Fundamentos da Liderança e aplicação nos negócios.

Vamos compreender a importância da liderança nas organizações e identificar as características comportamentais de um líder de sucesso.

Como pensar em comportamento organizacional, sem incluir a atuação do líder ou dos líderes no processo de administrar uma empresa?

Sabemos que em toda organização, a figura do líder estará presente na condução dos objetivos organizacionais, atuando como uma ponte entre os objetivos da organização e os objetivos dos empregados. No entanto, muitos confundem o processo de administrar uma empresa que é composto por uma série de fatores complexos como, por exemplo, recursos materiais e financeiros, processos, normas e procedimentos, estratégias e tecnologia, e a figura da liderança que está relacionada com o gerenciamento dos processos de mudança a serem empreendidas pela organização e, consequentemente, por aqueles que fazem parte desta mesma organização.

Portanto, podemos afirmar que para as organizações atingirem suas metas e objetivos, a figura do líder é essencial.

Gerência e Liderança.

A diferenciação entre liderança e gerência, não diminui a importância e o valor dos cargos de gerência.

De fato, os gerentes de nível superior, que são membros do conselho de administração, presidentes de empresas e executivos-chefes, ainda são tecnicamente gerentes.

A distinção entre liderança e gerência, no entanto, ocorre na definição das intenções e filosofias de cada conceito.

Líderes criam o caminho; os gerentes seguem.

Liderança é uma daquelas palavras de difícil definição, pois há muitas diferenças entre a teoria sobre liderança e a prática da liderança. 

Na verdade, no cotidiano das organizações os próprios executivos não fazem uma distinção entre os dois termos, pois na visão desses profissionais um elemento se mistura ao outro numa atuação simbiótica entre o comportamento do líder e os recursos que ele deverá administrar.

Assim, em função do dinamismo do mundo atual, as organizações precisam de líderes que tenham uma visão de futuro e elevado poder de influenciar pessoas, bem como de administradores que sejam capazes de compreender a complexidade da estrutura de uma organização para gerenciar as operações do cotidiano de uma empresa. Ao compreender esta distinção entre o líder e o administrador, podemos afirmar que nem todo líder é um administrador e, nem todo administrador é um líder.

Como criar design gráfico online?

Aqui estão quatro maneiras pelas quais os gerentes de nível superior podem modelar a liderança em suas organizações:

Mostrar em vez de contar.

“Um líder, é uma pessoa que você seguirá para um lugar que você não iria sozinho.” Joel Barker

Os líderes conhecem seus valores e os tecem em suas idéias, atitudes e ações.

A pedra angular da demonstração da liderança dentro da gerência de nível superior, é incorporar o profissionalismo e as habilidades de tomada de decisão que os gerentes de nível superior esperam de seus gerentes e funcionários de nível médio e primeiro. Caso contrário, o resultado não é apenas hipocrisia, mas também uma cultura da empresa sem leme.

automação Instagram

Inspire uma visão comum da empresa.

“Um líder, leva as pessoas para onde elas querem ir. Um grande líder leva as pessoas para onde elas não necessariamente querem ir, mas deveriam estar.” Rosalynn Carter

Um gerente de nível superior que incorpora liderança, é alguém que se concentra no quadro geral. Eles reconhecem que não são apenas responsáveis ​​por elaborar a visão da empresa, mas também por garantir que essa visão inspire outras pessoas a se empenharem em realizá-la. Modelar liderança dessa maneira também significa que um gerente de nível superior deve aceitar de bom grado críticas construtivas e se esforçar para criar um ambiente em que o feedback seja incentivado por padrão.

Facilitar o desenvolvimento de outras pessoas.

“Liderança é a arte de dar às pessoas uma plataforma para espalhar idéias que funcionam.” Seth Godin

Os verdadeiros líderes, promovem a ação. Eles abrem caminho para que outras pessoas prosperem individualmente, assim como parte do coletivo ou, nesse caso, do negócio. Os líderes bem-sucedidos da alta gerência obtêm os melhores desempenhos de seus colegas gerentes e equipes. Eles reconhecem potencial, recompensam realizações e inspiram outros líderes a emergir dentro de sua organização.

liderança

Traços comportamentais da Liderança.

Na atualidade, muito de discute se os líderes já nascem com traços genéticos de liderança ou se o comportamento de um líder pode ser desenvolvido ao longo do tempo.

Na verdade, a algum tempo, especialistas sugeriram que muitas características associadas à liderança efetiva podem ser adquiridas.

Estudos sobre os traços físicos dos líderes descobriram correlações frágeis, porém constantes, entre o nível de energia de uma pessoa e sua habilidade para galgar posições de liderança.

Em termos de personalidade, existem indícios de que os líderes tendem a exibir o traço social da dominação. A autoestima parece estar relacionada à liderança para uma ampla variedade de situações e seguidores.

Características de um bom líder.

Assertividade.

O comportamento assertivo, se caracteriza pela objetividade e firmeza nas idéias, colocações e relações com os demais. Muito confundem assertividade com agressividade e na verdade no comportamento assertivo o indivíduo vai direto ao ponto, diz sim quando quer dizer sim e diz não, quando precisa dizer não. Entretanto, as pessoas assertivas não são insensíveis, muito pelo contrário, costumam expor seus sentimentos de amizade, carinho e afeição sempre que a ocasião permitir.

Comunicação.

A comunicação, se configura como uma das mais importantes habilidades de um líder, pois o mesmo sabe utilizar as ferramentas como poucos, ou seja, constrói um discurso conforme o perfil do público, adequando sua linguagem, ao perfil dos interlocutores. Possui entusiasmo e persuasão ao defender seu ponto de vista e se cerca de informações para ter um forte poder de argumentação. A facilidade de comunicação, é facilmente encontrada nas pessoas extrovertidas.

Inteligência Emocional.

Os líderes que possuem elevado grau de inteligência emocional, conseguem ter autoconsciência de suas emoções, das emoções das outras pessoas e, principalmente, administrar estas emoções de forma personalizada e rápida. Dessa forma, a inteligência emocional permite que o líder consiga manter o equilíbrio emocional em situações extremas e, ao mesmo tempo, orientar os membros da equipe acerca do comportamento desejável para o momento de crise.

Disciplina.

Estar comprometido com os seus objetivos, atuando com responsabilidade, foco e com critérios elevados de exigência consigo mesmo e, também, com as demais pessoas é uma característica presente no gestor que tem consciência da sua responsabilidade e liderança perante as pessoas e no resultado esperado.

Criatividade.

A capacidade de criar ideias que gerem inovação ou soluções para os problemas que surgem é uma importante competência do líder. A criatividade está relacionada com o nível de conhecimento intelectual na utilização do pensamento lógico e abstrato para transformar ideias em algo real, oportuno e lucrativo. As pessoas criativas tendem a ser flexíveis, não apresenta aversão a riscos e são altamente motivadas.

Percepção.

A percepção está relacionada diretamente com a inteligência emocional e com o processo de tomada de decisão. A capacidade de perceber de forma racional e assertiva as situações e pessoas oferecem ao líder a habilidade de conduzir eficazmente as situações que surgem no ambiente organizacional. Enxergar o que poucos visualizam, ou seja, ver além do que muitos conseguem imaginar e se utilizar dos sentidos e das experiências para tomar decisões potencializa a liderança. Quanto mais elevada for o poder de empatia do líder, maior será o seu poder de percepção. Ter conhecimentos, experiências, valores éticos e visão ampla ajudam na capacidade de analisar uma determinada situação e agir em tempo hábil e com eficiência.

automação Instagram

Para mais artigos e conteúdo que te ajuda a a aumentar as visualizações no stories do Instagram, confira nosso blog.

Blog Maisgram.

Que tal, comprar visualizações pra TikTok ? Ou até, comprar seguidores para Instagram ? Confira nossos Planos no Site.

Reels do Instagram, amplia duração dos vídeos.