Instagrammer: quem são, quanto ganham e como se tornar um

Veja como ser bem sucedido em uma das profissões preferidas do momento! Instagrammer!

Instagrammer

negociado como um aplicativo para compartilhamento de imagens e fotos, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce na atualidade. Com isso, a plataforma tem chamada uma verdadeira revolução na indústria de entretenimento.

Hoje, do qual os usuários do Instagram trabalham com suas redes sociais, trocam mensagens e mantêm informações sobre seus círculos sociais. A rede tem se revelado um espaço para os profissionais de marketing digital e para os chamados influenciadores digitais.

O aplicativo é ao mesmo tempo, um reflexo e um mercado, características de nicho da sociedade contemporânea, conexão, velocidade, vaidade e novos modelos de mercado.

Eles divulgam marcas, ideias e estilos de vida e mostram como uma nova e promissora profissão, é o assunto do nosso post de hoje.

Na sequência, descubra tudo que você precisa saber sobre os Instagrammers: quem são, quanto e como se tornar um. E continue lendo, pois também vamos te contar como ganhar dinheiro no Instagram!

Mas afinal, o que é um Instagrammer?
Respondendo a esta pergunta de uma maneira mais resumida, o Instagrammer é uma pessoa que ganha dinheiro para produzir e postar fotos ou vídeos, seja em sua própria conta no aplicativo ou na conta de quem o contratou.

Embora os jovens constituam a maioria nessa rede social, esse não é um mercado com idade avançada. Existe campo para todas as idades e finalidades.

Basta você chorar uma boa estratégia de gerenciamento de seu perfil no Instagram, que é exatamente o que você ensina a fazer longo deste post.

Quem são os Instagrammers?
São muitos, basicamente, eles se dividem de acordo com o que fazem nessa plataforma.

A primeira maneira funciona como uma forma de ampliar o contato e a base de fãs, quando já é conhecida em outros meios, como no caso de jogadores, artistas, modelos etc.

Alguns exemplos que seguem essa linha e têm conexão com uma base expressiva de fãs no aplicativo são: Neymar, Bruna Marquezine, Anitta, Marina Ruy Barbosa e David Luiz.

A nível internacional, os nomes mais populares no Instagram são: Selena Gomez, Taylor Swift e Beyoncé.

Em outra lógica, que é o foco do nosso post, existem aquelas celebridades ou influenciadores digitais que surgem no próprio aplicativo (ou em grande parte), cuja base de fãs é construída e mantida nele.

Esses Instagrammers são modelos fitness ou meramente estéticos, difusores de marcas e de empresas, entre outros.

A título de exemplo, podemos citar a Instagrammer e também YouTuber Flávia Pavanelli, que já ultrapassa a marca de 6,4 milhões de seguidores apenas no Instagram. Além dela, outro exemplo de sucesso é a treinadora de crossfit, Gabriela Bahia, que teve sua carreira impulsionada graças à exposição que tem no aplicativo.

Como ganhar dinheiro no Instagram?

Atualmente, existem várias formas de gerar renda na plataforma.  Você pode se autopromover como criador de conteúdo; promover um estilo de vida ou ser o porta-voz de marcas e empresas que desejam divulgar seus produtos.

Se você possui uma base considerável de seguidores, por exemplo, você poderá receber pagamentos e comissões pelas vendas que conseguir gerar para determinada empresa.

Ou seja, não é preciso ter milhões de seguidores para conseguir lucrar com a plataforma. O importante mesmo e saber a hora certa de falar com seu público especificamente.

Divulgação de marcas

A maioria dos consumidores procura por reviews de um produto na internet antes de fazer uma compra. Sendo assim, o Instagrammer é um excelente porta-voz para marcas que desejam atingir um público maior e mais qualificado.

Na divulgação de produtos, o Instagrammer tem três opções principais de comissionamento:

  • Divulgar produtos de seu nicho e receber uma quantia por cada post publicitário publicado em seu perfil;
  • Negociar uma participação pelas vendas provenientes do link que compartilhou, o que seria um trabalho semelhante ao que faz um afiliado;
  • Negociar um modelo de comissionamento misto, no qual ele recebe um adiantamento pelo post, mas também é recompensado com um bônus por performance.

Divulgação de produtos próprios

De olho nos seguidores dos instagrammers, muitas marcas estão entrando em contato com esses perfis para desenvolver produtos em parceria ou coleções cápsula.

Nesses casos, o Instagram pode se tornar um meio de divulgação a mais para a venda de produtos.

O mesmo vale caso o Instagrammer tenha uma marca ou e-commerce próprios. Ele pode usar sua influência para aumentar o tráfego de sua loja online e, consequentemente, gerar mais oportunidades de negócios.

Loja no Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram dá a opção para o usuário criar uma loja dentro do aplicativo. A função é interessante, pois poupa os custos que você teria com a criação e manutenção de uma página online e você ainda “atinge” sua audiência sem precisar de anúncios.

Para criar sua própria loja, certifique-se de que você tem um perfil comercial no Instagram, uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e um catálogo de produtos hospedado online.

Depois disso, é só seguir o passo a passo, abaixo:

Clique em Configurações e veja se a opção Produtos está habilitada. Em caso afirmativo, basta adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial e clicar em Salvar.

E pronto! A partir de agora você terá a opção de marcar produtos sempre que for fazer uma nova postagem.

Quanto ganha um Instagrammer?

Não existe fórmula ou padrão para o sucesso no Instagram.

O valor que um perfil é capaz de monetizar depende de diversos fatores, por exemplo:

  • número de seguidores,
  • quantidade de acessos diários,
  • finalidade do perfil,
  • nível de engajamento,
  • correspondência com os interesses da marca,
  • entre vários outros.

Um exemplo icônico de sucesso é o da influencer fitness Gabriela Pugliesi que, antes mesmo de atingir a marca de dois milhões de seguidores, já conseguia faturar por volta de 8 mil reais por postagem na plataforma. Atualmente, a blogueira já caminha para quase 4 milhões de seguidores.

Poste fotos que engajem seus seguidores
As fotos são o principal elemento que atrai seguidores no Instagram, por isso suas imagens devem ser incríveis!

Escolha uma câmera de boa qualidade, tente-se para a iluminação do ambiente, escolha cenários interessantes e use sua criatividade para obter os melhores cliques.

Sonde anunciantes

Uma boa maneira de encontrar anunciantes é sondando perfis com o mesmo estilo que o seu e entrando em contato com eles. Então, apresente seu perfil para que eles possam avaliar se têm interesse em sua página para anunciar seus produtos.

Para isso, tenha sempre um media kit atualizado com fotos e os principais trabalhos que você já realizou como Instagrammer.

É importante ressaltar que não há uma tabela de preços para anúncios. O anunciante levará em consideração seu número de seguidores, o alcance de sua página e o nível de engajamento de seus seguidores para determinar quanto vale o espaço para o anúncio.

Logo, é essencial investir em um perfil de qualidade.

Leve o Instagram a sério

Agora que você já sabe como se tornar um Instagrammer e monetizar seu perfil na plataforma, você precisa saber que é fundamentar também ser assíduo na administração de sua página e não apenas esperar os resultados desejados sem se esforçar.

Lembre-se que o sucesso é construído diariamente e depende, essencialmente, de seu próprio empenho. Logo, não deixe de manter uma boa programação em sua página, responder sempre seus seguidores e buscar melhorar o conteúdo postado em seu perfil quando necessário, combinado?

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