Como fazer Reels? A ferramenta do Instagram que ajuda seu negócio!

Como fazer um Reels de sucesso no Instagram. Aprenda tudo nesse artigos que ajudará a impulsionar seu perfil de loja ou pessoal

O Reels do Instagram é uma forma simples e divertida de divulgar seu negócio! Para fazer um vídeo selecione “ vídeo do Reels” na parte superior da página inicial do seu Instagram. Logo após isso selecione fotos ou vídeos da sua galeria, ou grave um novo conteúdo, selecione um áudio popular e escolha o tempo do seu conteúdo.

Afinal de contas, com tantas possibilidades de edição, é natural ficar confuso nos primeiros contatos. Mas, se você quer ter alguma visibilidade entre os usuários, é necessário aderir aos vídeos. Não atoa o CEO do Instagram, Adam Mosseri, comentou que a plataforma deixou de ser apenas uma rede social de fotos — confirmando, novamente, a relevância do Reels.

Para entender de uma vez por todas esse formato, você deve começar pelo básico. Comece abrindo o aplicativo do Instagram (Android l iOS l Web). Ao contrário dos posts no Feed, a versão para computador não suporta o Reels.

fazer Reels

O que é Reels?

O Reels é um recurso do Instagram que permite publicar vídeos curtos, de até 1 minuto de duração, com efeitos visuais, músicas e outros recursos.

Os Reels podem ser filmados no Instagram ou externamente e depois carregados na rede.

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Eles compartilham muitas semelhanças com os vídeos do TikTok por serem curtos e usarem músicas, tendências de estilo e efeitos especiais divertidos.

Uma das maiores vantagens do Reels, principalmente para influenciadores e marcas, é que eles são projetados para serem exibidos para pessoas que ainda não seguem o perfil do criador.

Exporte vídeos de aplicativos concorrentes, como Kwai e TikTok para evitar o retrabalho de fazer Reels do zero

Embora o reels seja o destaque do Instagram no momento, esse tipo de conteúdo surgiu em outras redes sociais, como o TikTok e o Kwai. Nelas, criadores de conteúdo podem fazer vídeos de até 30 segundos e até mesmo receber uma recompensa em dinheiro ao alcançar algumas metas, como trazer novos seguidores e ultrapassar um número de visualizações.

Sendo assim, são muitos os criadores de conteúdo que têm uma conta ativa nessas redes sociais e acabam exportando os mesmos vídeos para o Instagram. Há também quem prefira usar os recursos dos concorrentes do que as ferramentas nativas da rede social da Meta.

Como funciona o algoritmo do Reels?

O Instagram é transparente sobre como classifica o conteúdo que as pessoas veem quando navegam pelo Reels e isso deve ser levado em consideração ao fazer Reels.

O objetivo do algoritmo é mostrar o conteúdo que os usuários gostam de assistir e de se envolver ativamente.

Ou seja, a atividade do usuário é um sinal importante para o algoritmo do Instagram recomendar Reels.

Existem vários fatores que determinam quando e quais Reels aparecem para cada usuário.

Relacionamento com outros usuários

O algoritmo não está apenas mapeando como você interage com os conteúdos, mas também está observando como você interage com outros usuários.

O Instagram considera com qual Reels um usuário se envolveu e se ele teve interações diretas com os criadores do conteúdo.

Um usuário segue a sua conta ou procura pelo seu nome? Vocês trocam mensagens ou deixam comentários? Vocês se marcam em posts?

Se um usuário interage constantemente com seus posts, é provável que o Instagram compartilhe seu vídeo mais recente com eles assim que ele for lançado.

Da mesma forma, responder comentários e DMs, e usar tags pode ajudar a exibir o conteúdo no feed dos usuários com frequência.

Como fazer Reels na prática?

Quer começar a usar esse recurso? Então, siga o nosso passo a passo de como fazer um Reels.

Escolha a opção de criar um Reels

Na parte superior da tela, clique no ícone “+” para criar uma postagem. Em seguida, selecione a opção Vídeo do Reels.

Nessa opção, você pode criar um Reels do zero. É possível usar os filtros, escolher o melhor formato de vídeo e usar gravações antigas salvas no celular.

Faça um dueto

Com o recurso Remix, você pode fazer duetos, imitar cenas e criar novas versões de vídeos que já estão circulando na rede.

Na parte inferior da tela inicial do Instagram, vá no ícone do Reels.

Ao assistir um vídeo de que gostou, toque no ícone de três pontos no canto inferior direito.

Em seguida, toque em Remixar esse vídeo do Reels e feche a apresentação do recurso.

A câmera do celular será aberta para que você grave a sua cena enquanto o vídeo escolhido está sendo reproduzido ao lado.

Por fim, você pode usar recursos de edição para adicionar figurinhas, marcadores e frases sobre o vídeo, por exemplo.

Além disso, faça edições no ritmo da música. Isso inclui o texto, outros elementos que estejam na tela, os cortes e as transições. Use os primeiros segundos do seu vídeo para prender a atenção do usuário. A sua intenção é que ele pare de rolar a tela e permaneça no seu vídeo. Então, abuse da curiosidade do público.

Para aumentar o tempo de retenção, insira informações complementares na descrição. Desse modo, enquanto o leitor lê o que você escreveu, o vídeo continuará passando ao fundo e gerando mais engajamento para a sua conta. Ainda na descrição, adicione hashtags relacionadas ao conteúdo. Com essa ação, você ajudará o algoritmo na tarefa de escolher o melhor público possível.

Quebre os limites da sua criatividade

Embora hoje haja uma espécie de padrão em relação aos reels, com uma grande maioria de conteúdo envolvendo vídeos engraçados ou coreografias, não há nada que lhe impeça de explorar esse tipo de postagem, ou seja, é possível “sair da caixa” e criar novas temáticas para a plataforma e, quem sabe, até viralizar suas produções.

Por exemplo, já existem criadores de conteúdos que investem em listas dentro do limite de tempo do reels, apresentando desde uma seleção de melhores produtos até curiosidades envolvendo uma série, um filme, um local ou até uma personalidade.

Também há outros criadores que vão bem mais além e produzem pequenas histórias dentro do formato. Há desde produções caseiras, com maquiagens, cenários e inclusive efeitos especiais de baixa qualidade voltados para o humor, como também artistas que desenvolvem animações e fazem dos reels a própria plataforma de exibição.

Sendo assim, não crie barreiras na hora de produzir o seu conteúdo. Arrisque-se e não tenha medo de errar, pois há sempre a chance de viralizar um vídeo seu e se tornar uma nova celebridade de redes sociais.

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