Como Vender Produtos no TikTok

Você já deve ter ouvido muita coisa sobre o app de mídias sociais favorito da geração Z, o TikTok. 

Vender Produtos no TikTok

O TikTok é uma plataforma de compartilhamento de vídeos que permite que usuários criem e compartilhem vídeos curtos e dinâmicos (com no máximo 60 segundos).

Os usuários podem adicionar trechos de música, efeitos especiais e filtros aos vídeos, e aí compartilhá-los com uma rede global gigantesca.

Há mais de um bilhão de usuários no TikTok, e o app está disponível em mais de 150 países. Ele é ideal para marcas que focam em um público mais jovem, já que a maior parte dos usuários do TikTok têm entre 10 e 29 anos.

Explorar esse mercado diverso oferece uma oportunidade lucrativa para marcas. Com as técnicas certas para o marketing no TikTok, você pode aproveitar os benefícios desta rede social e abrir sua marca para um mercado incrível de geração Z e millennials. 

Abaixo, vou te mostrar estratégias e táticas que você precisa adotar para vender produtos no TikTok. 

Por que você deve vender produtos no TikTok?

O TikTok é um dos apps sociais mais baixados em todo o mundo. Em 2020,  o TikTok foi selecionado como um dos maiores apps móveis do mundo, superando o YouTube, o Tinder e o Netflix.

Trazer sua marca ao TikTok te dá visibilidade frente a milhões de novos usuários globais. Esses novos consumidores têm um poder de compra real: juntos, eles influenciam mais de $350 bilhões em vendas anuais nos EUA.

O algoritmo único do TikTok significa que até contas com poucos ou nenhum seguidor podem viralizar na página TikTok Para Você.

Além disso, integrações com o Shopify e outras plataformas de ecommerce populares significam que é fácil para marcas, vender produtos diretamente no TikTok. 

Quando consideramos esses números, entendemos porque marcas em todo o mundo estão aderindo e encontrando formas criativas de vender produtos no TikTok. 

Como criar uma conta no TikTok que gere vendas 

Se quiser vender produtos no TikTok, você terá que organizar suas ações com uma estratégia forte.

Seu perfil do TikTok funciona como a página principal do seu ecommerce, e portanto é importante otimizar seu perfil antes de começar a vender.

Aqui estão algumas formas fáceis de fazer isso. 

1. Descreva sua marca na bio

A bio do TikTok é sua oportunidade de apresentar seu público à sua marca e seus produtos.

Sua bio é a primeira coisa que as pessoas vão ver ao visitar sua página. É importante causar uma boa primeira impressão e também fornecer informações precisas sobre a sua marca.

Descreva sua marca e o que você faz em poucas palavras. Usar palavras-chave em suas redes sociais é a melhor maneira de melhorar seu SEO no TikTok.

2. Seja criativo com emojis

Lembre-se, seu público-alvo no TikTok é principalmente a geração Z, os millennials e a geração Alpha.

Isso significa que é importante falar a língua deles.

Emojis são coloridos e atraentes, e agem como indicadores visuais dos seus produtos e serviços.

Usar emojis pode ajudar a aumentar as conversões na sua loja online. Assim, lembre-se de usá-los na hora de vender produtos no TikTok.

Como vender produtos no TikTok

Após preparar sua bio, é hora de criar sua estratégia. Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a vender seus produtos. 

1. Use hashtags de marca patrocinadas

Se quiser vender produtos no TikTok, você precisa levar sua marca ao maior público possível.

Uma das formas mais eficazes de fazer isso é patrocinar uma hashtag de marca pedindo aos usuários que criem conteúdo gerado pelo usuário (UGC). O TikTok chama isso de Hashtag Challenge Plus, e permite que usuários comprem produtos relacionados a uma hashtag patrocinada.

Após criar seu desafio, você pode criar uma hashtag paga com uma landing page específica para direcionar seus usuários a uma venda. O desafio vai aparecer na página Descobrir, gerando mais visualizações.

O Tik-Tok também permite compras dentro do app usando sua hashtag, para que usuários comprem diretamente no TikTok.

Marcas como a Kroger (uma rede de supermercados e lojas de departamento) já usaram essa função de forma eficaz, com campanhas como o desafio #TransformUrDorm. Usuários do TikTok foram convidados para criar vídeos mostrando seus dormitórios universitários antes e depois de uma transformação. A partir daí, eles recebiam ofertas para comprar itens como torradeiras e máquinas de pipoca diretamente no app. 

Essa campanha premiada gerou para o Kroger mais de 800 milhões de visualizações e 304 mil vídeos UGC.

2. Use vídeos com função de compra

Em 2020, o TikTok anunciou um novo acordo com o gigante do ecommerce Shopify, para integrar os mais de 1 milhão de comerciantes de ecommerce deles e o público crescente do TikTok.

Comerciantes do Shopify agora podem conectar suas lojas às suas contas corporativas no TikTok e vender produtos diretamente no app com vídeos no feed e anúncios com funções de compra. 

Essa é uma forma excelente de aumentar sua loja de ecommerce no Shopify e seu público no TikTok ao mesmo tempo. 

3. Aproveite as funções do Shopify no TikTok

O app do Shopify em si inclui uma série de funções para te ajudar a vender produtos no TikTok.

Aqui estão as funções TikTok para Shopify mais interessantes: 

  • Campanhas no TikTok: Lojistas podem criar campanhas de anúncios, segmentar públicos e monitorar a performance de anúncios em um lugar só.
  • Ferramenta de modelos de vídeo: Essa ferramenta permite que você crie anúncios em vídeo usando um modelo do TIkTok e qualquer foto, texto e logo já existente.
  • Segmentação de público: o TikTok permite que você segmente anúncios segundo localização, dados demográficos e métricas de comportamento.
  • Pixel de clique único: O pixel do TikTok Pixel permite que você monitore a performance de suas campanhas. Esses analytics ajudam a gerar conversões em campanhas futuras.
  • Ferramentas criativas: As ferramentas criativas doTitTok ajudam a transformar produtos de lojas no Shopify em TikToks de qualidade. É uma forma excelente de se conectar com esse novo público. 

Se essa integração é novidade para você, experimente tudo. Testes AB são o maior aliado dos profissionais de marketing. 

Você nunca sabe o que vai funcionar até fazer testes.

Como divulgar seu ecommerce no TikTok

Quando já tiver conectado sua loja ao seu canal no TikTok, você pode começar a criar conteúdo para divulgar seus produtos. 

Aqui estão algumas formas eficazes de divulgar sua loja do Shopify no TikTok e gerar mais conversões. 

1. Incorporar seu feed do TikTok em seu site

Certos apps, como o Vop, permitem que você incorpore o feed do TikTok em seu site de vendas. 

Isso permite que os consumidores vejam seus produtos em ação antes de fazerem a compra.

Se você mostra conteúdo gerado por usuários regularmente em seu feed do TikTok, pode usar isso como publicidade boca-a-boca digital, genuína. Isso pode ter um papel enorme em aumentar a confiança que os consumidores depositam em sua marca. 

Inclua um link para o seu ecommerce na bio do TikTok

Toda bio do TikTok permite a adição de um link de site.

Use esse espaço para adicionar um link para o seu ecommerce ou qualquer outra página onde você quer ver mais tráfego, como páginas de promoções relevantes ou landing pages.

Essa tática é uma forma excelente de levar usuários a conteúdos que você quer que eles vejam e aumentar suas vendas no TikTok.

Como rastrear compras do Shopify no TikTok

As vendas do Shopify que você faz através do TikTok podem ser geridas diretamente no painel do Shopify. Isso inclui a criação de anúncios, a segmentação, otimizações e rastreamento.

Lojistas podem usar apps específicos do Shopify, como o “Magic TikTok Pixel”, para rastrear melhor as conversões de campanhas do TikTok. 

Ao instalar o Magic TikTok Pixel, você poderá:

  • Rastrear tipos de eventos do usuário, como cadastramento, navegação na página de produtos, adição ao carrinho e pedidos feitos.
  • Rastrear usuários do TikTok que fizeram compras. Você também pode analisar os dados deles para determinar tendências futuras de compras, como as vendas totais por produto e o tíquete médio por encomenda.
  • Use dados para fazer retargeting e garantir que o seu retorno sobre investimento em anúncios (ROAS) seja cada vez mais alto.

Conclusão

Agora que você já sabe como vender produtos no TikTok, é hora de começar a fazer experiências. 

O TikTok ainda está evoluindo como plataforma, e podemos esperar ainda mais oportunidades para vendas em breve.

Por enquanto, é importante começar a usar as funções de vendas que já estão disponíveis. Isso vai te ajudar a gerar mais vendas no ecommerce e atrair públicos leais.

Se você quiser desenvolver uma campanha de publicidade nas mídias sociais que inclua o TikTok, mas precisar de ajuda para fazer isso, fale com a nossa agência.

Que tal, comprar seguidores pra TikTok ? Confira nossos Planos no Site.

Espaço invisível Instagram: o que é e para que serve?