TikTok vira canal para presidenciáveis atingirem o eleitorado jovem

Na reta final da campanha, perfil do ex-presidente Lula tem aumentado alcance com trends da plataforma, enquanto Jair Bolsonaro segue na liderança da rede social chinesa em número de engajamento e seguidores

O TikTok, rede social criada pela empresa chinesa ByteDance, explodiu no mundo todo em 2020, motivado em grande parte pela crise do Covid-19, e continua crescendo cada vez mais. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Sensor Tower, o TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo no primeiro trimestre de 2022, com pouco mais de 175 milhões de downloads no período. Com o Brasil na terceira posição entre os países com mais usuários do aplicativo, o universo de vídeos curtos entrou na mira dos presidentes.

O, em geral, é atingir o público do jovem do Tik Tok que, nestas tentativas, tem um peso ainda maior na definição do presidente. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o número de jovens de 16 a 18 anos que tiraram o título de eleitor e estão aptos a votaram 51,1% em relações às relações de 2018. De acordo com os dados do próprio TikTok, 66% dos usuários têm menos de 30 anos e, destes, a maioria possui entre 16 e 24.

Dentre os 11 candidatos à presidência, apenas três ficaram de fora da rede social chinesa: Leonardo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Padre Kelmon (PTB), todos que aparecem nas pesquisas eleitorais com menos de 1% de intenções de voto. Entre os principais nomes desta eleição, Jair Bolsonaro (PL) é o que tem o maior número de seguidores na rede. Na sequência, vem Luiz Inácio Lula da Silva (PT),  Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Para o sociólogo e professor de marketing da ESPM e da USP/Esalq Gabriel Rossi, a estratégia dos presidenciáveis na rede é justamente chegar nesse eleitorado. “Em grande medida é o público jovem que os candidatos estão mirando no TikTok, o que mostra um comportamento interessante do jovem brasileiro e de como ele lida com a política”, diz.

Os outros candidatos – José Maria Eymael (DC), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) -, apesar de terem perfis oficiais no TikTok, não possuem um bom engajamento.

TikTok permitirá acelerar ou reduzir velocidade de reprodução dos vídeos

tiktok

Lula x Bolsonaro no TikTok

O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, teve seu primeiro vídeo postado no dia 3 de junho de 2021 e foi um dos primeiros a usar a rede como estratégia de engajamento. Hoje, com 2,8 milhões de seguidores, o perfil @bolsonaromessiasjair  tem uma média de 34,6 milhões de curtidas, com conteúdo de trechos de debates, entrevistas e comícios, além de lives feitas originalmente no Instagram.

Um dos conteúdos mais curtidos foi postado em 20 de setembro, com o vídeo da apresentadora Karina Bacchi, criadora do Positivamente Podcast, presenteando o candidato com uma Bíblia Sagrada durante sua participação no programa.

A estratégia do presidente inclui conteúdos com capacidade de viralização e mensagens rápidas. “A geração Z não enxerga a política de forma institucional e partidária, dois terços dos jovens em São Paulo, por exemplo, não têm partido político”, afirma Rossi.

Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que adotou a plataforma só a três meses do primeiro turno, tem acelerado a aposta na plataforma de vídeos curtos – e já possui 1,8 milhão de seguidores em seu perfil oficial (@lulaoficial). Com uma média de 16,2 milhões de curtidas distribuídas entre seus 221 vídeos publicados com cortes de comícios, debates e entrevistas, a campanha do ex-presidente também passou a apostar em trends da própria plataforma.

Alguns de seus vídeos com mais engajamento são justamente os produzidos a partir das trends do TikTok. Um deles, onde os usuários mostram o que seriam se fossem uma cor, um lugar e até mesmo uma estação do ano, conta com 1,2 milhão de likes, 30 mil comentários e 17 mil compartilhamentos.

Chegar aos eleitores da rede social a partir do que já viraliza na rede, segundo o professor da ESPM, é a forma mais efetiva de buscar engajamento. Para o pesquisador, esse tipo de conteúdo é baseado em uma experiência estética, que busca conversar com o público de uma forma menos formalizada e partidária. “Não dá pra você ter uma linguagem fixa com ideologias pré moldadas, é preciso falar de política do jeito deles.”

Com forte presença nas redes, Ciro Gomes, concorrendo ao cargo pelo PDT, acumula 512,7 mil seguidores em seu perfil no TikTok (@cirogomesoficial), apesar da sua distância nas pesquisas eleitorais em relação aos dois principais candidatos. Com 8,2 milhões de curtidas, o candidato foi o primeiro a entrar na rede, em abril do ano passado.

Um de seus vídeos mais populares foi publicado na reta final da disputa eleitoral, em que Ciro critica a atitude de seu concorrente, Jair Bolsonaro, no ato de 7 de setembro ocorrido em Brasília, quando tentou puxar o coro de “Imbrochável” para si mesmo. Com mais de 600 vídeos publicados, Ciro fica atrás apenas do atual presidente na quantidade de conteúdo publicado na rede.

Comprar Views Reels

seguidores tiktok

Segundo Rossi, a Geração Z é a primeira a debochar do conceito de perfeição nas redes. Um comportamento, explica ele, que se reflete no perfil dos dois candidatos que lideram a disputa. “O conteúdo do atual presidente no TikTok traz um pouco da ideia da ironia e do deboche, indo por um caminho que coaduna com o comportamento do jovem. Lula também: ele utiliza celebridades e artistas para comunicar a mensagem, fazendo um apelo lúdico.”

No entanto, o professor lembra que as campanhas políticas, em geral, ainda têm como foco principal a publicidade tradicional – com material impresso, jingles, peças em rádio e televisão, e material impresso. No início de setembro, uma prestação de contas parcial do TSE mostrou que menos de 10% dos candidatos com campanha tinha como foco a publicidade digital, incluindo presidenciáveis e postulantes a cargos no Legislativo e no Executivo estadual. 

“É uma ferramenta importante para esse tipo de coisa, embora, claro, não seja a única. Existem muitas outras maneiras de conversar com o público”, finaliza o professor.

Que tal, comprar seguidores TikTok ? Confira nossos Pacotes no Site.