Como Aparecer na Página “Para Você” do TikTok

O TikTok tem crescido constantemente e se tornou um das apps de mídias sociais mais populares.

Para Você do TikTok

No primeiro trimestre de 2020, o app bateu o recorde de 315 milhões de instalações, e logo as dancinhas, desafios, e #MedievalTikTok viraram mania.

Na medida em que a popularidade do TikTok crescia, cresceu também uma pergunta: “O que faço para aparecer na página Para Você do Tik Tok?”. Para Você é a página de curadoria de conteúdo que os usuários veem ao entrar no app. 

Esse artigo vai responder essa pergunta e ensinar tudo o que você precisa saber sobre o misterioso algoritmo do Tik Tok e como se beneficiar dele. 

O que é o TikTok?

O TikTok é um app de mídias sociais para iOS e Android que permite criar e compartilhar vídeos de 15 a 60 segundos sobre qualquer assunto.

O app foi lançado em 2016 na China, com o nome de Douyin. No ano seguinte, a ByteDance lançou-o em mercados estrangeiros como Musical.ly, e depois mudou a marca para TikTok.

Desde então o app já foi baixado mais de 2,6 bilhões de vezes, e hoje tem mais de 800 milhões de usuários ativos, o que faz dele a nona maior rede social do mundo. 

Por que o TikTok é tão popular?

Apesar de ter surgido como um app de sincronia labial com um público cult da geração Z, o TikTok evoluiu como uma forma de usuários compartilharem vídeos cômicos, dicas de negócios e mais.

Como o TikTok é o app de mídia social mais recente no mercado, pode ser muito mais fácil ganhar seguidores nele do que em sites muito saturados, como o Instagram e o Facebook, que têm algoritmos restritivos.    

O que é a página TikTok Para Você?

A página Para Você é a primeira página que aparece quando você abre o app do TikTok. É um feed com vídeos de criadores que você talvez não siga, mas que o algoritmo do TikTok acredita que vão te agradar, segundo seus interesses e interações anteriores.

Por exemplo: se você curtir e deixar comentários em vários vídeos com dicas para o Instagram, pode esperar ver novos TikToks sobre marketing de mídias sociais em sua página Para Você todos os dias.

Pense nela como a página Explorar do Instagram. O app quer te manter mais tempo por ali com conteúdo de que você gosta. 

Porque você deve otimizar seu conteúdo para a página Para Você

A página TikTok Para Você é o troféu do sucesso no app. Significa que você criou um conteúdo que ressoou com o seu público. O algoritmo percebeu isso e está reconhecendo a qualidade do seu conteúdo acima de todos os outros no app.

O que isso significa para empresários e influenciadores? 

  • Seguidores e monetização: Ao aparecer na seção TikTok Para Você, você pode ganhar seguidores e se aproximar da meta dos dez mil seguidores. Quando bater a meta, você poderá começar a ganhar dinheiro com os seus vídeos através do TikTok Creator Fund.
  • Patrocínios, liderança de pensamento e vendas: Quando o algoritmo começar a divulgar seus vídeos para um público mais amplo, talvez você comece a ter mais reconhecimento como especialista em seu nicho. Isso pode levar a patrocínios pagos ou mais vendas em seu negócio. 
  • Crescimento de plataforma: Você já ouviu dizer que “é preciso ter uma plataforma para aumentar uma plataforma?” Depois do sucesso no TikTok, você pode usar a atenção que atraiu para redirecionar tráfego para suas outras plataformas, como o Instagram ou o YouTube, e começar a aumentar a sua comunidade em todos esses espaços.
  • Exposição gratuita: Se você geralmente consegue 100 visualizações por TikTok, um destaque na seção Para Você pode expandir isso para dezenas de milhares. É uma exposição incrível, que você pode aproveitar sem pagar nada.

3 Fatores de Posicionamento da seção TikTok Para Você

Por anos o algoritmo da seção TikTok Para Você permaneceu envolto em mistério. Rumores e especulações circulavam por toda a internet, levando ao aumento de hashtags como #fyp e #ForYou (como o Para Você é conhecido em inglês), até que o TikTok publicou uma declaração que resolveu o debate de uma vez por todas.

Em um post na comunidade, o TikTok declarou: 

No TikTok, o feed da seção Para Você reflete preferências únicas de cada usuário. O sistema recomenda conteúdo classificando vídeos segundo uma combinação de fatores – começando com os interesses que você expressa como novo usuário, e ajustando também para coisas que você indicou não serem do seu interesse – para compor seu feed personalizado no Para Você. 

Veja a seguir os detalhes técnicos do algoritmo do TikTok e entenda como a página Para Você funciona.

1. Interações dos usuários

Quanto mais comentários, curtidas, compartilhamentos e duetos seu vídeo receber, maior a chance de o algoritmo prestar atenção nele.

Outro fator de posicionamento que você precisa ter em mente é o índice de conclusão de vídeo. Na medida em que mais usuários assistem seu vídeo até o fim, é possível que ele seja selecionado para ser distribuído mais amplamente. 

2. Informações do vídeo

Hashtags, sons e legendas são informações valiosas para te ajudar a chegar à página Para Você. Por exemplo: se você usar uma hashtag ou áudio que está em alta, é mais provável que seu conteúdo chame a atenção do algoritmo.

Lembre-se, o objetivo do TikTok é manter as pessoas no app, e mostrar conteúdo em alta é uma forma de fazer isso. 

3. Configurações de dispositivo e conta

Sua localização, preferência de idioma, dispositivo e país têm influência na curadoria da sua página Para Você. Afinal, um quadro cômico sobre política na África do Sul provavelmente só vai ter apelo para usuários da África do Sul. 

No entanto, estes fatores não têm tanto peso quanto os outros, oferecendo uma oportunidade de alcançar um público local.

6 Dicas Para Aparecer na Página TikTok Para Você

Não existe uma receita mágica para o sucesso no TikTok ou em qualquer outra rede social. Algoritmos mudam constantemente, e se o seu conteúdo não ressoar com o seu público, não vai ser posicionado. 

No entanto, há várias coisas que você pode fazer para melhorar suas chances de chegar à página TikTok Para Você: 

1. Siga as regras de etiqueta de hashtag

Alguns usuários acham que usar #fyp ou #ForYou vai ajudar a impulsionar o conteúdo deles para o grande público, mas isso é apenas um rumor. O TikTok nunca confirmou isso, e estas hashtags não garantem o sucesso viral. 

Você não deve usar essas hashtags como um truque e deixar de usar palavras-chave relevantes para o seu conteúdo e nicho. 

Afinal, o principal objetivo das mídias sociais é atrair os seguidores certos e aí monetizar seu público.

Aqui estão algumas regras básicas a seguir com as hashtags do TikTok:

  1. Não use hashtags em excesso. Selecione apenas algumas hashtags relevantes;
  2. Misture hashtags populares e hashtags menos conhecidas;
  3. Use hashtags em alta em seu nicho;
  4. Participe de desafios de hashtag;
  5. Use #fyp e #ForYou, mas não se limite a estas hashtags.

Lembre-se, não existe uma fórmula garantida. Assim como no Instagram, você vai ter que fazer experiências para encontrar a estratégia de hashtag que funciona melhor para a sua conta.

2. Crie vídeos mais curtos

Lembra que eu disse que a taxa de conclusão do vídeo é essencial no TikTok? A forma mais fácil de conseguir os melhores resultados com esse fator de posicionamento é criar vídeos mais curtos e envolventes.

É possível gravar vídeos de 60 segundos, mas usar todo o tempo disponível não vai necessariamente levar a sucesso viral. Quanto menos tempo alguém tem que passar assistindo seu TikTok, maior a probabilidade de ele ou ela assistirem até o final ao invés de sair do vídeo. 

Você pode melhorar sua retenção usando um gancho bem no início do conteúdo para motivar os usuários a ficarem até o final. 

Na medida em que sua taxa de conclusão de vídeo aumenta, aumentam também suas chances de conseguir uma das disputadas posições na seção Para Você. 

3. Use legendas envolventes

O TikTok não é a plataforma certa para desabafar em uma sessão de microblogging.

São apenas 150 caracteres, incluindo qualquer hashtag que você adicionar, o que significa menos caracteres do que no Twitter. 

Com um espaço tão limitado, você precisa focar em escrever textos curtos que convençam os espectadores a interagir com o seu conteúdo.

As legendas ideais para o TikTok devem:

  1. Ser curtas;
  2. Incluir hashtags relacionadas;
  3. Encorajar o envolvimento.

Como você pode fazer isso?

Você pode gerar mistério com uma frase como “foram 5 tentativas até dar certo” ou “assista até o final”. Isso pode encorajar os usuários a verem o vídeo todo. 

Outra tática é fazer uma pergunta. Comentários são outro fator de envolvimento, e fazer as pessoas assistirem e responderem pode ajudar a chamar a atenção do algoritmo Para Você. 

Crie vídeos de qualidade 

Você ainda está publicando vídeos com granulação e qualidade baixa no TikTok? Esse pode ser um dos fatores que te impede de aparecer na página Para Você. 

Um vídeo com qualidade alta tem mais chances de prender os usuários, o que significa taxas de conclusão mais altas e mais visualizações. 

O TikTok não vai promover vídeos com definição baixa, borrados, ou granulados. Na melhor das hipóteses, as pessoas vão sair do vídeo, e na pior, vão fechar o app. 

A maioria dos smartphones oferecem vídeo HR, portanto, é mais fácil do que nunca produzir vídeos com resolução alta sem um orçamento alto ou uma equipe de produção completa.

Além da quantidade do seu conteúdo, a plataforma premia habilidades de edição. Faça experiências com filtros, adesivos e transições para deixar seus vídeos mais interessantes e manter os usuários assistindo até o final (e reassistindo).

5. Publique conteúdo novo quando seu público estiver mais ativo

Como o envolvimento é um fator muito crítico para chegar à página TikTok Para Você, publicar no momento certo pode garantir o sucesso do seu vídeo.

Como você vai descobrir quando seus seguidores estão online e prontos para interagir? 

Com uma conta corporativa gratuita do TikTok Pro. Ele é parecido com o Instagram Analytics, e você pode verificar:

  • Visualizações de vídeo nos últimos 7 a 28 dias;
  • Visualizações de perfil;
  • Crescimento de seguidores;
  • Vídeos em alta;
  • Quando seus seguidores estão online.

No entanto, você precisa ter um mínimo de 100 seguidores para começar a ver dados sobre o seu público. 

Para trocar sua conta por uma conta TikTok Pro, siga estes passos:

  1. Abra o app do TikTok;
  2. Clique no ícone “Eu” na parte de baixo da tela;
  3. Clique nos três pontos no canto superior esquerdo;
  4. Clique em “Gerenciar Conta”;
  5. Clique em “Trocar para conta corporativa”;
  6. Selecione “Criador” ou “Corporativo”, e pronto!

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