Marketing digital para empreendedores: Estratégias para seu negócio

Marketing digital para empreendedores é uma ferramenta fundamental para alcançar novos clientes, investindo nas estratégias mais adequadas e ter resultados

Você conhece a importância do marketing digital no empreendedorismo? Vamos começar explicando melhor cada termo. A publicidade tradicional alcança um grande número de pessoas é bastante limitado ao segmentar o público…

Você conhece a importância do marketing digital para empreendedores? Vamos começar explicando melhor cada termo. Com o surgimento dos canais digitais, a forma de interação com o público vem mudando e a publicidade tradicional está perdendo, cada vez mais, espaço, uma vez que possui formatos e alcance mais restritos.

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Se você vende pela internet, conhecer as melhores estratégias de marketing digital para empreendedores é essencial para o sucesso do seu negócio. Com a popularização das lojas virtuais e a multiplicação de diversos canais de vendas, utilizar ferramentas adequadas para promover um negócio pode fazer toda a diferença.

Para você ter uma noção deste cenário, só em 2020, os canais de marketing mais utilizados por empreendedores foram as redes sociais (37%) e os sites (33%), de acordo com pesquisa do portal Visual Objects.

Mas será que essas são as únicas formas de divulgar a sua empresa? Saiba que não! Se você está interessado em aumentar as vendas do seu negócio, entenda tudo sobre marketing digital para empreendedores.

Marketing digital para empreendedores

Marketing digital para empreendedores serve para todos os negócios

Pequenos, médios e grandes negócios podem se beneficiar do marketing digital. Todos os segmentos de empreendedorismo podem ter vantagens com o marketing digital. E a explicação para isso é o perfil do consumidor moderno, que passa cada vez mais tempo conectado ao mundo virtual.

As novidades do marketing digital são muitas e os empreendedores precisam manter-se atualizados sobre o tema para se comunicarem com o cliente e seja qual for o objetivo do seu negócio, tenha em mente que investir em marketing digital é uma forma de torná-lo mais próximo.

Muitos empreendedores acreditam, erroneamente, que o marketing digital é coisa de grandes empresas e empresários. Que é preciso investir fortunas, que somente grandes negócios possuem, para conseguir o resultado almejado. E este é um pensamento equivocado.

O marketing digital é abrangente, abundante. Todo empreendedor, por mais iniciante que seja, consegue beneficiar-se de suas vantagens.

O empreendedor de um pequeno negócio pode aumentar a sua visibilidade e atrair mais pessoas para conhecer o seu produto ou serviço. Com isso, ele vai ganhando credibilidade no mercado e fidelizando o seu público, ao mesmo tempo que conquista novos espaços.

Hoje, fazer marketing digital não é mais uma questão de diferenciação da concorrência. É, na verdade, uma exigência para sobreviver e ser notado em meio à multidão. E isso independe do tamanho da sua empresa.

Montando o Plano de Marketing:

Segmentação de público

Uma das maiores vantagens que o marketing digital proporciona é a possibilidade de segmentação do público. A estratégia permite que o seu negócio esteja no lugar certo e na hora certa para conquistar novos clientes.

No método tradicional, como anúncios em televisão, rádio ou jornais, embora haja uma seleção prévia do horário para veiculação, ou de qual veículo impresso o seu público-alvo costuma utilizar para se informar, as campanhas buscam atingir o maior número de pessoas. Mas isso não significa, necessariamente, que todos eles podem se tornar clientes.

O marketing digital, por impactar somente uma parcela do público-alvo, pode trazer mais leads qualificados para o seu negócio a partir de investimentos mais baixos.

Fidelização de clientes

O marketing digital reúne técnicas preciosas na etapa do pós-venda, o que ajuda na fidelização de clientes.

É possível criar campanhas de e-mail marketing com cupons de desconto e ofertas especiais para clientes que não compram produtos do seu negócio há um tempo.

O Poder dos Memes no Marketing digital para empreendedores

Memes são conteúdos baratos
Os memes reproduzem conteúdo criado por outras pessoas para que você não precise criar um vídeo ou foto original. Eles economizam tempo para pequenas empresas e profissionais de marketing digital que seriam necessários para produzir conteúdo original.

Em vez disso, você pode usar a mídia existente adicionando uma nova legenda ou torção. Além disso, os memers valorizam o conteúdo DIY e de baixa resolução, então não se preocupe se você tiver habilidades de design limitadas.

Memes apoiam um senso de comunidade
Os memes são engraçados e isso ajuda a promover a comunidade entre seus seguidores. Eles criam um sentimento de pertencimento porque seu público pode se relacionar com a situação à qual você se refere e todos estão na mesma piada.

Conteúdo baseado em meme incita compartilhamentos
Por definição, os memes devem ser compartilhados para que o conteúdo seja frequentemente republicado e re-memeado na Internet para alcançar um público ainda mais amplo. Quando as pessoas enviam o meme para um amigo para rir, elas expressam lealdade e defendem sua marca.

Memes criam/apoiam a relevância da marca
Como os memes geralmente estão relacionados a uma tendência ou evento atual, eles tornam sua marca mais real, moderna e humana. Os memes atraem eventos contemporâneos ou culturais que seus espectadores conhecem, o que parece autêntico e fresco. Esse conteúdo serve para reunir uma comunidade em torno de uma pedra de toque comum e faz com que sua marca pareça mais relacionável.

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Produção intensa de conteúdo para todas as fases do funil

Como vimos anteriormente, o marketing digital é amplamente embasado no conceito de inbound marketing e, consequetemente, nas etapas do funil de vendas. Por isso, a produção de conteúdo digital dentro de cada uma dessas fases é importantíssima quem está empreendendo usando as estratégias de marketing.

Concentre-se em produzir conteúdos específicos para cada fase da jornada de compras do seu consumidor para que o engajamento aconteça naturalmente.

Atração: posts em blogs, redes sociais, uso de palavras-chaves e SEO

Conversão: Landing pages, formulários, call to action, contatos

Fechamento: E-mail, CRM, atendimento offline, nutrição de leads

Encantamento: Mídias Sociais, compartilhamentos, ofertas exclusivas

Aposte em redes sociais

Poucos canais de comunicação proporcionam tanta interação e engajamento das pessoas com as marcas quanto as redes sociais.

Além disso, essas plataformas são ótimos instrumentos para atrair mais tráfego para o seu site. Isso porque algumas dessas mídias levam o consumidor a finalizar o pedido em um e-commerce, por exemplo.

Assim, ter uma página no Facebook, Instagram, TikTok YouTube ou Twitter é importante para vender mais e promover suas ações e conteúdos.

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Conclusão ao fazer Marketing digital para empreendedores

Empreender usando o Marketing digital para empreendedores é o caminho para alavancar o seu negócio. Usar estratégias de marketing no empreendedorismo é um caminho sem volta e seja sua empresa grande ou pequena inserir-se no meio digital já é um fato a ser considerado.

A chave para o sucesso não é apenas garantir que sua empresa seja efetivamente comercializada para bilhões de usuários na internet, mas também promover simultaneamente a marca através da combinação de várias formatos de mídia digital.

Chegar ao público certo, com a mensagem exata, no momento e no canal que ele mais acessa é o que o marketing digital propõe para o empreendedor.

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