Marketing Digital Para E-Commerce: Como Vender Mais em 2022

Investir no marketing digital para e-commerce é a estratégia que não pode faltar para quem deseja atingir um novo patamar de vendas em 2022.

e-commerce

Com a tendência de expansão do comércio eletrônico, não existe momento mais apropriado para focar no crescimento do seu negócio.

Só para você ter uma ideia do que estou falando, o setor atingiu o maior faturamento da história no primeiro semestre de 2020, batendo a casa dos R$ 38,8 bilhões – o que representa um aumento de 47% em relação ao mesmo período de 2019.

O número total de pedidos, o ticket médio e a quantidade de pessoas que passaram a realizar compras online também cresceu.

Diante de indicativos tão poderosos, o que você acha de seguir essa tendência e passar a vender mais com a ajuda do marketing digital?

Neste artigo, trago dicas que certamente vão auxiliar você nessa missão. Confira!

O que é marketing digital para e-commerce?

O marketing digital para e-commerce é um conjunto de técnicas utilizadas no ambiente virtual para atingir os mais variados objetivos, como conquistar novos mercados, aumentar o número de vendas, atrair e fidelizar clientes.

Ou seja, visa desenvolver a marca de um modo geral.

Entre as estratégias mais utilizadas para conquistar essas metas estão o marketing de conteúdo e o SEO, por exemplo.

Diferentemente do marketing tradicional, aqui existe uma capacidade aumentada e quase instantânea de gerar métricas confiáveis, que permitem acompanhar o planejamento de perto.

Isso faz com que seja possível compreender melhor o seu público, assim como seus hábitos e comportamentos, permitindo que os recursos sejam investidos de forma mais eficiente.

Como fazer o marketing de uma loja virtual?

Não sabe por onde começar?

Para iniciarmos, a minha dica é entender a importância de aplicar quatro etapas fundamentais do processo de criação de uma estratégia de marketing digital para e-commerce.

Elabore o seu composto de marketing

Quem tem uma certa familiaridade com o marketing já deve ter ouvido falar da teoria dos 4Ps: praça, produto, preço e promoção.

Esses elementos são essenciais para estabelecer o seu composto.

O primeiro P é referente aos canais de distribuição, que, no caso do e-commerce, são as lojas virtuais e eventuais parcerias com marketplaces.

O produto é a sua mercadoria, o que você vai oferecer ao consumidor.

Ele deve ter os seus diferenciais em relação à concorrência e atender a um problema real do cliente.

O preço é o que vai guiar a sua margem de lucro.

Escolher a política de precificação adequada para o momento da empresa é uma das fases mais delicadas de um negócio, porque é necessário se basear nos custos de produção sem destoar dos valores da concorrência.

Já a promoção diz respeito aos benefícios que você vai oferecer aos clientes, aliados às técnicas de venda, como upselling e cross-selling, por exemplo.

Segmente o seu público-alvo

Para que a sua estratégia tenha êxito, você precisa delimitar seu público-alvo.

Assim, as ações tendem a ser mais certeiras e eficientes.

Há diversas formas de realizar essa segmentação, mas entre as mais comuns estão: comportamental, geográfica, demográfica e socioeconômica.

Defina o seu posicionamento

É a hora de você estabelecer o seu branding.

Ou seja, analisar o mercado a sua volta e se questionar sobre quais valores a sua marca pretende agregar.

Esse será o seu diferencial e deve ser usado como um argumento de venda a ser explorado pelas estratégias de marketing.

Selecione os seus canais de comunicação

Como você gostaria de se comunicar com seus clientes?

Por ser um e-commerce, já existe essa inclusão no meio digital, mas nada impede que você marque presença nas redes sociais e até amplie o seu leque com peças de divulgação nas mídias tradicionais.

Ainda com um pé atrás?

Saber implementar corretamente as estratégias de marketing digital para e-commerce traz muitos benefícios, como os que destaco a seguir.

1. Gera uma presença online

Quando os consumidores querem conhecer a identidade da empresa, a primeira atitude que tomam é procurar pelo site e pelos perfis nas redes sociais.

O seu negócio precisa ser visto na maior vitrine do mundo, que é a internet, e o marketing digital pode ser o seu parceiro ideal de divulgação.

2. Conquista autoridade de marca

Por meio de estratégias como o marketing de conteúdo, a sua marca pode se tornar uma referência do segmento.

Isso porque, ao criar um blog que aborda temas relacionados aos produtos e serviços oferecidos, você estará tirando dúvidas dos clientes e demonstrando que tem autoridade sobre o assunto.

3. Demonstra a jornada de compra do e-commerce

Entender em que momento do seu processo de decisão o consumidor está e como conduzi-lo até a conversão é o tipo de informação estratégica da qual você não pode abrir mão.

Com o marketing digital, mapear esse caminho fica muito mais fácil, o que permite também auxiliar o cliente, tirando dúvidas e influenciando as suas escolhas.

4. Ajuda a segmentar o público

Se, nas estratégias tradicionais de marketing, você costuma falar com um público amplo, o universo digital permite focar os seus esforços e garante que a sua mensagem chegue a quem realmente interessa.

5. Personaliza a comunicação do e-commerce

Quando você tem um público segmentado, é possível personalizar a sua comunicação.

Com um acesso amplo aos dados dos usuários, criar ofertas e conteúdos específicos para cada persona fica muito mais fácil.

6. Fideliza o cliente

Ferramentas como o e-mail marketing são ótimas formas de manter um relacionamento com o cliente no pós-venda, trazendo ofertas complementares às da sua última compra, por exemplo.

Um bom modo de fidelizar consumidores.

7. Facilita a mensuração de resultados

Você tem acesso a todos os passos, ações e interações do cliente.

Consegue saber, exatamente, quantos clicaram em cada anúncio e a parcela que finalizou a compra.

Ou seja, as métricas são bastante confiáveis e permitem analisar quais estratégias estão dando certo ou não.

8. Oferece ótimo custo-benefício no seu e-commerce

O marketing digital é muito mais barato do que o tradicional.

O preço de um anúncio televisivo no horário nobre é bem superior ao de impulsionar uma publicação nas redes sociais, só para citar um exemplo prático.

E, como já comentei, também é sobre focar no público certo e otimizar os recursos investidos.

9. Define o seu ciclo de vendas do e-commerce

Todas as etapas, da prospecção ao pós-venda, ficam mais claras com as ferramentas que o marketing digital dispõe.

Enquanto o marketing de conteúdo incentiva o cliente a consumir a partir da produção de matérias relevantes, o SEO técnico garante o máximo de eficiência para que você apareça no topo das buscas.

Combinadas, as estratégias podem ser ainda mais poderosas.

10. Personaliza a experiência de compra

Não é porque você tem um público segmentado que todos os clientes são iguais.

A experiência de cada compra é diferente e o marketing digital oferece a possibilidade de explorar ao máximo essa personalização.

11. Permite o engajamento com o público no e-commerce

Oferece uma via de mão dupla: da mesma forma que a empresa disponibiliza conteúdos relevantes, os consumidores interagem e passam feedbacks.

Isso faz com que se criem laços mais duradouros entre as partes.

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