Entenda neste post como você pode aproveitar o TikTok para empresas por meio de seis estratégias essenciais!
Nos últimos anos, se tem um aplicativo social que cresceu significativamente no Brasil e no mundo, foi o TikTok — rede e compartilhar vídeos curtos. Agora, será que o TikTok para empresas é algo que faz sentido? Será que ele tem potencial para negócios?
Apesar do boom, o TikTok é uma rede social que foi lançado oficialmente, em 2016. E, em 2018, sua empresa começou a aumentar de responsável pelo aplicativo — a ByteDance — quando comprou um outro aplicativo que já era bastante conhecido na época, o Musical.ly.
Desde então, o TikTok tem se posicionado entre uma das maiores redes sociais do mundo.
Mídia, a rede de dados consolidados pela rede social tem, atualmente, mais 1 bilhão de funcionários de acessos durante o uso, sendo que segundo as pessoas que utilizam o aplicativo diariamente, em média, já o utilizam (mais de 3 horas) .
Então, com base nesses dados, é evidente que o aplicativo é enorme e possui um nível bastante interessante de engajamento. Sendo assim, aproveitá-lo em ações e empresas pode fazer bastante sentido.
Mas, para isso, é importante atentar para alguns pontos, além de investir nas ações e estratégias!
Por isso, pensando nesses aspectos, no post de hoje separamos tudo de mais importante sobre o TikTok para empresas. Confira!
Quem está no TikTok?
Uma coisa que você precisa ter em mente antes de considerar o TikTok para empresas: quem está presente nessa rede social.
Atualmente, de acordo com o relatório TikTok App Report 2022, realizado pela Business Of Apps, a faixa etária mais presente no app é de pessoas entre 20 e 29 anos (35%), seguida por pessoas de 10 a 19 anos (28%) e, além disso, pessoas de 30 a 39 anos (18%).
Indivíduos que têm de 40 a 49 anos representam 16,3% do público do app. Já as pessoas acima dos 49 anos, apenas 2,7%.
Então, como você pode observar, trata-se de uma rede social utilizada por um público mais jovem.
Além disso, segundo o relatório, mais da metade do público (57%) é feminino — outro dado importante para considerar.
Para saber mais sobre as características e a história do TikTok, confira este outro post sobre a origem da rede social.
TikTok para empresas é um bom negócio?
De acordo com um levantamento da Opinion Box, dos 4,7 milhões de usuários que utilizam o TikTok no Brasil, 56% seguem alguma marca ou na rede social.
Além disso, 82% dos usuários acessam o aplicativo pelo menos uma vez ao dia. Por outro lado, 35% já informou ter em algum produto ou serviço que atende na rede social.
Então, sim, o TikTok para empresas é um bom negócio, você pode ganhar dinheiro no TikTok — porém, claro, a atuação na plataforma deve ser diferente de outras redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e LinkedIn. Afinal, a dinâmica e o público são diferentes.
Além disso, vale destacar que o TikTok oferece para empresas que pode criar uma conta comercial no aplicativo e, claro, uma opção que oferece a possibilidade de criar uma marca comercial para ajudar.
Inclusive, ainda segundo a pesquisa da Opinion Box, 38% já compraram algo a partir de um anúncio que clicaram na rede social.
Por fim, um outro dado relevante que também foi divulgado e que os donos de dar atenção – é preciso 37% avaliou ter que pensar em investir num produto/negocio porque deu um feedback negativo (sobre o produto) no estudo.
Isso mostra que na rede social, o posicionamento de também é algo importante para evitar que as situações aconteçam.
TikTok para empresas: o que é preciso para começar
Agora que você já está dentro das principais características do TikTok para empresas, chegou a hora de falarmos sobre o que você precisa para começar no app.
Observação: você não vai precisar, necessariamente, fazendo dancinhas, ok?!
O que você precisa, inicialmente, é trabalhar quatro aspectos para ter consistência na rede social: tom de voz, linha de editorial, buyer persona e manual de marca. Vamos falar sobre cada um desses pontos!
- Tom de voz
Como você observou nas estatísticas sobre o público, o TikTok é utilizado por pessoas mais jovens.
Então, para investir no aplicativo, o primeiro aspecto que você precisa considerar é o tom de voz utilizado pela sua marca. Ele precisa ser adequado e pensado nos usuários.
Se a sua empresa usar uma linguagem mais formal ou térmica (técnicos), por exemplo, a tendência é que não atrai tanto público.
- Linha editorial
Ao usar o TikTok, ou mesmo qualquer outra rede social em sua empresa, é essencial que haja um planejamento adequado, de modo a pensar em cada detalhe, post, tema etc.
Por isso, defina uma linha editorial para o seu perfil na plataforma é fundamental para manter e organizar.
- Personagem do comprador
Ao pensar em diferentes tipos de conteúdo para redes sociais, é muito importante que além de definir uma linha editorial, você conheça seu público e sua buyer persona.
Afinal, você pode criar posts mais atrativos e mais assertivos em sua linguagem, comunicação, interação e abordagem.
Você pode segmentar melhor a sua audiência. Inclusive, de acordo com o funil de marketing.
- Manual de marca
Por fim, mas não menos importante, outro ponto que você deve considerar ao começar no TikTok é o manual de marca.
Isso porque a sua empresa precisa ter uma identidade visual na rede, um padrão que pode facilmente identificar e reconhecer o seu negócio.
Dessa forma, as pessoas saberão quando se trata da sua marca e isso, além de ajudar na identificação da sua empresa, vai ajudar-la a se destacar frente aos concorrentes.
6 estratégias do TikTok para empresas
Agora que você já sabe o que precisa para começar na rede social, vamos falar sobre as principais estratégias para adotar ao usar o TikTok para empresas. Confira a seguir!
- Conteúdo educativo
Se pretende falar apenas sobre os seus produtos e/ou serviços no TikTok, saiba que não é uma boa ideia. O ideal é que a maior parte dos vídeos pela sua marca foque em conteúdos educativos.
É importante para a sua marca gerar interesse, valor, interação e engajamento. As vendas são uma consequência.
Portanto, crie originais, criativos, conteúdos, isto é, que pode ensinar
- Marketing de influência
O marketing é uma estratégia que não tem redes sociais, cada vez que mais influência nas redes é diferente.
Na pesquisa da caixa de opinião que mencionamos anteriormente, 70% das entrevistas das seguintes influenciaram o aplicativo.
Além disso, 43% já investiram em algum produto/serviço por conta da indicação de alguém na rede social.
Portanto, faça parcerias estratégicas com influenciadores também é uma ação bastante interessante para sua empresa investir no TikTok.
Há tiktokers com grande influência no Brasil. São pessoas com milhares de seguidores, ou mesmo com milhões nos mais diversos segmentos — beleza, moda, saúde, humor etc.
- Bastidores
Como o TikTok é uma rede social mais dinâmica, informal e descontraída, outra estratégia interessante para sua empresa usar é postar vídeos dos bastidores.
Assim, é possível criar publicações costumam ser mais espontâneas, mostrar coisas que muitas pessoas não sabem.
Trata-se de uma forma de aproximar o público e, claro, de mostrar um lado mais pessoal e humano da marca.
- Tendências, tendências e tendências
Trends e áudios do momento são constantes no TikTok. Portanto, para posicionar a sua marca e mostrar que ela está “por dentro” de tendência, vale investir neles. - Crie desafios fáceis e divertidos
Assim como as tendências, os desafios (desafios) costumam ter sucesso no TikTok — claro, desde que sejam fáceis e divertidos de fazer.
Então, além de participar de tendências, busque criar desafios. Pode ser uma dança? Sim! E também pode ser um áudio, uma dublagem, uma hashtag, um produto etc.
Dessa forma, ao investir num desafio, além de aumentar as chances de ganhar seguidores, também poderá ter algo relacionado ao seu negócio bombando pela rede social, com inúmeras pessoas fazendo/imitando.
Pronto para investir no TikTok?
Como você observou ao longo deste post, o TikTok para empresas pode ser um ótimo canal para atrair mais clientes, aumentar o engajamento ao longo deste post, promover produtos na internet e, claro, conseguir uma marca.
Portanto, se você tem um negócio e deseja investir em uma nova estratégia de marketing digital para melhorar os resultados de sua empresa, vale a pena considerar o TikTok.
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