A estratégia de retenção está mudando: TikTok aposta nos games

Como uma empresa que com milhões de usuários ativos pode ir além e alcançar novas audiências sem gerar uma rotina monótona para sua comunidade?

As empresas perceberam que o ativo mais valioso é a atenção dos seus usuários, o que levou a algumas grandes mudanças no mundo do entretenimento. A Netflix já entrou no mundo dos jogos. Assim, não é nenhuma supressa que o TikTok, hoje, esteja seguindo o mesmo caminho.

O TikTok, que conta com uma audiência recente e engajada, ficou conhecido por popularizar vídeos curtos de conteúdo, sendo copiado por várias gigantes da mídia social, como YouTube e Instagram. De acordo com um relatório da Reuters, a ByteDance, dona da marca TikTok, alguns testes estão sendo realizados no Vietnã, permitindo aos usuários jogar dentro da plataforma de compartilhamento de vídeo. Os games mobile são um importante meio para aumentar a receita, em especial por meio de anúncios e vendas in-game. Além disso, o gaming é uma forma de reter os usuários.

Também vale mencionar que os usuários da Douyin, versão chinesa do TikTok (também da ByteDance), podem jogar dentro do app desde 2019.

O TikTok fez testes para trazer jogos em HTML5 para a plataforma. Essa é um formato comum de minigames, lançados por desenvolvedores externos, como Zynga Inc. (famoso pela criação de FarmVille). A ideia é disponibilizar os recursos de gaming da plataforma para uma maior audiência nos países do sudeste asiático. Isso poderia ocorrer já no terceiro trimestre de 2022, segundo o portal VGC.

Outro fato relevante é que a ByteDance adquiriu a desenvolvedora de jogos Moonton em 2021, pelo valor de US$ 4 milhões. Com isso, podemos esperar que, além de trabalhar com desenvolvedores externos, o TikTok crie games exclusivos.

Em relação ao Instagram, a plataforma anunciou recentemente mudanças no seu algoritmo para beneficiar conteúdo original. Então, o que podemos esperar dessa mudança significativa na mídia social da Meta?

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A posição dos criadores de conteúdo e profissionais de marketing sobre os games

Como criadores de conteúdo e profissionais da área de marketing, estamos diante de uma janela de oportunidades para alcançar novas audiências com conteúdo interativo e experiências in-game únicas.

Na era da retenção, as marcas precisam criar conteúdo original e interativo; o conteúdo estático e comum ficou para trás. Assim, para ter sucesso em uma corrida tão competitiva pela atenção do público, você tem que proporcionar ao seu usuário uma experiência única e memorável.

E do ponto de vista dos desenvolvedores, observamos também um mar de oportunidades para estúdios de games e jogos independentes? Como gamer, espero que sim! Afinal, quanto mais opções, melhor.

Com o tempo, percebemos que há uma fusão dos diversos segmentos de entretenimento, o que acaba gerando um grande desafio para reter a atenção dos usuários. E mesmo que isso não salte aos nossos olhos, essa batalha está ocorrendo agora mesmo, nas nossas telas.

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