Marketing de conteúdo. Tudo o que você precisa saber.

Marketing de conteúdo. Tudo o que você precisa saber.

Cada vez mais empresas e marcas, vêm apostando no marketing de conteúdo como sua estratégia para se destacar da concorrência e alavancar as vendas.

Que o Marketing Digital deixou de ser uma simples tendência de mercado, para se tornar um investimento indispensável na maioria dos negócios você já sabe, certo? Quem quer continuar relevante para seus clientes na atualidade, precisa ter visibilidade online.

Não é à toa que grandes nomes do mercado, se tornaram autoridades nos seus nichos. Seja através de conteúdo escrito, conteúdo de vídeo, ou qualquer outro tipo de conteúdo em redes sociais, foi através de uma estratégia de marketing de conteúdo que rapidamente se posicionaram como autoridades relevantes.

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O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de conteúdo, significa criar e compartilhar conteúdo valioso para atrair e converter consumidores potenciais em clientes, e clientes em repetidos compradores. O tipo de conteúdo que você compartilha está relacionado, ao que você vende.

Com o objetivo de gerar valor para o público-alvo, o marketing de conteúdo atende à intenção de busca do usuário e transforma o processo de compra em algo natural e prazeroso.

Isso porque estuda em profundidade o que a audiência quer ler, além de entender seus desafios, necessidades, objetivos e preferências.

Ao consumir a informação produzida pela marca, o consumidor pode descobrir desejos ou dores que julgava inexistentes. E, assim, depositar sua confiança nesta marca.

Objetivos.

Aumento da visibilidade no Google.

Sabemos que hoje não basta produzir conteúdo com palavras-chaves soltas em meio aos textos ou fazer backlinks em grande quantidade, mas sem qualidade.

O algoritmo de busca do Google se desenvolveu muito e já consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário. Dados como CTR na SERP, tempo de permanência na página e qualidade dos links referenciados no texto são analisados e influenciam no rankeamento.

Geração de Leads qualificados.

À medida que você vai criando conteúdo, você vai construindo uma base de Leads qualificados. Os seus conteúdos geram tráfego orgânico, esse tráfego orgânico gera Leads e esses Leads se convertem em negócios.

Tudo isso em um piloto automático, sem necessidade de tomar qualquer tipo de ação direta sobre esse tráfego.

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Passar confiança para sua audiência.

Realizar Marketing de Conteúdo de qualidade, faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança de seus possíveis clientes.

Uma empresa que está investindo tempo para produzir conteúdo gratuito para seus clientes e entregando valor para essas pessoas, certamente será lembrada com muito mais força quando comparada a uma concorrente que não faz o mesmo.

Melhorar o Branding da sua marca.

Quer você esteja a utilizar o Marketing de Conteúdo, como uma estratégia de branding pessoal ou empresarial, através da geração de conteúdos relevantes, você aumentará exponencialmente a notoriedade da sua marca, seja ela uma marca pessoal ou empresarial.

A geração de conteúdos relevantes, além de gerar comentários e interesse junto da sua audiência online, faz com que você crie um maior nível de interação com seus seguidores no Instagram, por exemplo. Isso fará com que a sua notoriedade nesse mercado aumente progressivamente, gerando um maior interesse pelo seu trabalho ou pela sua empresa.

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Planejando seu projeto.

O planejamento, é tudo aquilo que vem antes de começar a criar conteúdo de fato: a escolha de temas, de linguagem, de palavras-chave.

É o momento em que você deixa claro os resultados que deseja obter com a sua estratégia de Marketing de Conteúdo, o caminho que vai traçar para chegar lá e como medirá o seu progresso.

Com tantas ferramentas e possibilidades, é fácil perder a mão e acabar trazendo prejuízos para sua imagem.

Quem é sua audiência, o que ela quer e precisa saber sobre? Quais são as principais dúvidas a respeito das soluções que a sua empresa oferece? Como essas respostas serão fornecidas em cada etapa do funil de marketing?

Escolha os tipos de conteúdo e canais.

Não adianta postar sempre a mesma coisa, no mesmo local. Se você já conhece o seu público, a jornada do seu cliente e tem uma boa noção das perguntas que precisam ser respondidas, procure entender qual o melhor material para cada caso.

Você tem várias opções de conteúdo:

  • Web Blog de conteúdo.
  • Mídias Sociais.
  • Email Marketing.
  • Landing Pages.
  • E-books.
  • Vídeos no YouTube.
  • Infográficos.
  • Podcasts.
  • Aplicativos.
  • Testes online.
  • Comparativos.
  • Webnários.
  • Ferramentas e Sistemas.
  • Kits de Brinde.
  • Templates.

Mensure os resultados do Marketing de Conteúdo.

Sempre que possível, analise o desempenho do seu trabalho efetuado. Isso vai ajudar a identificar oportunidades e melhorar o que não tem dado certo.

Comunique-se com a sua audiência nas redes sociais.

Aproveite o ambiente de interação que essas plataformas oferecem para se aproximar e se comunicar com a sua audiência. Leia e responda comentários, curta fotos e escreva para essas pessoas. Aliás, esse engajamento pode gerar boas idéias de novos conteúdos.

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