Procurando ideias de conteúdo para postar no Instagram, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas que preparamos e veja como explorar seu potencial
Produzir conteúdo para o Instagram é uma ação que faz parte de qualquer estratégia de Marketing Digital. Para atrair o público que está na rede social, é preciso não só constância, mas também dinamicidade. Encontrar maneiras variadas de mostrar o conteúdo é um desafio constante.
O Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade e, por isso, tornou- se uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas, como artistas, influenciadores e empresários que desejam atrair mais visibilidade para o seu próprio negócio.
O que postar no Instagram? Essa dúvida habita a cabeça de muita gente, pode ter certeza. Para quem está dando os primeiros passos no universo do e-commerce investir no Instagram pode parecer um bicho de sete cabeças.
A boa notícia é que essa inquietação significa que você está no caminho certo. E o motivo disso é simples: ignorar as redes sociais não é uma opção para quem tem algum tipo de negócio na internet ou quer saber como vender pelo Instagram.
Afinal de contas, por que pensar em conteúdos para postar no Instagram é tão importante?
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Mais do que selfies ou fotos do jantar do fim de semana, o Instagram se transformou em uma plataforma de negócios. Se você ainda não colocou a sua empresa lá, está perdendo tempo… pois certamente seus concorrentes já fizeram isso!
Se você quer explorar ao máximo o potencial desta ferramenta, aqui vai um resumo de por que você precisa estar no Instagram.
Mostre seu produto de forma inovadora
Uma boa técnica para chamar mais atenção aos seus produtos, é criar posts inovadores no Instagram. Exemplo, é possível fotografar sua nova coleção de roupas em cenários diferentes, fazer parcerias com outras lojas e até mesmo mostrar o processo de montagem/construção dos itens.
Vale a pena lembrar que, diferente de uma loja física, o consumidor que pretende atingir não pode tocar, pegar ou segurar o que está sendo vendido antes da compra.
Por isso, é importante que o usuário por trás do celular veja o máximo de detalhes sobre o artigo vendido antes de realizar a aquisição, para se sentir mais seguro.
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Exiba e anuncie os seus produtos
É claro que, se você tem uma loja virtual, grande parte do que você postar no Instagram será composto por fotos e vídeos dos seus produtos. Esses tipos de conteúdo impulsionam o número de vendas da loja e ainda ajudam a promover a marca dentro da plataforma.
Vale notar que esses posts podem conter fotos exclusivas do seu produto, ou então algumas fotos que exibam os itens da loja como elementos relevantes para um determinado estilo de vida.
Qualquer que seja o caminho escolhido, lembre-se de que o conteúdo final precisa ser criado com cuidado para evitar a sensação de que é artificial, falso ou mesmo um spam. Por isso mesmo, dê uma atenção especial às legendas das imagens e escolha com muito cuidado as hashtags que deseja utilizar.
Outra possibilidade é postar conteúdos que funcionem como uma forma de anúncio do produto, destacando os pontos principais do lançamento e, claro, da marca.
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Algoritmo do Instagram: como fazer o seu conteúdo ser visto?
Entender como o algoritmo do Instagram funciona é importante para criar uma estratégia eficiente na rede social.
Antes de começar a investir tempo e dinheiro produzindo conteúdo, você precisa saber o que é essa funcionalidade e quais são as regras do jogo.
Vamos resumir o funcionamento do algoritmo do Instagram em três princípios básicos: distribuição de conteúdo no feed, fatores de engajamento e melhores horários para postar.
Afinal, o que é o algoritmo do Instagram? E como ele influencia ao postar no Instagram
O algoritmo do Instagram representa os critérios estabelecidos pela rede social para que uma publicação ganhe destaque e relevância para quem usa a plataforma.
O algoritmo entende o quanto você gosta de um assunto pela forma como você se comporta na ferramenta engajando com ele. Se você curte muitos posts de cachorros e comenta em vídeos de gatos, por exemplo, o algoritmo do Instagram entende que deve dar prioridade a temas como esse no seu feed.
Comprar Seguidores no Instagram
Não é porque você postou que todos os seus seguidores vão receber o seu conteúdo
O Feed do Instagram (assim como o do Facebook) mostra conteúdos personalizados para cada usuário com base em seu histórico de preferências na plataforma. Isso significa que, além de não ser cronológico, nem sempre vai ser possível “entregar” os seus posts para todos os seguidores no Instagram.
Uma publicação antiga de um perfil com poucos seguidores no Instagram e baixo engajamento, por exemplo, dificilmente vai aparecer no Feed de alguém.
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Compartilhe experiências de clientes ao postar no Instagram
Antes de realizar uma compra online, normalmente procuramos saber das experiências de outras pessoas para ter certeza de que irá valer a pena. É exatamente por isso que grandes sites de e-commerce possuem sistema de avaliações integrados.
Apesar de não ser possível atribuir estrelas no Instagram, os usuários tendem a enviar elogios nos comentários das publicações, DM ou até mesmo por meio de algum outro canal de atendimento digital, como o WhatsApp.
Tamanhos de imagens e vídeos para postar no Instagram
Prestar atenção aos formatos aceitos pelo Instagram é importante para produzir conteúdos adequados à rede social.
Da Live aos Stories, o Instagram tem algumas formas de você compartilhar conteúdo e engajar seus seguidores: os Stories, Reels e o tradicional Feed. Cada uma delas tem diferentes especificações no que diz respeito ao tamanho dos arquivos de imagem e vídeo.
- Imagens no feed: 1080 x 1080 pixels (quadrada), 1080 x 566 pixels (paisagem), 1080 x 1350 pixels (vertical)
- Stories: esse tipo de vídeo é ainda mais popular e você também deve utilizar as dimensões de 1080 x 1920 pixels
- Reels: aqui usaremos as mesmas dimensões que os vídeos nos Stories. Isso significa que você deve utilizar vídeos em 1080px por 1920px, com uma proporção de 9:16 e você pode gravar e editar vídeos curtos de até 60 segundos
O Instagram não te impede de postar imagens e vídeos que não cumpram os requisitos acima.
Nesses casos, a rede social dá um jeito de adaptar a publicação para o formato usual, e isso pode acarretar problemas ao mostrar o seu conteúdo. Um post no feed pode aparecer cortado, por exemplo.
Crie interações no stories
Ao utilizar o Instagram, é fundamental pensar que estamos em uma rede social, onde as pessoas interagem entre si a todo momento. Assim, é importante mostrar que você está aberto a receber críticas, elogios e até sugestões de melhoria.
Uma boa técnica para mostrar essa abertura para os seguidores, é utilizar os stories para inserir caixas de perguntas, enquetes e quizzes. Dessa maneira, você também poderá saber no que pode melhorar para que seu produto/serviço fique ainda melhor!
Agora que você já tem o que postar no Instagram, que tal comprar curtidas para Instagram ? Confira um de nossos pacotes no Site.
Grave Reels ao postar no Instagram
Assim como o TikTok, os Reels são a sensação do momento. Por terem no máximo 1 minuto, são dinâmicos, fáceis de consumir e permitem criações inusitadas, repletas de criatividade. Além disso, o algoritmo do Instagram colabora, oferecendo uma entrega melhor do que em conteúdos como IG TV e feed, por exemplo.
Mas não se engane: os Reels não servem somente para fazer as famosas dancinhas. Você pode explorar a ferramenta de diversas formas, inclusive em um conteúdo bastante sério e profissional.
Abra caixas de perguntas
Essa é uma forma de oferecer um conteúdo mais direcionado para seus seguidores. As pessoas amam sentir que estão recebendo atenção. Se essa atenção resolver algum problema ou responder alguma de suas dúvidas, então, melhor ainda!
Além disso, responder perguntas é uma forma de se conectar com as pessoas, mostrando-se acessível. Por fim, quando você responde dúvidas relacionadas à sua área de atuação, você se estabelece como uma referência no segmento, o que contribui para a sua formação de autoridade.
Fidelize clientes com adesivos de compra
As tags e adesivos de compra são recursos exclusivos para posts e Stories, e têm como objetivo facilitar a experiência de compra do cliente: com eles, o processo de compra é feito todo no Instagram.
Os adesivos de compra são expandidos quando o usuário clica na imagem. Se ele clicar uma segunda vez, será redirecionado para a página da loja para concluir a compra.
Faça lives
As lives geram mais engajamento e aproximam a empresa do público. Com elas, é possível educar os prospects, passar informações relevantes para o público, eliminar objeções, gerar conversões e aumentar o número de seguidores.
Use enquetes
Para produzir conteúdos cada vez mais acertados, ou seja, mais próximos ao que o público deseja e pensa, é importante investir na criação de enquetes. Às vezes, pode ser preciso fazer ajustes na persona da empresa depois de uma série de conteúdos nesse formato.
Outra vantagem do uso de enquetes é que as pessoas adoram interagir e falar mais sobre si mesmas. Elas ajudam a quebrar barreiras e, assim, os seguidores se sentem mais à vontade com a empresa e podem se tornar novos clientes, quando perceberem o desejo de ouvi-los e de considerar sua opinião.
Mude para conta comercial
A conta comercial traz uma série de vantagens para quem trabalha profissionalmente no Instagram. Acessar métricas, fazer parcerias pagas e colocar o Instagram Shopping são algumas delas.
Use o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é uma excelente opção para quem tem e-commerce, pois mostra o preço do produto e leva para o site para fechar a compra.
Divulgue dados sobre o negócio ao postar no Instagram
Pesquise sobre dados importantes para o seu negócio e divulgue para o seu público. Essa é uma excelente dica para produzir conteúdo para Instagram.
Como nem todas as pesquisas são tão simples de encontrar, o público vai começar a procurar o perfil para ver dados importantes e, consequentemente, enxergá-lo como referência.
Faça memes que geram identificação
Quem não ama um bom meme? Eles têm uma capacidade incomparável de gerar identificação e engajamento, e saber aproveitá-los é a chave para trazer os internautas para o seu perfil.
Mostre aqueles que fazem acontecer: os seus funcionários
Conteúdos que mostram o dia a dia dos seus funcionários na criação de produtos ou até mesmo fotos para Instagram criadas por esses próprios funcionários também são boas fontes de engajamento. Além do mais, é uma excelente forma de mostrar o lado humano da sua marca e potencializar a confiança que o cliente depositou em você.
Uma empresa é feita de pessoas. Não esqueça na hora de listar as ideias de postagem para Instagram de mostrar quem faz sua marca acontecer
Uma bela foto de altíssima qualidade que não só mostra as mãos por trás da fabricação, mas também enfatiza o aspecto manual e artesanal do produto.
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