Investir no marketing digital para e-commerce é a estratégia que não pode faltar para quem deseja atingir um novo patamar de vendas em 2022.
Com a tendência de expansão do comércio eletrônico, não existe momento mais apropriado para focar no crescimento do seu negócio.
Só para você ter uma ideia do que estou falando, o setor atingiu o maior faturamento da história no primeiro semestre de 2020, batendo a casa dos R$ 38,8 bilhões – o que representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2019.
O número total de pedidos, o ticket médio e a quantidade de pessoas que passaram a realizar compras online também cresceu.
Diante de indicativos tão poderosos, o que você acha de seguir essa tendência e passar a vender mais com a ajuda do marketing digital?
Neste artigo, trago dicas que certamente vão auxiliar você nessa missão. Confira!
O que é marketing digital para e-commerce?
O marketing digital para e-commerce é um conjunto de técnicas utilizadas no ambiente virtual para atingir os mais variados objetivos, como conquistar novos mercados, aumentar o número de vendas, atrair e fidelizar clientes.
Ou seja, visa desenvolver a marca de um modo geral.
Entre as estratégias mais utilizadas para conquistar essas metas estão o marketing de conteúdo e o SEO, por exemplo.
Diferentemente do marketing tradicional, aqui existe uma capacidade aumentada e quase instantânea de gerar métricas confiáveis, que permitem acompanhar o planejamento de perto.
Isso faz com que seja possível compreender melhor o seu público, assim como seus hábitos e comportamentos, permitindo que os recursos sejam investidos de forma mais eficiente.
Como fazer o marketing de uma loja virtual?
Não sabe por onde começar?
Para iniciarmos, a minha dica é entender a importância de aplicar quatro etapas fundamentais do processo de criação de uma estratégia de marketing digital para e-commerce.
Elabore o seu composto de marketing
Quem tem uma certa familiaridade com o marketing já deve ter ouvido falar da teoria dos 4Ps: praça, produto, preço e promoção.
Esses elementos são essenciais para estabelecer o seu composto.
O primeiro P é referente aos canais de distribuição, que, no caso do e-commerce, são as lojas virtuais e eventuais parcerias com marketplaces.
O produto é a sua mercadoria, o que você vai oferecer ao consumidor.
Ele deve ter os seus diferenciais em relação à concorrência e atender a um problema real do cliente.
O preço é o que vai guiar a sua margem de lucro.
Escolher a política de precificação adequada para o momento da empresa é uma das fases mais delicadas de um negócio, porque é necessário se basear nos custos de produção sem destoar dos valores da concorrência.
Já a promoção diz respeito aos benefícios que você vai oferecer aos clientes, aliados às técnicas de venda, como upselling e cross-selling, por exemplo.
Segmente o seu público-alvo
Para que a sua estratégia tenha êxito, você precisa delimitar seu público-alvo.
Assim, as ações tendem a ser mais certeiras e eficientes.
Há diversas formas de realizar essa segmentação, mas entre as mais comuns estão: comportamental, geográfica, demográfica e socioeconômica.
Defina o seu posicionamento
É a hora de você estabelecer o seu branding.
Ou seja, analisar o mercado a sua volta e se questionar sobre quais valores a sua marca pretende agregar.
Esse será o seu diferencial e deve ser usado como um argumento de venda a ser explorado pelas estratégias de marketing.
Selecione os seus canais de comunicação
Como você gostaria de se comunicar com seus clientes?
Por ser um e-commerce, já existe essa inclusão no meio digital, mas nada impede que você marque presença nas redes sociais e até amplie o seu leque com peças de divulgação nas mídias tradicionais.
Ainda com um pé atrás?
Saber implementar corretamente as estratégias de marketing digital para e-commerce traz muitos benefícios, como os que destaco a seguir.
1. Gera uma presença online
Quando os consumidores querem conhecer a identidade da empresa, a primeira atitude que tomam é procurar pelo site e pelos perfis nas redes sociais.
O seu negócio precisa ser visto na maior vitrine do mundo, que é a internet, e o marketing digital pode ser o seu parceiro ideal de divulgação.
2. Conquista autoridade de marca
Por meio de estratégias como o marketing de conteúdo, a sua marca pode se tornar uma referência do segmento.
Isso porque, ao criar um blog que aborda temas relacionados aos produtos e serviços oferecidos, você estará tirando dúvidas dos clientes e demonstrando que tem autoridade sobre o assunto.
3. Demonstra a jornada de compra do e-commerce
Entender em que momento do seu processo de decisão o consumidor está e como conduzi-lo até a conversão é o tipo de informação estratégica da qual você não pode abrir mão.
Com o marketing digital, mapear esse caminho fica muito mais fácil, o que permite também auxiliar o cliente, tirando dúvidas e influenciando as suas escolhas.
4. Ajuda a segmentar o público
Se, nas estratégias tradicionais de marketing, você costuma falar com um público amplo, o universo digital permite focar os seus esforços e garante que a sua mensagem chegue a quem realmente interessa.
5. Personaliza a comunicação do e-commerce
Quando você tem um público segmentado, é possível personalizar a sua comunicação.
Com um acesso amplo aos dados dos usuários, criar ofertas e conteúdos específicos para cada persona fica muito mais fácil.
6. Fideliza o cliente
Ferramentas como o e-mail marketing são ótimas formas de manter um relacionamento com o cliente no pós-venda, trazendo ofertas complementares às da sua última compra, por exemplo.
Um bom modo de fidelizar consumidores.
7. Facilita a mensuração de resultados
Você tem acesso a todos os passos, ações e interações do cliente.
Consegue saber, exatamente, quantos clicaram em cada anúncio e a parcela que finalizou a compra.
Ou seja, as métricas são bastante confiáveis e permitem analisar quais estratégias estão dando certo ou não.
8. Oferece ótimo custo-benefício no seu e-commerce
O marketing digital é muito mais barato do que o tradicional.
O preço de um anúncio televisivo no horário nobre é bem superior ao de impulsionar uma publicação nas redes sociais, só para citar um exemplo prático.
E, como já comentei, também é sobre focar no público certo e otimizar os recursos investidos.
9. Define o seu ciclo de vendas do e-commerce
Todas as etapas, da prospecção ao pós-venda, ficam mais claras com as ferramentas que o marketing digital dispõe.
Enquanto o marketing de conteúdo incentiva o cliente a consumir a partir da produção de matérias relevantes, o SEO técnico garante o máximo de eficiência para que você apareça no topo das buscas.
Combinadas, as estratégias podem ser ainda mais poderosas.
10. Personaliza a experiência de compra
Não é porque você tem um público segmentado que todos os clientes são iguais.
A experiência de cada compra é diferente e o marketing digital oferece a possibilidade de explorar ao máximo essa personalização.
11. Permite o engajamento com o público no e-commerce
Oferece uma via de mão dupla: da mesma forma que a empresa disponibiliza conteúdos relevantes, os consumidores interagem e passam feedbacks.
Isso faz com que se criem laços mais duradouros entre as partes.
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