagas como uma forma de criar novas experiências para os utilizadores, aumentando também as suas receitas. Apesar de algumas destas funcionalidades serem mais focadas para empresas, espera-se que algumas venham também a ser focadas para os utilizadores em geral.

A empresa também aproveitou a oportunidade para anunciar a ampliação do compartilhamento de NFTs em ambas plataformas. O comunicado, feito na última quarta-feira (22), diz que a iniciativa tem como objetivo permitir que os influenciadores se preparem para o metaverso. No mesmo texto, a Meta diz ainda que não cobrará parte da receita das Assinaturas, dos Selos, dos Eventos online pagos e do Bulletin até 1º de janeiro de 2024.

funcionalidades

Expansão do Facebook Stars

O Facebook Stars, chamado em português somente de Estrelas, é um programa para monetização de conteúdo. Por meio dele, os fãs podem comprar estrelas da plataforma e enviá-las para os criadores diretamente nos vídeos. É possível mandar 50, 200, 500 ou um número personalizado de estrelas; para cada uma, a Meta paga ao criador de conteúdo US$ 0,01 (cerca de cinco centavos de real, em conversão direta).

No entanto, ainda é bastante cedo para dizer exatamente o que a Meta se encontra a preparar. De forma recente a Meta integrou um novo serviço pago no WhatsApp para empresas, que permite enviar mensagens para os clientes, juntamente com o novo serviço de subscrição para criadores no Instagram.

De notar que a Meta não é a única empresa que está com este género de planos. O Twitter também possui o seu Twitter Blue, que permite o acesso a funcionalidades extra na plataforma por um pagamento mensal. O Telegram também começou recentemente a testar um novo sistema de subscrição, onde se pode ter algumas funcionalidades extra com um pagamento adicional – mantendo a oferta gratuita.

O Facebook, Instagram e WhatsApp certamente que vão manter também a sua vertente gratuita, mas possivelmente iremos ver os mesmos planos de funcionalidades extra colocadas atrás de uma subscrição muito em breve.

Marketplace para criadores de conteúdo no Instagram

Em breve, será lançado um marketplace para criadores de conteúdo do Instagram. A plataforma funcionará como uma ponte entre empresas e influenciadores, que poderão aproveitar o espaço para dizer para quais marcas e sobre quais assuntos têm interesse em criar conteúdo.

A seção também permitirá aos criadores descobrir oportunidades de parceria com empresas verificadas e gerenciar negócios em andamento. A plataforma ainda está testando a intermediação de pagamentos dentro do app, de maneira que as marcas possam pagar os influenciadores por meio do próprio Instagram.

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Grupos de Assinantes Interoperáveis no Facebook

A Meta está lançando um novo recurso chamado Grupos de Assinantes Interoperáveis. O objetivo é permitir que os fãs de plataformas online diversas enviem pagamentos para seus criadores favoritos no Facebook; estes, por sua vez, podem oferecer aos seguidores acesso a recursos exclusivos na mesma rede social.

A plataforma vai começar a testar a função com os grupos de Facebook exclusivos para assinantes. Dessa forma, uma pessoa que pague para apoiar um podcast, por exemplo, poderá ser inclusa automaticamente no grupo fechado deste podcast no Facebook.

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