Saiba como criar uma landing page no Instagram para gerar mais leads

A landing page para Instagram serve para direcionar os usuários da rede social para uma página externa. Ela pode ser utilizada apenas para oferecer mais informações sobre a empresa ou para gerar mais leads e aumentar as possibilidades de venda.

Você já pensou em criar uma landing page para Instagram? Não é de hoje que as redes sociais representam uma excelente porta de entrada para a captação de leads e de novas oportunidades devendas.

Afinal, 82% dos usuários do Instagram são seguidores de marcas, segundo uma pesquisa sobre o Instagram Brasil, publicada pela Opinion Box.

Se a intenção é atrair tráfego para o site da empresa, não basta somente ter um perfil no Instagram com diversas publicações.

Na prática, é preciso que o usuário sinta vontade de sair da rede social para conferir o seu conteúdo. A landing page é uma forma de realizar essa tarefa e é sobre isso que vamos falar neste post por meio dos seguintes tópicos: 

O que são Landing Pages?

A landing page é uma página que tem o objetivo de conversão, ou seja, ela tem a função de fazer com que o usuário realize uma determinada ação, como baixar um e-book, acessar um conteúdo específico e até mesmo o de realizar uma compra.

Para atingir esse objetivo, ela deve conter alguns elementos essenciais, entre eles, o título, a descrição da oferta, imagens relacionadas, formulário de contato e botão de CTA, que é a chamada para uma ação. 

O que é a landing page para Instagram?

O Instagram não permite a inserção de links clicáveis para sites externos nas postagens comuns que são publicadas no feed. Na prática, há poucas opções disponíveis para isso, algumas delas são osposts promovidos, olink na bio e nosstories.

Uma landing page para Instagram é uma página externa associada a uma dessas opções disponíveis que mencionamos e será utilizada para direcionar os seguidores para ela.

Dessa forma, eles poderão continuar a ação iniciada sugerida pelo CTA e seguir sua trajetória pelo funil de vendas.

Quais os benefícios de ter landing pages no Instagram?

Ter uma landing page no Instagram é essencial para que os seguidores tenham mais opções para entrar em contato com a empresa e saber mais sobre ela.

Mas não é só isso, confira os principais benefícios de utilizar esse recurso.

Aumentar o número de leads

De acordo com os dados sobre o Instagram publicado pelo site Statista referente a janeiro de 2022, o Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em número de usuários ativos na plataforma, com cerca de 119,45 milhões de contas ativas.

Tem como comprar seguidores no TikTok?

Diante de tamanha audiência, podemos perceber por que é uma boa alternativa utilizar uma landing page nesse canal para aumentar o número de leads.

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Ter resultados mais precisos

É certo que o Instagram oferece diversos recursos para acompanharmos as interações nas postagens e atividades realizadas na plataforma.

Entretanto, ao utilizar uma landing page, é possível analisar dados mais precisos e assim, ter mais detalhes sobre o sucesso da estratégia.

Direcionar o foco em Mobile

Ao adicionar um link externo no Instagram, é importante que o site direcionado seja responsivo, ou seja, funcione da maneira adequada em qualquer dispositivo.

Entretanto, nem sempre isso será possível, caso o site não esteja preparado para isso. Nesses casos, uma landing page é a solução ideal, pois ela pode ser feita em uma única página e oferecer todas as informações aos visitantes.

Separamos aqui alguns artigos relacionados a esse tema que podem te interessar:

Passo a passo para criar uma Landing Page para Instagram

Agora que você já sabe quais os benefícios de utilizar uma landing page para Instagram, confira os passos para realizar essa tarefa.

Conte com ferramentas específicas para Geração de Leads

Existem diversas ferramentas para a criação de landing page disponíveis no mercado e elas oferecem vários recursos, como opções de templates para landing page e maneiras de fazer o acompanhamento dos dados sobre a interação dos usuários com a página.

Dessa forma, fica mais fácil acompanhar a evolução da campanha.

Crie uma nova Landing Page pensando na Usabilidade Mobile

O Instagram é uma rede social voltada para dispositivos móveis. Portanto, a landing page também deve seguir essa orientação.

Vale ressaltar que é preciso considerar os diferentes tamanhos de telas de dispositivos para assegurar que a página funcione perfeitamente em qualquer modelo de smartphone ou tablet.

Pense no Conteúdo

O conteúdo da landing page deve estar de acordo com a sua finalidade, ou seja, o texto e os elementos presentes na página devem refletir o seu objetivo. 

Portanto, se a intenção for convidar os visitantes para se inscrever em um webinar, por exemplo, a página deve trazer informações sobre o evento e um formulário para a inscrição.

Conheça 3 boas práticas para ter sucesso com a landing page para Instagram

Podemos utilizar uma landing page no Instagram de diversas formas. Entretanto, é preciso seguir as boas práticas para garantir o sucesso na campanha. Confira as principais recomendações ao realizar essa tarefa.

1. Seja minimalista

Como mencionamos, o Instagram é uma rede voltada para dispositivos móveis. Portanto, prefira criar páginas mais limpas e sem poluição visual, ou seja, com a quantidade de elementos essenciais para atingir o propósito da campanha.

2. Evite páginas longas

Uma página longa e com muitas rolagens pode fazer com que o visitante desista no meio do caminho, antes de chegar ao objetivo, que é o da conversão.

Como essa não é a intenção da landing page, evite adicionar muitas informações na página para evitar essa possibilidade.

3. Verifique se ela está adequada à sua marca

Ao criar a landing page, lembre-se de utilizar elementos que ajudem o visitante a identificar e reconhecer a marca.

Uma forma de fazer isso é inserir o logo da empresa e aplicar as cores e imagens que remetem à marca. Além disso, realize testes A/B para garantir a boa usabilidade e melhor experiência ao usuário.

Utilizar uma landing page no Instagram é uma maneira de atrair os seguidores para o site da empresa ou para uma página específica para que eles saibam mais sobre uma oferta ou sobre produtos e serviços oferecidos.

Essa é uma forma de obter diversos benefícios como aumentar o número de leads e as possibilidades de vendas

Agora que você já conhece os benefícios de uma landing page para gerar leads, que tal conferir o nosso webinar sobre como gerar mais conversão com conteúdo!

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