Como vender mais e melhor no período de crise.

Como vender mais e melhor no período de crise.

O que devemos fazer pra ter uma compreensão positiva do momento de crise e fazer seu negócio vender mais durante esse período.

vender mais e melhor

Quando falamos em períodos atípicos do mercado ( como o que estamos vivendo ), precisamos realizar uma análise mais diferenciada de cenários e provavelmente alterar algumas estratégias e rotinas de trabalho.

Mas, não tenha medo! Não é tão complicado assim se você seguir o nosso passo a passo.

Antes de mais nada, vamos abordar como entender o cenário, definir metas, montar estratégias, executar as ações e avaliar os resultados.

Tudo será muito mais fácil quando você entender que essas questões são cíclicas e você sempre pode aprimorar todas elas de forma exponencial.

Analisando o cenário…

Analisar o mercado e dados alheios a seu negócio, é chamado de análise do Macroambiente.

Então de acordo com o Macroambiente atual de problemas de saúde global, fechamentos dos mercados físicos e mudanças nas rotinas dos consumidores, entendemos:

Devemos trabalhar a parte digital do nosso negócio, com urgência!

Esse é um ótimo momento para definir o que posso mudar no meu negócio atualmente e em médio e longo prazo.

Agora que fizemos uma análise do Macroambiente, devemos entender nosso Microambiente. Ou seja, tudo aquilo que faz parte do que podemos controlar e que faça parte da nossa estrutura interna.

Depois que fizermos a análise do Microambiente e como estamos situados no cenário macro atual, vamos adentrar em um Ciclo muito importante:

Fundamentos da Liderança e aplicação nos negócios

Como vender mais e melhor

organizar bem seu feed do Instagram

Nichos de mercado que cresceram

Ciclo PDCA de Deming.

Entendendo o Ciclo PDCA para vender mais.

O ciclo PDCA trabalha todos os elementos para o sucesso de um projeto empresarial. A sigla é formada por essas 4 letras devido às iniciais das palavras (em inglês) que definem o ciclo.

São Elas:

– Plan – Planejar

– Do – Executar

– Check – Controlar 

– Act – Avaliar

1 – Planejar

Aqui se encontra o levantamento de informações para que tudo possa estar respaldado quando for executado. Então entendemos a crise em decorrência do cenário de problemas de saúde global, entendemos qual nossa estrutura interna atual e precisamos dimensionar essa estrutura para ser, da melhor foram, utilizada no momento.

É um ótimo momento para ponderar horários de trabalho que possam ser alterados, redefinição de cargas tributárias e talvez até diminuição de custos possíveis.

Lembrando que em momentos como esse, de quarentena, você deve incluir obrigações familiares no Microambiente para que seu planejamento possa ser realizado nos próximos passos da melhor forma e te levando pra uma maior possibilidade de vender mais.

Planeje objetivos para curto prazo, como por exemplo:

  • Montar ou reparar seu Site.
  • Oferecer Serviços Digitais ou Delivery.
  • Capacitar e organizar suas redes sociais.
  • Criar artes e videos pra usar como material de divulgação.

Pense no médio e longo prazo, exemplo:

  • Como estarei preparado para a volta dos mercados físicos?
  • Será possível uma melhor condição com meus fornecedores?
  • Os meus clientes ainda serão os mesmos? O que mudará?

2- Executar

Esse pode ser um dos momentos mais difíceis em seu negócio. É o momento da idéia deixar de ser um esboço e iniciar o processo que trilhará para o sucesso e vender mais. Na implementação, todos os colaboradores envolvidos devem participar do processo com muita informação e orientação.

Aposte na comunicação do seu time!

Hoje, existem diversas ferramentas digitais pra você se comunicar em tempo real com seus colaboradores e todos conseguirem desempenhar um ótimo trabalho de forma online.

3 – Controlar

Se você quer vender mais, devemos sempre analisar o que está sendo feito com o que foi planejado para verificar se os 2 processos não estão se distanciando. Quanto mais controles pudermos fazer, mas nos garantimos de detectar desvios do planejamento, antes que esses desvios sejam grandes demais. Detectando os desvios do planejamento podemos tomar decisões para voltar ao caminho trilhado.

Também existem hoje, diversas ferramentas para obtermos métricas e mensurar como estamos no momento. Isso será usado como avalista para continuar ou parar um processo executado.

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4 – Avaliar

Esse é momento de olharmos para os outros 3 itens e refletir quais passos ocorreram bem e nas possíveis falhas que possam ter acontecido no meio do processo. Com base em uma boa avaliação, podemos fazer os ajustes necessários para recomeçar o ciclo com um novo planejamento.

Mais um ótimo momento para aproveitar as métricas como critério de avaliação.

Usando esse ciclo repetidas vezes para vender mais.

Utilize várias vezes o ciclo PDCA para ir aprimorando cada vez mais o passo a passo e ter mais resultados.

Inclua os meios digitais no aprimoramento do Ciclo.

Como seus clientes passam mais tempo em casa, eles também estão mais tempo nas mídias sociais.

Aproveite desse momento online para oferecer uma experiência bacana aos seus clientes.

Suportes via Chatbot e WhatsApp são perfeitos para uma comunicação em tempo real com sua audiência. Já o suporte por E-mail é ótimo como algo um pouco mais formal.

Gera Post também dispõe de suporte via E-mail e WhatsApp para manter um bom relacionamento com os clientes.

Falar diretamente com seu cliente é sempre importante e te faz vender mais e melhor.

Última e não menos importante dica pra vender mais: Saúde Mental!

Procure ver o lado bom das coisas. Sabemos que não é fácil mas, encare de forma positiva.

É um ótimo momento para pensar mais na sua família, aprender sobre autoconhecimento, estudar mais, desenvolver a parte digital do seu negócio e também, se divertir e se exercitar.

Tire o foco dos problemas e saiba que tudo isso vai passar!

Manter a saúde mental é muito importante para a aplicação do Ciclo e deixar seu negócio cada vez melhor e preparado para o futuro.

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