Instagram para negócios – dicas e truques

Esta semana, nossa comunidade discutiu maneiras de ter sucesso usando o Instagram para negócios ou marcas.

Se você pensa em usar o Instagram para negócios, saiba que essa é uma decisão certa. A rede social tem mais de 1 bilhão de usuários de 500 de recursos, sendo mais de 1 milhão de ativos de todos os dias. Só nos Stories, são mais de 400 milhões de visualizações e 95 milhões de fotos são postadas diariamente.

Além disso, a interação é maior do que em outras redes sociais. Somente no primeiro trimestre de 2020, o total foi 16 vezes o mesmo período de 2019 e 28% mais alto do que as curtidas, os comentários e os compartilhamentos selecionados no Facebook.

Todos esses dados mostram que usar o Instagram para seu negócio é uma boa ideia. Ainda assim, os resultados podem ficar abaixo do esperado, se você não usar uma rede social de forma mais adequada. É preciso otimizar como ações e atuar de modo profissional. Afinal, há recursos profissionais do Instagram para explorar muitos. Acessado dos objetivos da sua empresa, pode valer a pena fazer um curso de Instagram para se atualizar nas funcionalidades e boas práticas do Instagram para negócios.

negócios

Quais são algumas maneiras de otimizar seu perfil do Instagram?
Da comunidade:
R1: Certifique-se de sempre ter um link relevante em sua biografia, configure o perfil comercial com botões úteis, use uma imagem reconhecível para sua foto de perfil, configure seu arquivo de histórias. #bufferchat

Você tem metas ou KPIs específicos para sua presença no Instagram? Se sim, quais são eles?
Da comunidade:

R2: Buscamos principalmente engajamento na forma de curtidas e comentários. Adoramos quando nossos seguidores aumentam, mas sabemos que seguidores nem sempre significam um público cativo. #bufferchat

— Jules Kim (@julesykim) 21 de março de 2018
a2: aumentar os seguidores é mais importante para mim. Qualquer um pode rolar a página de explorar + clicar em curtir. Mas os seguidores vão vê-lo de novo e de novo, não por acaso! #bufferchat, mas é difícil em um mundo cheio de criadores de conteúdo incríveis – qual é a sua maneira favorita de se destacar?

— Bre | Mountain Town Boutique (@bre_mtb) 21 de março de 2018
R2: Usamos principalmente o Instagram como um canal de crescimento para construir a comunidade #bufferchat. Reunimos histórias de pacientes e comemoramos com nossa comunidade. #mídia social

comprar views stories

Junte forças com outros negócios

Lexie Smith
Fundador da THEPRBAR Inc., uma plataforma de coaching on-line e um centro de recursos criado para ajudar empreendedores e profissionais motivados a expandir seu impacto, influência e receita.

A campanha mais eficaz do Instagram que lancei: liderei e colaborei com oito outros coaches em áreas complementares para lançar uma campanha de criação de lista chamada The Empower Project. Todos nós contribuímos com um brinde cheio de valor e promovemos a campanha em vários canais, principalmente no Instagram. Tudo o que pedimos foi que as contas seguissem todos os treinadores participantes e fornecessem seus e-mails. A campanha foi um grande sucesso para todos os envolvidos e não custou nada para ser executada.

O crescimento que experimentei como resultado: todos capturamos centenas de e-mails e seguidores hiperdirecionados da campanha sem gastar um centavo. Para nós, era mais importante atrair um público qualificado do que apenas mirar em grandes métricas de vaidade.

Crie imagens para facilitar o compartilhamento

Bonnie Chen
Mídia social e conteúdo na Dreamers & Doers, uma comunidade de alto impacto e máquina de hype de relações públicas que apoia e amplia mulheres empreendedoras extraordinárias.

campanha mais eficaz no Instagram que lancei: Dreamers & Doers ajuda nossos membros a ganhar visibilidade na mídia e, sempre que aparecem em uma de nossas publicações parceiras, crio imagens para ajudá-los a compartilhar as notícias em toda parte.

Recentemente, 33 de nossos membros foram apresentados em um artigo no BlogHer, e criei imagens personalizadas para cada um deles com sua foto e uma citação do artigo. Isso permitiu que eles compartilhassem facilmente as notícias de seu recurso em suas próprias plataformas sociais. Também postamos essas imagens em nossos stories do Instagram e marcamos cada membro, o que facilitou ainda mais o compartilhamento, ampliando o reconhecimento da marca Dreamers & Doers para seus diversos públicos.

O crescimento que experimentei como resultado: nossos membros ficaram entusiasmados com a facilidade de compartilhamento e 70% deles compartilharam as imagens em suas redes. Como resultado, vimos um aumento nos seguidores, visitas ao perfil e pensamentos de cliques em nosso site por vários dias depois. A visibilidade adicional tanto para Sonhadores e Realizadores quanto para nossos membros tornou essa iniciativa fácil um grande ganho para todos!

Marissa Escolha
Fundadora da Marissa Pick Consulting LLC, fornecendo consultoria estratégica focada em transformação digital, marketing de conteúdo, estratégia de mídia social, marca pessoal e muito mais.

A campanha do Instagram mais eficaz que lancei: as campanhas mais eficazes em que trabalhei são aquelas que apresentam conteúdo gerado pelo usuário (UGC) e ajudam a mostrar a marca. Os consumidores confiam mais nas avaliações e no conteúdo gerados por usuários do que no conteúdo de uma marca. Quando uma marca é capaz de mostrar o sucesso e um produto através dos olhos de seu usuário final, o engajamento natural segue. As marcas verão um aumento nos seguidores, engajamento e respostas.

O crescimento que experimentei como resultado: um dos meus clientes estava trabalhando no lançamento do Instagram como um componente principal da campanha geral, mas estava gerando um tráfego mínimo. Depois de alavancar apelos à ação claros, mídia paga e UGC, vimos o canal saltar para quase 9% da principal referência de tráfego para o site. A porcentagem do tráfego geral dos canais de mídia social para o site também cresceu, mas o engajamento, a interação e o UGC provocaram um grande crescimento para essa conta.

Quando se trata de sua própria jornada no Instagram, talvez o conselho mais impactante que podemos dar é simplesmente começar. Quer você experimente algumas das estratégias acima ou as use como inspiração para tentar outra ideia criativa, é fundamental começar de algum lugar e ver o que ressoa com seu público exclusivo. Você nunca sabe o que pode ser bem sucedido para você e sua empresa.

Concentre-se em criar conteúdo de alta qualidade 

Acima de tudo, você precisa priorizar a criação de conteúdo de alta qualidade.

Imagens publicadas no Instagram geram 23% mais engajamento do que no Facebook –  mas você só experimentará isso se o seu conteúdo for de alto nível.

Se você ainda não tem muita experiência com o Instagram (mesmo como um usuário que não seja de negócios), você poderá querer mudar e utilizar a plataforma como um usuário comum. 

Quando você usa o Instagram como usuário normal, você pode ver melhor como a plataforma funciona da perspectiva dos clientes em potencial.

Então, se você ainda não tem, abra uma conta no Instagram.

Siga várias empresas que também estão ativas na plataforma.

Ao fazer isso, você poderá ver em primeira mão o que funciona e o que não funciona no Instagram para negócios.

Se você vir qualquer coisa que chame a sua atenção, faça um print de tela. Você pode usar essas imagens como inspiração para criar o seu próprio conteúdo.

Que tal, comprar curtidas Instagram ? Confira nossos Pacotes no Site.

Por um lado, mostra que a empresa se preocupa com a qualidade e sobre fazer as coisas da melhor maneira possível.

Se você puder mostrar para as pessoas que a sua marca acredita em produzir o melhor conteúdo, há uma chance maior de as pessoas desejarem comprar algo da sua marca.

Mostrar um pouco dos bastidores também lhe dá a chance de tornar a sua empresa mais “humana”.

Os clientes em potencial se sentirão melhor ao comprar da sua marca se você demonstrar que as pessoas que estão por trás da marca se preocupam em fazer um trabalho de alta qualidade.

Publicidade no YouTube

Outro tipo de conteúdo de negócio que funciona bem no Instagram são as fotos dos produtos. 

As fotos de produtos são exatamente isso  – fotos tiradas dos seus produtos.

Tenha um perfil do Instagram Negócios

Para aperfeiçoar os resultados obtidos pelas marcas, o Instagram lançou sua versão para negócios. Ela tem mais funcionalidades e conta com algoritmos que podem: 

  • Medir o engajamento e o alcance dos posts publicados;
  • Promover uma publicação.

Além de ter acesso a esses benefícios, o Instagram para negócios permite associar a sua perfil à fanpage do Facebook. Basta que essa última esteja cadastrada como pública.

Mais do que isso, garanta que as informações do seu perfil estejam otimizadas. É fundamental ter:

  • Nome de usuário adequado e equivalente a outras redes sociais;
  • Descrição auto explicativa, inclusive com o seu link na bio;
  • Foto no perfil, preferencialmente a logomarca para ajudar na identificação dos usuários.

Defina metas para seu negócio

O uso do Instagram deve ser direcionado por objetivos concretos. Eles podem ser variados, a depender do que sua marca mais precisa no momento. Pode ser, por exemplo:

  • Mais vendas;
  • Maior faturamento;
  • Aumento de interações;
  • Mais engajamento.

De qualquer forma, é preciso saber aonde quer chegar para ter uma ideia clara do que postar e quais campanhas criar. A partir disso, é essencial fazer um planejamento para as postagens. Dessa maneira, você deixa as publicações agendadas e evita perder o timing de alguma estratégia interessante.

Crie conteúdos relevantes

Engana-se quem pensa que os conteúdos de negócios no Instagram são simples de serem colocados em prática. Mesmo sendo de uma rede social, eles exigem atenção e boa estruturação.

Aqui, é preciso considerar diferentes variáveis:

  • Frequência e melhores horários de postagens: essa definição deve ser embasada em dados, especialmente aqueles coletados por ferramentas especializadas;
  • Assuntos a serem abordados: sempre devem gerar valor para o público-alvo;
  • Diretrizes de estilo: o que deve ser seguido na linguagem e nos formatos dos posts, como uso de hashtags, emojis e mais;
  • Engajamento: como será feita a interação no Instagram para o seu negócio. Por exemplo, se comentários serão respondidos, se fotos de clientes serão curtidas etc.

Lembre-se de que você deve investir em conteúdos diversificados.

Além de imagens estáticas, invista em vídeos. Afinal, uma pesquisa do E-marketer indica que 78% dos dados móveis consumidos em 2021 serão destinados aos vídeos. Portanto, aposte no IGTV e coloque vídeos no feed, no Stories e na ferramenta de Close Friends.

Zoom do Instagram: como aproveitar ao máximo o novo recurso do Instagram

Preze pela importância de manter uma marca consistente

Você pode pensar que eu já abordei a importância do branding quando falei sobre o conteúdo de alta qualidade anteriormente.

No entanto, a questão do branding vai além da qualidade do seu conteúdo.

O branding está relacionado a cada aspecto da sua conta do Instagram.

O estilo das suas imagens, as legendas que você usa e a frequência que você publica contribuem para a sua marca.

Se você desenvolver um estilo único para o seu perfil, e se você for consistente com esse estilo, fica mais fácil de lembrarem da sua marca – especialmente quando seu conteúdo for compartilhado.

Instagram Ads

Embora existam mais de 1 milhão de empresas anunciando no Instagram, ainda há muito espaço para o seu negócio entrar em ação.

Já abordamos anteriormente aqui no blog como configurar uma campanha publicitária no Instagram, mas isso não significa que não possamos revisar alguns pontos chave.

Todo o processo de criação das campanhas no Instagram fica ainda mais fácil se você já tiver alguma experiência com Facebook Ads.

Antes de executar seus anúncios no Instagram, você precisa ter clareza sobre o que deseja alcançar como resultado da execução da campanha. 

Em termos gerais, você pode alcançar os seguintes objetivos com a ajuda dos anúncios do Instagram:

  1. Consciência de marca.
  2. Vendas.

Os anúncios que geram percepção de marca tendem a ser bem diferentes dos anúncios que geram vendas. 

As imagens usadas em tais anúncios podem basear-se em mostrar outras coisas além dos produtos ou serviços que você vende.

Por exemplo, eles podem mostrar um olhar por trás dos bastidores ou contar alguma história.

Utilize o Close Friends

Dentro do Stories, existe ainda o Melhores Amigos. Essa ferramenta permite criar uma lista diferenciada de seguidores, que receberão conteúdos exclusivos. Essa é uma forma de estreitar seu relacionamento com eles e gerar ainda mais engajamento.

Mais do que isso, o Close Friends pode virar uma solução para monetização. Basta usar o recurso como uma ferramenta de assinatura e comprovar o valor para seus seguidores. O conteúdo postado depende da sua área de atuação.

Por exemplo, se é no setor de moda, é possível apresentar os bastidores de eventos, mostrar flashes de semanas de moda em primeira mão, oferecer dicas diferentes de looks e mais.

Por sua vez, se sua área de atuação for a de investimentos, vale a pena investir em dicas de fundos com melhor rentabilidade hoje, análises específicas de política e economia, operações de trading e outros conteúdos.

De toda forma, o objetivo do Close Friends é aprofundar mais nas sugestões e oferecer um conteúdo de verdadeiro valor, especialmente se você cobrar assinatura. Ao fazer isso, você tem a chance de otimizar o uso do Instagram Empresas e gerar mais oportunidades de vendas.

Concursos

Os concursos são outra maneira das empresas terem sucesso usando o Instagram.

Eles podem lhe ajudar a melhorar os níveis de engajamento, ao mesmo tempo que lhe dará a chance de recompensar seus seguidores.

Existem muitos tipos de concursos que você pode executar. Um dos meus favoritos é o sorteio.